sexta-feira, 21 de julho de 2006

Xadrez Sesc Interlagos

Novamente prestigiando os Sesc de São Paulo, estive agora no Sesc Interlagos, gostei muito da estrutura do Sesc, também por ficar de frente para a Represa Guarapiranga, dando uma belíssima vista.

Foi um pouco difícil a minha jornada até lá devido o local ser um pouco distante de onde moro. Parti de pinheiros as 07h30min e milagrosamente, depois de pegar 03 ônibus conseguir chegar bem na hora do evento que começara as 09h00min.

O torneio ocorreu no ginásio com área para 30 jogadores no evento. A competência da arbitragem do evento esteve a cargo do Arbitro Internacional Estevão Tavares Neto que recentemente fez uma bela participação como arbitro principal do brasileiro juvenil 2006. Teve a presença de 8 jogadores, com ritmo de 10 min, incluindo jogadores conhecidos no circuito paulista: Artur Farias Lopes,e o meu clássico dos torneios Valdinei Fialho que conseguiu empatar no score no ultimo torneio do Memorial Julio Guerra, assim tendo o placar de 2 a 2. Agora tenho minha chance de desempatar esse confronto.
Comecei bem, ganhando a 1º e a 2º partida, os meus adversários mais fortes Arthur e Valdinei também foram bem também. Na 3º rodada, enfrentei logo de o jogador mais forte do torneio Arthur Lopes. A partida foi muito equilibrada com uma variante das trocas, rapidamente fomos para o final. Vi logo que a partida estava teoricamente empatada, final de cavalo e pião na casa preta contra Bispo branco e pião na casa branca e ofereci empate ao meu adversário que recusou o empate. Depois de alguns minutos, ofereci novamente empate, pois o meu tempo estava muito apurado, como "a regra do xadrez rápido diz que se o jogador está tentando ganhar pelo tempo e não pelo jogo, é declarada empatada a partida", chamei o arbitro Estevão para auxiliar o que devia ser feito, pois o meu tempo tinha caído. Estevão tomou a medida correta conforme as leis da FIDE e colocou alguns segundos para ambos para eu provar que era empate e para o meu adversário provar que estava ganho. Arthur começou a forçar a partida vendo que o arbitro observara que estávamos repetindo lance, tomou uma decisão meio arriscando de tirar o cavalo que estava protegendo o pião, assim caindo e ficando perdido na partida, uma pena que o meu tempo caiu e é claro o arbitro declarou empatado a partida, pois Arthur não conseguiu demonstrar os lances para ganhar. Valdinei perdeu para um jogador sem muita expressão e me deu a chance de lutar pelo titulo, já que empatei com Arthur.

Na 4º partida, peguei o Valdinei Fialho. A partida foi boa, foi cheia de golpes táticos como as outras partidas nossas e logo fiquei melhor com um pião e qualidade de vantagem, mas Valdinei contra-atacou com uma ótima combinação e no final ficamos assim: Duas torres e bisbo preto com 3 piões para mim e Dama com 4 piões para Fialho, ou seja, ainda estava ganho a não ser pelos lances próximos que cometi um erro posicional pegando um tático de Dama xeque e ganha Bispo. Então, pedi empate, pois as torres estão próximas uma da outra e com pião passado, mas Fialho estava me dando uma serie de xeque e ele aceitou. Assim o confronto do clássico permanece equilibrado: 2,5 a 2,5.

Fiquei um pouco distante agora do primeiro lugar, mas praticamente estava garantido no 2º, pois já tinha empatado com os mais fortes jogadores do torneio, Fialho e Arthur. Mas o inacreditável aconteceu, na 5º rodada perdi para um jogador desconhecido, tudo por causa da arrogância e por subestimar o adversário, aprendi outra lição: NÃO SUBESTIMAR NINGUEM.
Na sexta, ganhei rápido a minha partida e fui observar a partida que, mas me interessava: Fialho e Arthur. Aconteceu o previsto, empataram e agora eu, Fialho e Leandro, jogador que ganhou de Fialho, ficamos empatado com 4 pontos, disputando os 2º e 3º lugares.
Graças ao Critério do Berg, fiquei em 3º ganhando um belíssimo troféu do Sesc Interlagos, atrás de Valdinei Fialho e Arthur que foi campeão invicto, só empatando comigo e o Fialho.

Classificação Final

1 Artur Farias Lopes 5
2 Valdinei Fialho 4 9.50
3 Reinier Alex de O. Freitas 4 8.50
4 Michael Fernando A. Barre 4 8.00
5 Fernando Lacerda 3
6 Samuel Medeiros 1
7 Vitor Zan 0

Um comentário:

  1. i agree with last comment, you have nice blog and new rss reader :)

    ResponderExcluir