sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Atividades enxadrísticas - Agosto (Final)


Olá amigos, é com imenso satisfação que retorno a postar no blog e detalhe: Após uma semana da última publicação! Isso por que neste ano acabei fixando um período mensal de postagem, ou seja, um resumo mensal das atividades amazonenses no meio enxadrístico.

Pois bem, como viram o vídeo acima e também havia comentado no final da 1 parte desta crônica, o herói mogliano se consagra campeão do 1° Circuito Blitz do 1° Clube da Cidade Nova, AJAX.


E de praxe, acabei realizando minha 1° entrevista enxadristica (sempre esperei...) e o pessoal do AJAX fez esta surpresa.

AJAX - 2° Circuito Rápido

1. I Etapa

Nahuel Arenillas, Campeão da I Etapa

Após o grande sucesso do 1° Gran-Prix, o AJAX retoma as atividades e com mudança no ritmo de jogo que antes era Blitz e agora passa a ser rápido a partir de 15min. 

O herói mogliano já com o peso da responsabilidade de manter o ritmo das conquistas (foram bastante como podem ver no conquistas moglianas) e acabei tropeçando mais algo normal até por que perdi somente para o atual campeão universitário Sandro Dinelly e empatando com o jovem ramsés que está me dando dor de cabeça a cada confronto, rs.

Veja mais direto do site do AJAX - I Etapa

2. II Etapa


Nesta etapa tivemos a visita inusitada do campeão absoluto do Amazonas, Renan Reis (FIDE 2245) e pelo jeito a minha ida ao pódio ia ficar cada vez mais difícil, é duro hein! Ainda bem que eu era o n°1 do torneio (1958 rating AJAX) e ficando longe do Renan que ainda estava abaixo dos 1900. 

E ai a corrida era escapar do Renan, mas como? Eu ganhava, ele ganhava e ai cada vez mais estava chegando a hora do confronto, detalhe que o "Darth Vader" entrou como bye-ausente na 2° rodada com 0,5 a menos.


Chegando na penúltima rodada, enfrentei forte e experiente jogador Fabiano Bezerra (uma geração antes da minha) e ai comecei bem na abertura, indo pra um meio de jogo superior, foi quando ele me ofereceu empate e aí veio "o estalo". Fiz um cálculo de emparceiramento de cores das peças, rating e vi que empatando com o "Fabixa" ia escapar do Renan Reis e se caso ambos ganhassem na última rodada, eu venceria pelo melhor critério de desempate. Bom, empatei a partida e fiquei na espera do adversário da última rodada.


Acabei sendo emparceirado com o nosso russo do AM, Mikael Iwanon que está classificado para a final AM 2010, mostrando que tem força para vencer o herói mogliano. Na verdade já tivemos alguns confrontos este ano e no placar geral está 1,5 a 1,5, sendo uma vitória minha na vila olímpica, uma dele e empate no AJAX. Era o tira-tema e decisiva partida para o herói mogliano que no final da partida com tempo do relógio caindo para ambos, acabei vencendo mesmo estando meio inferior no meio de jogo.

João "Johnny Bravo" ficou em 3°, eu, Renan e o AA Daniel Leite


E assim, após uma batalha nas 5 mesas e com 4,5/5 mesma pontuação do atual campeão AM Renan Reis, levei o título da 2 etapa usando estratégica maquiavélica, mas como diz o ditado "Nem sempre o melhor vence". 


Veja mais direto do site do AJAX - II Etapa


3. III Etapa


Mais uma dor de cabeça para o herói mogliano foi a visita do também campeão Amazonense Absoluto (2006), Leonardo Gadelha ou como os amigos o chamam "Gadelhachess".


 
  Homenagem ao campeão

Em resumo, pois no site da AJAX ainda não temos a cobertura do evento com as fotos, Gadelhachess leva o caneco máximo vencendo fortes jogadores como Sebastião Mousse, Ramsés e até mesmo o herói mogliano que perdeu também para o forte "Chessbase" como é conhecido o Mousse, mas vencendo brilhantemente com direto a mate no amigo Jordan Gomes que foi o único que tirou 0,5 ponto do campeão da etapa.


Próxima postagem


Cobertura e fotos do I JIFAM (Jogos seletivos dos Insitutos Federais do AM), IV e V etapa do AJAX, AAS na MTV e início da final AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário