domingo, 28 de dezembro de 2008

GXBG - Memorial Julio Guerra – Final 2008


Olá amigos, em mais uma final (ver CAP) deste fim de ano de 2008, participo em mais em grande evento organizado e arbitrado pelo grande Sérgio Melo (GXBG), a final do grupo B do Memorial Júlio Guerra.

Em paralelo, ocorria também a grande final do Grupo A, onde o amigo Vinícius Catozzo lutava bravamente diante do MI Mauro de Souza que já venceu uma das finais do GXGB, circuitos dos feriados. Alem das finais, não podia ficar de fora um torneio aberto titulado como Grupo “C”, onde teve a incrível presença mesmo nesta época natalina de 29 jogadores, dentre eles o amigo Jorge Fakhouri, o clássico Valdinei Fialho e o residente do centro cultural vergueiro, João Tesuo.

Dados do torneio

Local: Casa Amarela
Data: 21/12/2008
Horário: às 14:00
Ritmo: 16min
Sistema: schurig turno único
Grupo: B

Fato curioso

Finalistas do grupo B

Apesar do grupo B ser somente para jogadores que possuam rating GXBG até 1800, dos nove finalistas, quatro jogadores estava acima dos 1800 e o pior, por incrível que pareça, eu tinha o maior rating de 1903, enfim ultrapassando 1900 e ainda era o nº1 do torneio. Dos quatro jogadores acima dos 1800, apenas Silvio Hitoshi não se encontrava presente, ou seja, os favoritos ao torneio estavam disputando o titulo de melhor do ano 2008 do grupo B.

O que podemos ver acima é o crescimento gradual dos jogadores ao longo do ano, ou seja, fácil não será para ninguém.

O torneio

Para minha felicidade (ou não), tivemos a desistência de quatro jogadores na B e assim tivemos que jogar schurig turno único, ao contrario do grupo A, que teve a desistência de quatro dos oito finalistas, assim tendo schurig turno duplo.


Na 1º rodada, peguei logo o bye e o “venci”. Tendo um tempo extra, fui acompanhar a final da A que ocorria ao lado de nossas mesas. Ao que pude contestar, foi na verdade um match do grupo “amigos do catozzo” VS MI Mauro de Souza, pois o mestre é bem mais forte que eles, mas dizem que a união faz a força e todos estavam dando o sangue nas partidas contra o mestre. Começando pelo Grande João Dias, que conseguiu empatar ganho com o mestre.

Na 2º rodada, enfrentei o meu adversário e também favorito ao torneio da B, Lucas Abdalla. Abdallinha tinha me vencido na ultima partida que jogamos e estava “doido” para uma revanche e não tinha melhor cenário do que esta final. A partida foi tensa, como deveria ser de uma grande final e equilibrada luta entre os favoritos do grupo B. Chegando próximo ao final do jogo e tempo, enfim consegui quebrar a defesa das pretas com um tático inevitável e assim venci com méritos no jogo e no tempo.


Na 3º rodada, enfrentei a Danielle Sena. Abdallinha ficou vidrado nessa partida, pois se eu perdesse iria empatar tudo. Foi uma partida difícil, sendo que estava com peça a menos e tive que acionar o “enrola chess” e acabei que vencendo com mate, tendo apenas uns 10segs para ambos.


Na 4º rodada, enfrentei o meu melhor placar no GXBG, Demetrio Brocco. Apesar de estar, acho com 7 a 0 no placar geral, mesmo pedindo empate de brancas para Demetrio para ser campeão, o meu adversário provou ser integro e valente lutando bravamente, mas como é de se esperar, mais uma vez levou tático na abertura e acabou perdendo novamente. Mas ganhou na moral, eu confesso.

Na ultima rodada, achava que já era campeão, pois o Dante Honda não veio nas ultimas rodadas e assim todo mundo havia ganhado com WO, então acionei o relógio e fui verificar as partidas ao lado do grupo A. Confesso que em vários torneios que joguei a fora, sempre vi algum “pacto” entre os mestres para vencerem os torneios, mas nas palavras do próprio mestre Mauro “Houve uma troca de valores da minha época para cá”, pois a escassez em torneios amadores de mestres e então os “aspirantes a mestres” se juntam e dificultam a vitoria do mestre nos torneios. Refiro-me o “tratado” dos “praguinhas”, apelido gentilmente cedido pelo Melo, pois MI Mauro estava com o torneio na mão, já que Catozzo não iria perder sua partida para Dias, no máximo um empate, mas ocorreu o impossível de Catozzo “perder” sua partida para João e assim empatando a final do grupo A, MI Mauro VS João Batista. Mas Sérgio Melo, estava observando e ainda me chamou como testemunha ocular do fato, por isso chamou o pessoal de “pragas”. Todo este alvoroço para nada, pois Batista desistiu de jogar o desempate, pois o ritmo era de 16min, não de 5min como havia pensado, pois assim teria mais chances de vencer o mestre.

Passado o mal-estar entre Melo e os “Praguinhas”, por incrível que pareça, Dante Honda enfim chegou só para como disse ele “Ganhar uma medalhinha” e foi isso mesmo, pois joguei no tempo dele que estava bem apurado e, além disso, ele pensa muito mesmo.

Em resumo


Venci a final da B invicto com 5/5 e ainda ganhei 16 pontinhos rating GXBG, assim agora atualizado com 1919. Não podia fechar o ano de 2008 melhor que este belíssimo troféu do Memorial Julio Guerra.

Destaques


1. Para o grande e merecido campeão do ano em todas as finais, MI Mauro de Souza.


2. Para o amigo Jorge Fakhori que terminou invicto em 2º lugar no grupo C.


3. Para mais um integrante do centro cultural vergueiro, João o homem dos setes cérebros.

Classificação Geral >
Clique aqui<


A todos um ótimo natal e um ano novo, que em 2009 tragam mais medalhas, troféus e prêmios dos torneios paulistas. São estes os votos do amigo Reinier Freitas, Mogli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário