quarta-feira, 16 de abril de 2008

Sesc Interlagos 3ºetapa

Olá amigos, mais uma vez participei em mais uma etapa do torneio mensal do Sesc Interlagos que é realizado sempre no último domingo do mês. A última vez que fui ao Sesc Interlagos foi em julho de 2007 onde tive a felicidade de ficar em 3º lugar obtendo um belíssimo troféu cedido pela organização do clube. Na última vez contei que havia sofrido para chegar ao local (Ver crônica Xadrez Sesc Interlagos) e desta vez resolvi busca mais informações para chegar ao local e achei uma ótima forma de chegar: Ir até ao Terminal do metrô Jabaquara e em seguida ir à plataforma 5º, logo pegando o ônibus direto para o Sesc Interlagos. Também lembro da última vez que teve a presença de apenas 11 jogadores e que o local do torneio era na verdade uma quadra poli esportiva, não tendo um local adaptado para o xadrez. Mas nesta 3º etapa de 2008 que participei as coisas estavam bem diferentes na parte da estrutura que agora tem um espaço especial para o xadrez assim como o público participante que agora tem média de 30 participantes por etapa.

Agora deixando de lado as comparações e o lado histórico, vamos aos detalhes do torneio:

Local: Sesc Interlagos
Data: 30.03.08
Arbitro: AI Estevão
Ritmo: 15 min KO
Rodadas: 5
Participantes: 35


AI Estevão e um dos organizadores do Sesc

Dentre os celebres e conhecidos participantes estavam alguns conhecidos meus: Jorge Hassein, Albano Agostinho, Valdinei Fialho (Clássico) e meu amigo de torneios Jorge Fakhouri. Como você vêem este seleto grupo, o torneio não será fácil para ganhar ou ficar entre os 3 primeiros para ganhar os troféus.

Na 1º rodada, joguei com Felipe Bueno (Algumas fotos são dele) e acabei ganhando facilmente devido o mesmo ter-me “oferecido” seu cavalo. Detalhe, na 1º rodada como não tem Rating Sesc (fica como idéia de unificar os Sesc´s) o AI Estevão teve que criar um rating de expectativa da força de alguns jogadores para fazer tipo “uma boa final”. Logo na 5 primeiras mesas ficou respectivamente: Albano, Maurino Moraes, Jorge Hassein, Valdinei Fialho e eu fiquei como o 5º mais forte.

Na 2º rodada, todos os “eleitos mais fortes” venceram suas respectivas partidas inclusive o amigo Fakhouri. Nesta rodada tive que enrolar o meu adversário o Sr. Luiz Martins, que ficou muito superior na abertura, mas num tático acabou perdendo uma qualidade, mas mesmo assim sofri para ganhar pois me apurei no tempo devido ao massacre que sofri na abertura. Também nesta rodada, houve o conflito dos jorges Hassein e Fakhouri. Infelizmente por não ter a malicia do Hassein, Fakhouri acabou perdendo e se distanciando dos demais jogadores que tinham chances de vencer o torneio, que alias venceram também nesta rodada.


Valdinei Fialho observando a minha partida com Luiz Martins

Na 3º rodada, enfrentei o Sr. Marino (quase fomos parceiros de equipe nos regionais), numa partida eletrizante e extremante tático, quando comecei atacar de tudo que é jeito faltando apenas o meu Rei para “enfiar” na cara do Rei dele, mas mesmo depois de tanto ataque, acabei ficando com 2 peças a menos devido as sacrifícios “meio furado”, digo isso pois ele se defendeu muito bem. Mais com uma “cajalada” acabei ganhando a dama dele e levei para um final tranqüilo trocando tudo e vencendo a partida. Fialho se deu mal perdendo para Albano que estava invicto junto comigo e um tal de Vinicius Larceda que ainda não o conhecia, mas ainda tinha 2 jogadores com 2,5, Hassein e Luis Carlos. Fakhouri venceu também e estava na briga pelo melhor sub-18.

Na 4º rodada, enfrentei o adversário Luis Carlos que “humilhou” o hassein, mas acabou afogando devido ao tempo. Mesmo relevando isso, como estava de brancas fui para cima e comecei a atacar de tudo que é forma e ficando melhor na partida toda e deixando Carlos no apuro do tempo, tudo indicava que iria ganhar, mas no desespero de arrematar logo a partida, acabei cedendo um peão chave do jogo onde Carlos forçou as trocas e também fiquei mais apurado que ele, acabando perdendo no jogo e no tempo, que reviravolta!. Ainda bem que o Lacerda também perdeu para o Albano, assim o único invicto e líder do torneio.


Reinier Freitas Vs Luis Carlos

Na última rodada, estava praticamente fora da disputa permanecendo apenas com chances de ficar em 2º ou 3º lugar. Enfrentei o Marcos Cardoso que ganhei rapidamente com o ataque da variante do dragão acelerada da siciliana de tanta raiva que eu tava, coitado do nosso amigo. Vencendo, fui olhar as partidas decisivas que ocorria nas 3º primeiras mesas, torcendo por alguns empatarem e outros perderem para ficar entre os 3º.

Enfim, Albano com 5 pontos vence o torneio invicto e fica critério de desempate vários jogadores com 4 pontos entre eles: Os jorges Hassein e Fakhouri, Vinicius Lacerda e eu. Por incrível que pareça jogando um bom torneio e melhor do que o último Sesc Interlagos que participei, acabei ficando em 4º lugar, ganhando no crité acabei ficando em 4º lugar, ganhando no crit o e alguns empaterem e outros perderem para ficar entre os 3icios que sofri na ario de desempate somente do meu amigo Jorge Fakhouri que levou o melhor sub-18.

Jorge Fakhouri Filho – Melhor Sub-18 e no 5º no absoluto

4º Lugar devido aos critério do desempate do bendito do swiss perfect

Campeão: Albano, Vice: Hassein e 3ºlugar: Vinicius.
Classificação Geral - Site clube de xadrez

Nenhum comentário:

Postar um comentário