quinta-feira, 23 de outubro de 2008

43º Torneio Memorial Júlio Guerra


Olá amigos,

Em mais uma crônica (até agora 53º crônicas), novamente nas dependências da casa amarela organizado pelo Clube Borba Gato com direção de Sérgio Melo com intuito de arrecadar alimentos para doação filantrópica e promover o xadrez amador.

Mapa do torneio

Dados do torneio


Local: Casa Amarela
Data: 19/10/2008
Hora: às 14:00
Ritmo: 16 min
Rodadas: 6
Árbitro: Sérgio Melo

Já classificado para a final do grupo B (rating até 1800) que será no final do ano, onde os finalistas de cada etapa se enfrentaram na conquista de prêmios e troféus, agora tento também classificar no grupo A e aumentar um pouco mais o meu rating que agora está por volta dos 1886.

Na 1º rodada, como sempre, cheguei atrasado e acabei ficando como bye ausente (0,5 ponto de graça).



Na 2º rodada, enfrentei David Rangel. Nunca havia jogado com o jogador, mas logo que sentou na mesa, fez um gesto mais ou menos assim "Ah não, vou enfrentar esse cara", com esse pensamento ficou fácil de vencê-lo e ganhar mais um pontinho.


Na 3º rodada, enfrentei Rodrigo Rodrigues. Como sabem, na última vez que joguei contra ele e estava ganho, mas fiz o possível para perder. Desta vez, além da revanche tinha também o gosto de vingança, pois na 2º rodada havia ganho do amigo e iniciante no xadrez, Jefferson Corrêa. Com dica do Sérgio Melo, joguei como se fosse relâmpago e forcei o tático do inicio ao fim, onde venci facilmente com um taticozinho ganhando uma peça limpinha.

Na 4º rodada, enfrentei Rubens Trindade. Acho que foi em 2006, quando jogamos e ele me venceu com tempo apuradissimo de 10 seg. Desta vez, jogamos posicional o tempo todo até ele ficar apurado (como sempre), mas foi devido eu ter forçado o jogo inteiro alguns táticos e atacar pontos debilitados deixado pelo nosso amigo. Enfim venci uma partida boa para análise que é uma pena, pois eu não lembro de nenhuma partida!.


Na 5º rodada, já na mesa 1, enfrentava o invicto Marcos Willian. Jogamos uma partida falada do ínicio ao fim e acabei realizando lances superficiais até o ponto de Marcos, aplicar mate 4 e vencer a partida. Desta vez, Marcos jogou bem posicional e estava no seu dia, já que era a sua única chance de vencer está etapa e assim poder jogar contra os vencedores de outras etapas do memorial Júlio Guerra - Grupo A.


Na 6º rodada, enfrentei o amigo e conhecido de partidas, Bronislaw Tondowski. Era uma partida difícil, pois era tudo ou nada para ambos jogadores e também tinha o lado emocional, já que conheci e o vejo quase todos os dias lá no centro cultural vergueiro. Felizmente para mim, Broni estava meio abalado emocionalmente, pois havia entregado o jogo na penúltima rodada contra o Sebastião Santos, que segundo o Broni, tocou numa peça e jogou com outra, para não haver discussão, entregou a partida. Enfim, venci a partida contra o amigo Bronislaw e assim acabei ficando em 3º lugar, perdendo para o Trindade nos milesímos o vice.



Então, com 4,5 pontos sendo 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota para o campeão, ganhando mais alguns pontos e alcançando enfim os 1900 no Borba Gato, que não é nada fácil para quem está pensando.

Curiosidade

O engraçado é que serei um dos finalista do grupo B com rating até 1800, sendo que estou com 1900, ainda bem que aproveitei quando tinha abaixo de 1800 para se classificar no Memorial Júlio Guerra.

Destaques

1. Para Marcos Willian, que mereceu e será mais um finalista do seleto grupo A do Júlio Guerra.

2. Para os amigos do centro cultural, Jefferson e Caio, que foi o 1º torneio oficial que participavam e que embora são iniciantes da modalide, a cada dia estam melhorando o seu xadrez.

Classificação Geral >Clique aqui<

2 comentários:

  1. Reinier!

    Parabéns pela 53a. Crônica!

    Boa assiduidade com toda semana atualizado o blog!

    E quanto ao Seu rating, nos resultados, tá dizendo que Você ganhou 13 pontos...
    O teu rating é 1876... então faltará bem pouco para chegar aos 1900!

    Ae Rapaz... nos vemos na FM!

    forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Reinier

    Não conhecia o seu Blog..

    Já está devidamente linkado no blog do Xadrez de Rua.

    Aproveito para convidá-lo, e a todos de Guaira, para o 5o. Aberto do XR..

    http://xderua.blogspot.com

    Abraços..

    ResponderExcluir