
Olá, amigos
Novamente participo do tradicional torneio filantrópico organizado pelo GXBG que ocorre todo o mês, exceto janeiro e dezembro. Agora tem um item competitivo novo que é a classificação para a etapa final em vez de ser somente para os campeões das etapas, agora será no formato de GRAN-PRIX (estilo F1). Não pude participar da 1º etapa do JG (Júlio Guerra), mas na 2º etapa somei 15 pontos (fiquei em 3º lugar) subtraindo 2(1º e 2º colocados) -17 (nº participante). Então deixando os cálculos pra trás, participei neste domingo de grandes emoções (ocorria paralelamente à semifinal do paulistano, Corinthians e São Paulo) do 47º etapa do Memorial Júlio Guerra.
Novidade no blog

Como podem ver abaixo do espaço do vídeo, coloquei um espaço chamado "Conquistas Moglianas", como o próprio nome diz, mostra algumas pequenas conquistas em medalhas, troféus e outras premiações que fui conseguindo ao longo deste quase 10 anos de xadrez. E sempre será atualizado quando houver alguma premiação.
Dados do torneio
Local: Casa Amarela (S. Amaro)Data: 19/04/09
Horário: 14:00
Rodadas: 6
Ritmo: 16min
Participantes: 59 jogadores
Organização e Árbitrtagem: GXBG - Sérgio Melo
O torneio

Acabei chegando atrasado (como sempre) e entrei direto na 2º rodada, enfrentando a pequena Agatha Hurba Nunes (19º/1649). Todo mundo conhece a família “Nunes” e sabem como são atuantes nos eventos organizados pelo GXBG. Tenho até um clássico com o irmão de Agatha, Allan Nunes (2 empates se não me engano) e com o pai, Adilson Nunes, estou superior com 1/1. Então vamos à partida, logo na abertura a pequena Agatha e o seu fiel companheiro, a Tartaruga (parece uma cabeça de cavalinho, não?) sofreram um tático e depois de alguns lances, ameaça de mate 2. Começava ali o torneio “meninas superpoderosas”.

Na 3º rodada, enfrentei Álvaro Mendes (57º/1785). Logo na abertura, já inventei como podem ver na foto acima e o jogador acabou ficando um pouco “acanhado”. Mas seguro a posição de ataque das pretas até o meio de jogo, quando levou um tático trocando dama por cavalo e torre. Mesmo assim ficou difícil de arrematar a partida, onde tive que ganhar no tempo, embora numa troca final fosse ficar com 2 peões passados.

Na 4º rodada, enfrentei o cara que empatou com o GM Mequinho em simultânea, Renan Souza (1825/12º). Já tinha jogado com o amigo e perdi. Desta vez jogando com mais cautela e com mais experiência de jogo, jogamos uma partida muito acirrada na abertura, mas Renan conseguiu ganhar um peão. Mesmo assim, houve seqüelas na tomada do peão que foi ter deixado o seu peão isolado e a partida pulou do posicional para tático (tudo o que eu queria). Logo no meio de jogo, Renan levou uma seqüência de táticos e acabou abandonando a partida.

Na 5º rodada na mesa 3, enfrentei a Tiffany Motomatsu (2º 1808). Essa era rodada decisiva e quem perdesse ia ficar de fora do pódio. Analisando outros jogadores que estavam nas 3 mesas: Paulo César (1º/1899), Antônio Vallejos (18º/1979) e Joaquim de Deus (3º/2077) achava que tive sorte no emparceiramento e que iria disputar tranquilamente na ultima rodada o torneio. Logo na abertura, sacrifiquei 2 peões ter iniciativa no ataque das pretas, até tive um pequeno ataque de torre na ala do roque pequeno das brancas, mas a Tiffany jogou duro e forçou todas as trocas possíveis. No final, aqueles peões que sacrifiquei logo na abertura me fizeram falta e como fizeram, estava completamente perdido, tentei até aplicar um “carrapato”, mas não obtive êxito e a pequena Tiffany venceu com merecimento.

Na ultima rodada, enfrentei novamente um naipe feminino (por isso o nome, torneio “meninas super poderosas”), Érica Asato (17º/1793). Já traumatizado de meninas e ainda de origem japonesa, joguei uma partida totalmente posicional (e olha que eu tava de brancas) até ficando apurado no tempo. Levei bastante ataque e até sacrifico pela jogadora nipônica, mas acabei trocando tudo e vencendo com uma peça a mais e no tempo.
Em resumo

Fiz 4,5/6 ficando em 6º colocado de 59 participantes e ganhando 6 pontos no rating. Somando agora mais 53 pontos e ficando no total após 3 etapas no JG, 68 pontos.
Destaques

1. Para o PC, que venceu invicto o torneio (embora desse algumas enroladas no pessoal). O detalhe com podem ver nas fotos acima, que todas as meninas que enfrentei ganharam alguma medalha ou trófeu.

2. Para as meninas que estava com tudo no torneio, sendo o 2º colocado preenchido pelo naipe feminino e no total de 59 participantes, 14 eram meninas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário