domingo, 7 de junho de 2009

11º TX – E.C. Sírio e Relatório parcial


Como disse na última crônica do TX (clique aqui), quando o torneio é um evento que sempre participo semanalmente e é feito por sistema de granprix como o blitz de SBC, o rápido do CAP e agora o TX do Sírio, escrevo somente na 1º etapa e na etapa final do torneio, relatando os desempenhos e detalhes a cada etapa.

Mas como toda regra tem exceção, como tambem citei no último evento no Sírio que as etapas iriam ser relatadas no próprio blog do Sírio (
clique aqui), mas por força maior o administrador do blog Rafael Sampaio não pode atualiza-lo e tambem para publicar o excelente relatorio do militante assiduo Wilson Maciel, resolvi dar um ajudinha aos amigos e assim irei comentar os fatos do torneio.

9º TX


Participei no dia 18/05 do 9ºTX novamente no depto. de xadrez do Sírio, onde Rodolpho Fares é o diretor. Desta vez, não conseguir o mesmo êxito de vencer invicto o torneio, pois tinha retornado com toda força, o militante Wilson Maciel que foi campeão desta etapa com 6,5/7, vencendo na última e decisiva rodada contra Reinier Freitas que vinha com 6/6 e precisava somente de um empate. (veja a classificação no relatório geral mais abaixo).

Voltando ao torneio


Nesta bela tarde da vida (parece àquela música sertaneja) de sábado, fui prestigiar o torneio rápido no Sírio, onde após 2 etapas, somando 18 pontos no concorrido granprix que premiará os 6 primeiros colocados como troféus e medalhas.

Dados do evento



Local: E.C. Sírio
Data: 06/06/09
Hora: 15:30
Sistema: Suíço
Ritmo: 15min
Rodadas: 5
Participantes: 9



Desta vez o software do swiss perfect 98 funcionou e ainda com ajuda do notebook do meu amigo e convidado do torneio Venâncio Mesquita, o torneio ficou ótimo, pois agora podemos jogar apenas 5 rodadas e ainda ter os critérios de desempate definido pelo computador.
Pelo sorriso estampando e medalha de ouro, já podem concluir que tive a felicidade de ser bicampeão da 11º etapa do TX, descontando com direito a mate no Venâncio que me esmagou no último torneio em diadema.




Destaque para o meu amigo do peito e também convidado por mim, Jorge Fakhouri com a sua 2º colocação e invicto empatando somente comigo (empate de compadre) e com o Wilson Maciel, numa partida dramática na posição e no tempo, onde ambos a seta caiu.


E ainda mais um destaque para o desempenho do convidado do Alexandre Namur, Michel Saad com a 3º colocação, perdendo somente para mim na última rodada, sendo que teria chances de ser campeão.

Relatório e listagem do rating interno do Sírio

Como citei logo no inicio desta crônica, segue abaixo o relatório detalhado das etapas feitas por Wilson Maciel (dei uma mexida só no layout, ok Maciel?).

E ainda, com ajuda do outro amigo do peito e colega de trabalho (cronista do blog
Clube de xadrez Guairá) que bolou um calculo para termos o rating interno do Sírio, afinal como podem ver o relatório, não tivemos os confrontos por rodada e nem ajuda do software. O cálculo foi baseado em somar todos os pontos do circuito e dividir todas as participações dos jogadores para gerar o Fator k que deu 5,93, onde foi arrendado para 6. Logo o rating inicial adotado foi de 1800 conforme as regras da FIDE e assim, os pontos do rating subia com o cálculo de pontos*fator k. Mas isso foi usado no improviso, pois a partir da 12º etapa (prevista para 20/06) será adotado o fator k 25 da FIDE para ser usado na variação do programa SP 98.

* Fator K = Um fator multiplicativo para converter o desempenho de cada jogador para uma pontuação compatível com o conquistado nas etapas.

* FIDE = Federation Internationale des Echecs ou Federação internacional de xadrez.

Classificação do 11º TX >clique aqui<

Relatório geral dos TXs >clique aqui<

Nenhum comentário:

Postar um comentário