sábado, 6 de março de 2010

Campeonato Paulista Interclubes – 2010


Olá amigos,
 

Com uma digna abertura adaptada genialmente por um dos membros da nação AAS, André Fernandes, narra muito bem o que está acontecendo nos bastidores do xadrez paulista e o que ainda está por vim!
 

Bom, como é de conhecimento de todos, voltei pra Manaus cerca de um mês (exatamente neste domingo), mas ainda sou e sempre serei desta renomada agremiação que a cada ano ganha novos adeptos e admiradores. Neste ano não foi diferente, mesmo estando a mais de 1.000 km de distância no meio da floresta amazônica, o pessoal do AAS resolveu prestigiar o herói mogliano colocando na equipe favorita ao titulo da categoria C do torneio, o AAS Bispo Mau.




Assim, faço questão comentar os fatos ocorridos no interclubes Paulista 2010 com foco nos heróis suínos que lutaram bravamente nas equipes montadas estrategicamente pelo presidente do AAS, Christian Avgustopoullos (será que acertei o nome, rs) vulgo Grego.

Dados do evento

Data e Local: 20 e 21 no E. C. Pinheiros e 27 e 28/02 na Hebraica
Rodadas: 7
Sistema: Categoria A – Shuring e Categoria B/C Suíço.
Ritmo: Categoria A 1h+30segs - Categoria B e C 1h20min.
Participação: 8 A (55 jogadores) / 29 na B (189 jogadores) e 27 na C (182 jogadores), total: 64 equipes com 426 inscritos.
Organização: Federação Paulista de Xadrez

Reforço e que reforço!


Grandes mestres Milos e Leitão


Como viram no vídeo de abertura, o AAS está dominando e quer dominar mais o circuito paulista como seqüência o Brasil inteiro. Mas para isso, precisará de grandes jogadores de elite como os grandes mestres Gilberto Milos e Rafael Leitão.

Patrocinador Carlúcio (FIP) junto com o GM Rafael Leitão

O feito foi graças ao jogo de cintura de Grego e juntamente com o vice-diretor do CDR São José e patrocinador do AAS (FIP) Carlúcio Cavalcante que articularam junto com a parceria da cidade de Americana, que possui a exclusividade dos jogadores de elite.

Novidades na A


AAS Guaíra A

A categoria A é o local onde várias equipes paulistas desejam chegar para disputar no sistema shuring (todos contra todos) e somente as 8 melhores equipes podem participar, seja pelo alto rating médio da equipe ou pela ascensão do pódio do 1° e 2° da categoria B do ano anterior.

O AAS acabou sendo “puxado” e entrou no hall da fama do interclubes 2010. A equipe composta por Tekinho, Oreia, Alfonso, Laís, Paulinho, Junia e Rebeca enfrentaram duros jogadores como o GM Diamant, os MI’s Coelho (foto acima), Ovelha, Tsuboi, Disconzi e Herman, os MF’s Marra, Aranha e MF Sega. Destaque para Oreia que conseguiu empatar com o mestre internacional Herman Claudius, para Rebeca que conseguiu o feito de vencer o MF Marra (tudo bem que ele deu a dama, mas victory is victory). Mas não foi suficiente para sair da lanterna e assim voltando à categoria B.

O que vale é a experiência e mérito de ser a 1° equipe do AAS a entrar na categoria A, a mais forte do xadrez paulista.

Categoria B, o AAS “passa o carro” 


AAS Americana

Nem preciso dizer que com a contratação dos ataques de elite os GM’s Milos e Leitão, reforçado por beldades como a WMF Amanda Marques, Natalia Baccarin e Daphne Araujo (graças à articulação dos amigos suínos Roverso e Juca), a equipe AAS Americana foi à grande campeã da categoria B do interclubes 2010.


AAS São José Guaíra B

Quando me referia ao termo “Passar o carro” (bordão criado por um dos membros fundadores, Sediney Jr. mais conhecido como Juca Bala), estava querendo dizer que o AAS fez tripladinha com o vice para a forte e equilibrada equipe conhecida nos bastidores como AAS “Machu Pichu”.


AAS São José Guaíra Fares

Seguida pela equipe do capitão Vinicius Catozzo e seu fiel escudeiro, Marcos “Bob” Monteiro, que prestaram uma bonita homenagem ao Grande Rodolpho Fares, eterno dirigente de xadrez do E.C. Sírio.

Tivemos outras equipes da parceria São José, E.C. Sírio, Guaíra e Americana como a AAS SJ Guaíra C (11°) e Veteranos do São José (15°) dentre 29 equipes com 189 jogadores inscritos.

Categoria C, o AAS brilha pela 3° vez consecutiva!

Tivemos uma mudança de limite de rating médio estabelecido pela FPX (veja o regulamento) para separar as categorias para 2100, ou seja, teoricamente o torneio tinha tudo para ser mais forte.


AAS Bispo Mau

Após 3 anos batendo na trave (2007 na 7°, 2008 na 4°e 2009 na 6° colocação), enfim posso gritar pra todos os cantos que SOU CAMPEÃO DA CATEGORIA C do interclubes paulista 2010.
É claro que o AAS já tinha conquistado a façanha já em 2008 e vem defendendo com unhas e dentes o título com êxito e consolidando ainda mais com o tricampeonato desde ano. 

Os guerreiros que “carregaram nas costas” o herói mogliano foram o próprio presidente Grego junto com o vice-presidente Juca, mais os meus eternos companheiros de equipes Jorge Fakhouri e Diogo Leite, além dos grandes reforços direito de Diadema e Santos, Bezerra e Ponec.

 AAS São José Guaíra E
 
Poderíamos ter feito também a dobradinha (na verdade tripladinha) da categoria B, mas um inimigo desconhecido até então pelo AAS em torneios por equipe acabou atrapalhando a conquista: o WO. A equipe AAS São José Guaíra "E" acabou levando WO na 5° e 6° rodada devido a fatores de tempo, transporte e falha na comunicação entre os integrantes, mesmo dando 4 a 0 na última rodada, a equipe acabou ficando na 7° colocação com 16,5/28 e não conseguiu entrar na zona de ascensão a categoria B.


E.C. Sírio A 

Mais a parceria e nova gestão do depto. do E.C. Sírio sob direção também do Grego, deu efeito e que efeito, eles assumiram com merecimento a 2° e 3° colocação, detalhe que a equipe E.C. Sírio A perdeu somente no último critério de desempate para a equipe campeã AAS Bispo Mau e assim subindo para a categoria B. Destaque para Decio Ashcar que teve a performance de 5,5/6, assim levando a medalha de ouro como melhor 3° tabuleiro da categoria C.



AAS São José D

A equipe AAS SJ “D” também não fez feio e ficou na 12° colocação com 15/28, destaque para a volta de um dos membros fundadores, Gregório Sartori mais conhecido como Greg (em pé de camisa azul clara) que fez 4/6, perdendo somente uma partida e também com 4/6 o nosso webmaster (veja o site do aas) André Fernandes voltando e consolidando o seu xadrez teórico.

O ato mais suíno


 
Todo mundo sabe o que é AAS? Bom, pra quem anda meio desatualizado, AAS é a sigla de Agremiação Atlhetica Suína, ou seja, os jogadores possuem lá no fundo bem no fundo, um espírito de porco.

Vários fatos já foram dignos de ser AAS no interclubes e dentre eles acabei achando por meio do amigo e cronista do Xadrez Santista, Janderson Cerqueira, este premio AAS acima que mostra o recém contratado direto de santos e também faz parte do blog santista, Marcelo Miguel (empatei com ele no interclubes 2009 quando ele jogava por Santos) que em partida oficial no ritmo pensado, fez a façanha de promover 3 BISPOS!!! Agora não sei que é que joga, mas de qualquer forma as pretas levam mate em 2.

O ato até foi noticia no principal site de informação desse gênero “zueristico” no Xadrez Underground.

Partidas da A e B

Outra novidade deste ano foi no site da própria FPX que disponibilizou a classificação final por categoria tanto por equipe como o desempenho individual de nossos atletas como partidas da categoria A e B (preconceito com a C hein!), onde selecionei algumas do AAS abaixo e como não sou e nem tenho capacidade pra ficar analisando partidas de alto nível, farei comentários mais mogliano mesmo:

Categoria A




 

Comentário: É clara a diferença de força entre a jovem Rebeca do AAS contra o forte e mestre de xadrez, Eduardo Marra, mais o que a beleza não faz. Acho que foi a ilusão da beleza da Rebeca (detalhe que nem sei se ela é bonita) fez com o MF Marra no lance decisivo 41. onde as brancas com posição ganha e com ameaça de mate 1 (será que eu vi certo?) troca o lance!!! por ??? que foi de tomar a torre e assim perdendo a dama, pois havia um “ser” defendendo que era O BISPO e aí é só Abandonar mesmo.

Categoria B







Comentário: Esta partida foi até noticia do site de informação do xadrez paulista, o Underground, pois simplesmente cita que Marcos Bob do AAS da equipe AAS Fares, nunca havia perdido para uma mulher na vida (meio machista hein!) e foi jogada com a bela Natalia Baccarin também do AAS. Bom, as brancas partem para iniciativa e as pretas se defendem como podem até no lance 15. onde as pretas tomam a decisão de abrir o roque pequeno do rei em troca de não cair o peão e por conseqüência a estrutura de peões das pretas. Mas ao abrir o roque, as pretas começam a levar uma série de ataques das brancas (quem disse que as mulheres têm medo de atacar) até que no lance 33. as pretas acabam fazendo uma troca forçada de qualidade, pois estava com ameaça de Tc1! E daí pra frente foi só sofrimento com vitória da Bela Baccarin. Será que Bob se encantou demais com a moça?

Considerações finais e classificação final


Família AAS

Bom, tentei contribuir através de palavras, imagens e vídeos (vejam alguns no Reimogli) para engrandecer mais o AAS direto da floresta Amazônica e nos veremos no Suinão e Franco Montoro 2010. Até mais amigos!


A – Equipes e Individual
B – Equipes e Individual
C – Equipes e Individual

Um comentário:

  1. Aeee mogliboooy sempre com materias muito boaaas. Valeww my friendd te esperamos aqui pra FM!!! Ahh e parabens pelo titulooo!!!

    Abraçãoo

    ResponderExcluir