sábado, 22 de julho de 2006

Renan Reis, a força amazonense.

Bem amigos, vou lhes contar desde o começo da história desse rapaz chamado Renan Reis.

Em 2003, no calor de 40 graus no amazonas, ocorria o campeonato amazonense sub-18 no qual participavam vários jogadores juvenis de destaque entre eles: Lucio Barbosa, que era o favorito ao titulo do sub-18; Paulo César, Bruno dos santos, Daniel Leite, Reinier Freitas e o desconhecido jogador Renan Reis. Até então, Renan não tinha participado de nenhum torneio oficial e essa era a sua 1º participação no xadrez amazonense. Mas nem por isso se intimidou e ficou em 2º lugar perdendo somente por critério de desempate pra Lucio Barbosa, ali começava o clássico amazonense juvenil.

Desde então, Renan ia conquista vários torneios e admiradores no meio amazonense. Sempre jogando com o seu rival clássico Lucio Barbosa, os dois dividiam o 1º e 2º lugar nas categorias juvenis e ate mesmo no absoluto. Renan foi campeão universitário varias vezes e campeão sub-18, sub-20. Em 2005, o seu rating CBX já atingia a incrível marca de 2043, que até então somente alguns enxadristas do amazonas tinham passado da marca dos 2000. Renan por ter ganhado torneios de categoria, teve direito de viajar pra representar o Amazonas nos torneios nacionais, assim ganhando ainda mais experiência e aumentando o seu nível.

No campeonato Absoluto Amazonense, o mais forte da região em que jogavam Candidato a mestre FIDE Andrey Neves 2220; Pedro Moraes, recordista amazonense com 17 campeonatos e outros diversos jogadores fortes. Renan juntamente com a equipe juvenil: Sebastião Mousse, Lucio Barbosa, Martin Paulus, Clovis Ely, Jordan Gomes não faziam feio com o pessoal mais experiente, sendo que as melhores colocações foram de Renan e Mousse (que agora é o seu clássico nos torneios) em 2005 com 4º e 5º lugares respectivamente.

Apesar de já estar entre os maiores jogadores do amazonas, Renan sempre manteve a qualidade mais admirada em um mestre de verdade: A humildade. Lembro muito bem quando organizava alguns torneios pequenos na praça do P.10 chamado "Torneio amigos do xadrez". Renan sempre prestigiava o torneio mesmo morando muito distante do local e sendo à noite, Renan vinha pagava a inscrição e é claro ganhava o torneio que tinha vários jogadores conhecidos e fortes do circuito amazonense.

No brasileiro juvenil de 2005, ano que foi a maior e mais forte delegação amazonense de xadrez. Apesar do resultado mediano no brasileiro, na volta ao hotel era é de praxe: todos os 7 irem tomar banho e se encontrar no meu quarto e do Martin para comermos umas pizzas, analisar as partidas e é claro jogar ping de 2min. Renan nesses encontros mostrou uma nova personalidade da qual desconhecíamos, um cara engraçado que faz piada e que tira sarro do outro, ou seja, um Renan mais aberto e transparente.

Já em 2006, na 1º etapa classificatória do campeonato amazonense, Renan Reis ganha invicto e se classifica para grande final do amazonense. Também em 2006, ganhou o campeonato universitário e ganhou o campeonato juvenil se classificando para o brasileiro juvenil.

Então, voltamos para o campeonato brasileiro juvenil 2006, no qual o Amazonas foi representado pelos enxadristas Renan Reis e MF Thalita Cincinato. O torneio mais forte de todos os tempos, tinha 3 mestre internacionais: Alexander Fier, Krikor Sevag e Diego Di Berardino que já tinha as 3 normas de MI, faltando somente rating de 2400 pra a oficialização do titulo de mestre internacional.

Renan teve uma difícil tarefa de enfrentar os melhores jogadores juvenis do Brasil e bater o melhor desempenho de classificação do Amazonas que foi de 18ºlugar do Anderson???? e Clovis Sousa no ano passado com 19º lugar de 59 jogadores. Renan foi mediano no ano de 2005, estava indo bem nas primeiras rodadas até que o inesperado aconteceu: O celular dele tocou, O adversário estava ligeiramente inferior e com a ótima oportunidade, aproveitou e acusou o celular, que segundo a recente regra da FIDE é proibido tocar o celular ou atender permanentemente. Com isso o nosso herói ficou desanimado, encerrado o torneio com 4,0 em 9, terminando em 24º lugar.

Mas Renan aprendeu com os erros e desde então começou a treinar intensivamente para este ano e deu certo! Renan jogou o melhor torneio de sua vida e quebrou todo os recordes do Amazonas como a M]melhor classificação de todos os tempos, ganhando do meu amigo aqui em Sampa Diogo Nakasawa, MI krikor e empatando com o atual campeão brasileiro MI Fier Takeda e ainda ficando em 5º lugar na classificação geral.

Parabéns Renan continue sempre humilde como você tem sido que chegará aonde quiser. Aqui são os votos do seu amigo e admirador Reinier Freitas.

2 comentários:

  1. o clube de xadrez lances inocentes,tem orgulho de ter RENAN REIS exeplo

    Sr:joão
    renato
    alessandro
    claucdio
    lucas
    fabiele
    valeu: Renan

    ResponderExcluir
  2. muito legal gostei do blog Reinier

    ResponderExcluir