terça-feira, 21 de setembro de 2010

Atividades enxadrísticas - Agosto (Parte 1)



Olá amigos, volto para registrar os acontecimentos enxadristico que pude prestigiar ao longo do mês de agosto na parte de arbitragem e competições.


1. JEAS XXXIII (Jogos Estudantis do Amazonas)


Ocorreu na capital amazonense no período de 28/07 a 06/08, a 33° edição dos jogos estudantis do Amazonas, onde atletas de vários esportes do interior e capital travam uma luta com intuito de apontar os melhores  de cada modalidade para representar o estado no JEBS (Jogos Estudantis Brasileiros).


Visão geral da auditório de xadrez


E o tanto o xadrez como o herói mogliano não podia ficar de fora, até por que é o  4° ano que participo, sendo o 1° ano 2003 como atleta e ganhando uma medalita (veja) e o restante como arbitro da competição. Tivemos cerca de 300 atletas distribuídos nas categorias mirim, infantil e juvenil nos naipes masculinos e femininos, fora a categoria por equipe.

Infelizmente ainda não possuímos um sistema integrado e atualizado com as informações como a classificação por categoria dos jogadores, mas deixei abaixo o regulamento geral para efeito de esclarecimentos.

Veja o regulamento geral >Clique aqui<

2. 1° Aberto do Brasil em Manaus




Pela 1° na história da federação amazonense de xadrez tivemos uma etapa do Aberto do Brasil valendo rating FIDE (rank internacional) com a presenças dos titulados como o GM Darcy Lima, MI Everaldo Matsura, MF Lucena e na arbitragem ficou a cargo do AI Mauro Amaral.

O evento ocorreu de 12 a 15 de agosto com premiação de R$ 5.000,00.  Maiores informações sobre as rodadas e jogadores, acesse o site da FAX (veja).



Pedro Moraes e Renan Reis

Mais mesmo vindo uma penca de mestres para levar todos os louros da competição eis que surgem 2 heróis: O retorno da lenda viva do xadrez AM, Pedro Moraes e a nova promessa e atual campeão AM, Renan Reis.

Para quem viu a classificação final, observou que o vice que pela lógica não ficou com o MI Matsura e sim para o nosso recordista de título estadual que só perdeu para o atual campeão de Roraima, Gérson e foi o único que conseguiu empatar com o grande campeão, o GM Darcy Lima. E ganhou bastante pontos ficando com 2171 de FIDE!


E por último e não menos importante, Renan Reis que ficou com a 4° colocação perdendo nos critério de desempate pela 3° posição na tabela do MI Matsura, que aliás Renan empatou (ganho numa visão capivara) com o mesmo e perdeu somente para o Darcy.

Além de todos estes louros, tivemos outros amazonenses e conterrâneos do norte que ficaram bem na tabela como Nelson Bezerra, Gérson e outros. Fora tudo isso, a partir deste torneio, Renan conseguiu fechar o seu bloco FIDE definitivo e sai com a "bagatela" de 2245 e assim é o maior rating de todos os tempos do AM (talvez até mesmo do norte, perdendo somente para o MF Benares).

Veja o ID do Renan

3. 1° Ibero Americano de polícias e bombeiros


Pegando esse embalo de grande eventos, Manaus foi escolhida para sediar o I Jogos Ibero americanos de polícias e bombeiros. E a convite do ex-presidente da FAX, Marcos Oliveira fui ajudar na arbitragem do torneio.




Visão Geral da competição (onde está o mogli, rs)

O evento ocorreu 17/08 no auditório da vila olímpica e tomando um café da manhã no refeitório encontrei forte jogador e amigo de SP, Wladimir Zampronha e pelo visto o pessoal do Amazonas irei ter que suar para ganhar do nosso amigo e um dos que tem mais chances seria o Levy Salviano da PRF (Policia Rodoviária Federal).


E não teve jeito mesmo, após 6 rodadas cedendo apenas um empate para o 2° colocado o meu conterrâneo e amigo, Levy Salviano.


Próxima postagem

Calma pessoal, as competições do herói mogliano darei um destaque a parte, mas só para alimentar os ânimos: Sim, fui campeão do 1° Circuito Blitz AJAX.

3 comentários:

  1. Muito boa a iniciativva!

    Gostei das atividades!

    Quando eu for por ai quero participar tb!

    ResponderExcluir
  2. Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir