segunda-feira, 12 de junho de 2006

XVI Memorial Julio Guerra

Mais uma etapa do memorial Julio guerra ocorreu nesse domingo e novamente pude prestigiar o evento com a organização competente do Presidente do Borba Gato, Sérgio Melo. Desta vez estava acompanhado por Vinicius Catozzo e Estácio limberg. Diogo Ninja estava disputando o paulista sub-20. O torneio teve 36 jogadores disputado em 6 rodadas com ritmo de 16 min.

Logo de cara, peguei o meu clássico dos torneios Valdinei Fialho. O score do confronto estava 2 a 1 pra mim, mas dessa vez Valdinei levou a melhor e empatou o match. Na 2º rodada, peguei o Sr. Rubens Trindade, conhecido por todos como jogador que fica apurado em ritmo rápido, mas no apuro consegue levar a melhor com alta precisão e rapidez, assim levando a melhor na maioria das partidas. O fato ocorreu comigo, estava com uma peça e com 5 min a mais que o meu adversário que estava com 1 min.

Na 3º rodada, finalmente consegui fazer um pontinho, joguei rápido pra ver a partida mais interessante do torneio: Estácio e Vinicius. Os favoritos do torneio claro que eram os meus amigos Estácio e Vinicius, mas na 3º rodada se enfrentaram e depois de muito jogo equilibrado, empataram assim prejudicando suas chances ao 1º lugar.

Na 4º rodada, ganhei novamente rápido e fui direto ver como iam meus amigos chapolin e o "Italiano". A parada era dura, Estácio contra o meu carrasco João Batista na mesa 1 e Vinicius e Adriano dias, que no torneio do monte Líbano consegui dar um perpetua nele. Podemos dizer que não foi um placar meio lógico, também não foi zebra: Estácio empatou com Batista numa decisão polêmica que mais uma vez coube a decisão para Sergio Melo, que declarou empate mesmo caído o tempo de Batista que alegava empate e Estácio não queria empate, mas Sergio Melo pelos critérios da FIDE, deu 1 min para Estácio mostrar que dava pra ganhar e por nervosismo e muita gente ao redor, acabou não mostrando os lances certos para ganhar e assim empatando a partida, deixando mais longe do pódio o nosso amigo chapolin. E o nosso amigo Vinicius não conhecendo a força do adversário, perdeu no tempo e no jogo para Dias, assim ficando de fora da briga pelo prêmio. Na 5º rodada, Estácio ganha rápido e Vinicius também, só que João Batista vence Adriano Dias e lidera com 0,5 ponto a mais. Dessa vez peguei Jardes que já se pode considerar o meu segundo carrasco pelo placar de 3 a 0.


Na última rodada, estava jogando para pelo menos manter a média do torneio, só que numa partida perdida aparentemente pra mim, final de torre e 3 piões para o meu adversário e somente uma torre pra mim, conseguir o inesperado: Xeque Carrapato. Nunca tinha conseguido fazer esse lance que ocorre quando o seu rei está afogado, somente a torre ou a rainha pode se mexer, então você pode dar um xeque sacrificando, pois se o adversário tomar, automaticamente empata o jogo e se não tomar, você fica "correndo atrás dele" com xeque, daí o nome xeque carrapato. Estácio e Vinicius ganharam facilmente suas partidas, mas como João Batista estava liderando com 0,5 ponto e continuou ganhando se consagrando campeão do torneio, classificando para a final em dezembro.

Classificação Final
www.borbagato.cjb.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário