segunda-feira, 13 de abril de 2009

IV Torneio Aberto de Páscoa – GXBG


Olá amigos,

Peço desculpas por não atualizar o blog desde o torneio do monte Líbano (21/03), mas no último final de semana fui acometido novamente pela virose “dengripe”, que ataca a maioria dos paulistas devido à rápida virada de tempo e logo não puder participar do torneio em Mogi das cruzes, Sírio ou o aberto de Botucatu. Mas também encarei como um pequeno descanso, já que desde 31/01 até então, estava participando pontualmente em vários torneios diferentes em locais distintos.

* Dengripe = Fusão de gripe com dengue, na verdade é uma baita de uma virose que tem os efeitos parecidos com o da dengue.


Esclarecimento a parte, volto neste sábado (11/04) de páscoa a participar dos circuitos de feriados promovido pela galeria de xadrez Borba Gato, IV torneio Aberto de Páscoa.

Dados do torneio

Local: Galeria Borba Gato
Data: 11/04/09
Horário: 14h30min
Ritmo: 20min
Rodadas: 6
Árbitro e organizador: Sérgio Melo

O Torneio


Na 1º rodada, enfrentei o meu amigo Jefferson Corrêa (1738). O Jefferson foi muito gentil, pois como chegamos atrasado para 1º rodada, teríamos que jogar um contra o outro ou entrar com 0,5 na 2º rodada, mesmo sabendo que teria poucas chances em me vencer, topou em jogar comigo e num descuido na abertura, acabou levando outro tático na cabeça. Digo que teria poucas chances, por que como citei na ultima crônica, ele ainda é iniciante na modalidade, mas já mostra claras evidências que será um bom jogador, já que gosta que nem eu de “pancadaria” no tabuleiro.


Na 2º rodada, pulando da última para a 2º mesa do torneio e entrando na “sala da justiça”, onde só os melhores acabam jogando por lá nas 4 primeiras mesas, enfrento pela 1º vez em torneio no Borba Gato, um mestre internacional, no caso acima, o presidente da liga de xadrez e leitor assumido do blog Moglichess, Mauro Guimarães de Souza (2335). É claro que só empurrei as peças no jogo, ainda bem que o Mestre não “esmaga” suas vítimas rapidamente, deixando-as “brincar” um pouco antes de perder a partida por completo.


Na 3º rodada, enfrentei o Vagner Chaves (1795). Acabei saindo da sala da justiça e indo para a mesa 9, mas começara ali o torneio das “revanches”, pois o Chaves havia me enrolado no último torneio (Monte Líbano) e quase que acabou com o meu torneio. Desta vez, tomei mais cuidado e jogamos uma partida tranqüila até o meio de jogo quando numa séria de troca-troca (opa, de peças) e o pobre chaves acabou perdendo uma peça limpinha e não pode segurar mais a posição, logo obtive a minha revanche.

Na 4º rodada, novamente na mesa 9, enfrentara o Renato Santana (1806). Até então não havia enfrentado o jogador, mas joguei a minha sempre karo-kan e num descuido do amigo, acabou levando 2 táticos seguidos, perdendo uma torre limpinha e não teve chance.


Na 5º rodada, voltando à sala da justiça direto para mesa 3, enfrentava o forte jogador do ABC, Ricardo Paolucci (2041). Ali poderia ter a minha revanche da “pancada” que levei no
Xadrez de Rua 2009. A partida era decisiva para poder sonhar em ganhar alguma coisa no torneio, iniciou a partida e já fiquei mal com peão isolado numa seqüência de trocas na abertura, mas ainda tinha o par de bispos e talvez pudesse igualar mais tarde. No meio de jogo, acabei juntando o peão isolado e numa certa posição, acho que estava empatado, mas era uma partida perigosa sujeita a táticos. E ai, em que surgi o meu salvador, Marcos William. Digo salvador, por que Marcos começou a discutir com o Antônio Vallejos (Mau) e nessa discussão o Paolucci acabou desconcentrando-se e no lance seguinte acabou me ajudando num tático que estava preparando para ganhar uma qualidade. Mesmo assim a partida foi dura até o final com ambos apurados e todos em volta assistindo, acredito que era a ultima partida do torneio. Mas como eu estava superior tanto em material como no tempo (1min) e Paolucci com apenas 10segs, acabou levando mais um tático e perdendo mais uma peça, assim entregando a partida enfim.


Na ultima e decisiva rodada, enfrentei o pequeno Daniel Awoki. Awoki tinha ganhado na penúltima rodada do forte jogador do Borba Gato, João Batista. Eu tinha medo até então do garotinho, pois tinha o semblante de jogador frio e calculista. Na abertura fiquei mal e fui obrigado a ceder à qualidade, mesmo assim continuei mal na posição. No meio de jogo, acabei melhorando e ganhei um peão. No final de jogo, ambos com 3 peões e dama, mas uma torre para o Awoki e um cavalo para mim, sendo que a única chance era derrubar a seta (1min) ou dar um xeque-duplo na dama e rei. Num lance brilhante de Awoki, fui obrigado a trocar a dama pela torre, se não levaria mate. Com mais apuro no tempo, acabamos trocando todos os peões e num descuido por causa do tempo, acabei aplicando o ultimo recurso dando um xeque-duplo e assim empatando a partida.


Em resumo


Fiz 4,5/6 e fiquei em 4º lugar, assim levando pela 1º vez um “dinheiro” pra casa (R$ 30,00). Joguei 3 de brancas, sendo 3 vitórias e 3 pretas, sendo 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. E ainda, ganhei 16 pontinhos no rating, chegando agora 1931.

Destaques


1. Para o pequeno Daniel Awoki, que fez também 4,5/6 e ficou em 5º lugar levando também o dinheiro do Ovo da Páscoa.


2. Para o campeão do torneio, MI Mauro de Souza, que venceu todos os jogadores de forma contundente apenas empatando com o MI Leandro Perdomo.


3. “Para os sortudos que foram presenteados com brindes pascoalinos”, da esquerda p/ direita: Gianni Baraldi, Bruno Ramos, Luiz Espinosa e Antônio Vallejos.


Classificação final e fotos > Site Borba Gato >

Um comentário:

  1. Isso porque a uma semana atrás você estava comentando comigo que nunca tinha ganhado uma premiação em dinheiro...

    ResponderExcluir