segunda-feira, 21 de abril de 2008

Grand-Prix de xadrez - CAP


Olá amigos, realizando mais um desejo de conhecer novos locais e adeptos de xadrez conheci mais um tradicional local, O Club Athletico Paulistano (CAP). O convite foi do amigo Jorge Fakhouri, o torneio é fechado somente para sócios e alunos de outros colégios respeitados na modalidade como o Colégio Dante Alighieri, coordenado pelo MI Pelikian. Jorge já foi aluno do Dante e freqüentava o CAP em Grand-prix de xadrez que era realizado todo ano, onde no final das etapas ganhava o jogador com maior somatória de pontos.


Além disso, o CAP junto com o clube Hebraico é o clube que mais tem conquistas de xadrez em SP, onde podemos ver a rixa no interclube (Maior torneio de equipes de SP). Vários Grandes mestres passaram por lá como Leitão, Fier e Vescovi (1º do Brasil) e outros grandes jogadores.

Dados do torneio

Local: Clube Paulistano
Data: 12.04.08
Etapa: 3º
Arbitro: Norma Adília
Ritmo: 15 min KO
Rodadas: 6
Participantes: 28

Breve comentário da 2º Etapa

No dia 29/03/08, novamente convidado pelo amigo Jorge, participei da 2º etapa do Grand-Prix do CAP onde teve mais ou menos 16 jogadores (não tive acesso aos dados do torneio). Fiz 3/5, perdendo para grandes promessas do xadrez, Bernado Vizzotto (sub12) e Jorge Fakhouri (sub16). Mas apesar disso, fiquei em 6º lugar, ganhando 2 pontinhos na corrida do Grand-prix.

CAP - 3º Etapa

Katherine junto com a família Vescovi

Na 1º rodada joguei com nada mais nada menos que a filha do 1º do Brasil, Katherine Vescovi (sub10). O que me deixou intrigante nesta partida foi à percepção da pequena Vescovi que viu quase todos os táticos que apliquei, sendo que acabei ganhando uma peça na abertura e mesmo assim ficou um pouco difícil e no bem no final do jogo, mesmo completamente ganho a Katherine ainda estava com a idéia de “afogar” a partida, colocando seu Rei em posições estratégicas para tentar empatar o jogo, mas prevaleceu a minha experiência no jogo.

Na 2º rodada, troquei com o nível de experiência de 1/10, pois enfrentei o Sr. Edmundo Lacerda (Categoria Sênior). Jorge havia falado sobre o Sr. Edmundo que era perigoso se caso entrasse no tático, além disso, era muito teórico o nosso amigo e ainda toda vez trazia desafios para a garotada tentar resolver, tipo “As brancas jogam e ganham”. Mas mesmo com todo esse receio, entrei no tático com seu Edmundo logo na abertura e num momento D do jogo, o meu celular começa a tocar e veio logo o pensamento “Seu Edmundo vai acusar o celular e irei a perder a partida”, mas para minha felicidade, ele nem ligou e retomamos a partida. Entretanto como citei acima, era momento D da partida, ou seja, um lance errado de ambos poderia decidir a partida que acabei me distraindo por causa do celular, errei no calculo e acabei perdendo a partida com méritos também ao seu Edmundo que arrematou bem os táticos.

Na 3º rodada, joguei com Pedro Sadi. Estava meio abalado por causa da derrota para seu Edmundo, mas Jorge me encorajou e disse que ainda tinha chance para ser campeão. Depois da motivação, iniciei a partida com Pedro que foi disputada e bem estruturada desde o inicio até ao fim do jogo e que ambos entregaram peças no meio de jogo, sendo que eu entreguei um cavalo e ele felizmente devolveu a peça com ameaça de mate. Ainda bem que Pedro como disse para mim, estava fora de ritmo.

Na 4º rodada, joguei com Caio Maia. Caio é aluno do MI Pelikian e fiquei meio grilado quando Jorge falou que o carinha era duro na queda. Mas iniciamos a partida e jogamos rápidos até ao meio de jogo quando num lance aparentemente inofensivo, acabei arrematando a partida e ganhando. Acho que se Caio tivesse jogado com mais calma, tivesse empatado a partida.

Na 5º rodada, Jorge e Bernado estavam invictos e a partida foi muito boa, já que Bernado queria a revanche, pois Jorge havia vencido na etapa anterior. Bernado estava melhor com 1 par de bispos contra 1 par de cavalos de Jorge, mas brilhantemente Jorge consegue empatar uma partida mesmo no final tendo 1 peão a menos. Voltando a minha partida, joguei novamente com um aluno do Dante, desta vez enfrentei Ana Cláudia. Na partida, a aluna do Dante mostrou um conhecido razoável de abertura e igualou a rapidamente apesar de estar de pretas, mas num lance de combinação de 4 lances seguidos, consegui sem querer na verdade uma combinação mortal, já que ameacei mate 2.


Na última e decisiva rodada, enfrentei o meu amigo Jorge que estava jogando um torneio brilhante mostrando cada vez mais superação em seus jogos. Desta vez, bolei um plano de jogo contra a abertura Zurketot, que dá última vez fui massacrado pelo Jorge usando esta abertura. O plano era trocar as peças o mais rápido possível para Jorge não montar uma estratégia de combinação, comum dele, mas para a minha felicidade, Jorge tinha ido depois da 5º rodada jogar bola, assim chegou a ultima rodada ofegante e começou a jogar rápido, mal sabia que tinha preparado um plano do jogo contra a abertura dele. Num lance tático, arrematei com sucesso a partida e assim acabei vencendo o torneio com uma série de combinações, já que todos os que podiam passar de mim nos critérios de desempate, acabaram empatando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário