sábado, 25 de abril de 2009

Torneio Blitz 2º etapa – SBC


Olá, amigos

Há convite do amigo e carrasco, Vínicius Saito (o Saitek), fui “viajar” direto para o 1º torneio blitz que participo em 2009 em São Bernardo dos Campos, interior de SP. Digo viajar, pois realmente tive que fazer um percurso fora do comum das rotinhas do blog, mas como a idéia é mostrar aos queridos leitores os eventos enxadrísticos paulista, vale à pena conferir a jornada.

Fato interessante



O torneio funciona como Gran-Prix, onde a cada etapa o jogador soma pontos até o final do ano, sendo que os 10 melhores disputam um formato de copa do mundo de futebol com quartas de final, semifinal e final.

E mais uma peculiaridade do evento, além de somar pontos a cada etapa, o jogador tem como chegar ao status de GM (Grande Mestre) e a MI (Mestre internacional) de blitz de SBC. Como o SBC tem rating interno, o jogador tem que fazer 3 normas de MI vencendo os jogadores que já possuem o título e fazer uma boa pontuação no torneio.

Além de tudo isso, o evento tem outra curiosidade, o software de emparceiramento e organização do torneio não é o swiss perfect, como na maioria dos torneios a fora usam, na verdade é um programa baseado na linguagem do Excel (se não estou enganado, foi feito pelo irmão do famoso Giuseppe Caporalle diretamente da Itália).

Retrospectiva

Como todos sabem, há sempre uma pequena retrospectiva dos eventos correlacionados com o titulo da crônica citada, no caso o tema “interior de SP”.

2006

- Poá, 57º Aniversário da Estância de Poá, 3/6 e 14º/30º.
- Jundiaí, V Circuito Regional de Xadrez, 1,5/5 e 29º/34º.

2008

- Diadema, Jogos da primavera Diadema 2008, 3/5 e 9º/25º.


A jornada

Saindo da 14 Bis (Bela Vista) da capital São Paulo, indo ao metrô consolação com destino ao último ponto da linha verde, Alto do Ipiranga.



Ao chegar ao ponto Alto do Ipiranga, peguei uma baldeação (troca de transporte) no ônibus gratuito que me levaria a ponte da O.R.C.A para ir pegar o trem Tamanduateí sentido a estação Santo André, onde me encontraria com o Amigo Saitek que trabalha lá perto e ainda sim a viagem continuou, pois pegamos mais um ônibus com destino final a estação São Bernardo dos Campos.

Dados do torneio

Local: Liga de xadrez de SBC (sede em SBC)
Data: 14/04/09
Horário: 20:00
Ritmo: 5min
Rodadas: 9
Árbitro: Eduardo Gerbelli
Participantes: 23

O torneio


Citarei algumas rodadas do torneio, pois não me lembro muito (já que faz mais de uma semana), além disso, foram 9 rodadas que a classificação final não mostra o quadro geral dos jogadores.


Na 1º rodada, enfrentei o MI Cassius Alexandre (2484). A partida seria dura já que tivemos alguns confrontos no decorrer dos torneios paulistas como no 77 anos CDR São José (21min) e no interclubes 2007 (pensado), onde venci no 1º e perdi 2º retrospectivamente. Agora no ritmo relâmpago seria o tie-break do nosso match e pela minha felicidade venci a partida. Começava ali o “torneio dos tie-breks”.


Na 2º rodada, enfrentei outro clássico em torneios, o também MI Giuseppe Caporale (2398). Mas fuçando no nosso amigo Google para buscar uma foto de italiano e olha que eu achei no site da globo (
clique aqui), não irei falar nada respeito, podem ficar a vontade para comentar. No placar do nosso match está em 2 a 0 para mim, sendo 1 vitória em Poá e outra recentemente no clube Monte Líbano e desta vez, acabei aumentando o placar com outra vitória no blitz e mais uma vez vencendo um MI de SBC.


Em alguma rodada no passado, enfrentei agora a remessa de GM´s de SBC, começando com o meu carrasco em torneios (acho que 5,5 a 05,), GM Vinicius Saito (2635). E não teve jeito mesmo, levei outra pancada e logo na abertura, pois fui aplicar um tático para ganhar 1 peão e acabei levando um intermediário e perdi o meu pobre cavalinho e daí pro final foi fácil me vencer que nem tirar sorvete de criancinha.

Em mais uma rodada esquecida (somente o nº é claro), enfrentei mais um GM, talvez o mais rápido de SBC, segundo o Saitek, GM Ricardo Paolucci. No torneio de feriado da páscoa, consegui o feito inédito de ter ganhado dele (acho que foi o jogador mais forte que venci em torneio oficial), mas já apanhei feio no torneio do xadrez de rua que ocorreu em meados de fevereiro. Enfim mais um tie-break que se decidia no blitz, jogamos uma partida sem golpes táticos sendo posicional da abertura ao fim. Eu tentei usar a estratégia de “enrolar” no tempo o jogador mais rápido do SBC, parecia um plano errôneo, mas ao final do jogo por incrível que pareça derrubei a seta do nosso amigo que pensou que tinha mais tempo, realmente o relógio estava com a seta um pouco adiantada, mas enfim a sorte existe também no xadrez.

Agora mais um GM SBC e quase MF (Mestre Fide) de verdade, enfrentava o GM Eduardo Gerbelli (2731). O nosso amigo Gerbelli além de estar participando do torneio, também era o árbitro e organizador do evento (me lembrava os meus grandes amigos Rodolpho Fares, Christian Avgustopoullos e o Rafae Favarin de Guairá). A partida foi boa e bem posicional, claro que fiquei inferior na abertura, mas no meio de jogo consegui equilibrar e no final com tempo 2min e ele com 30segs, achava que estava ganho a partida, mas acabei cometendo um erro posicional e deixei Gerbelli aplicar um perpetua e assim acabamos empatando, o que é uma vitoria para mim.

Na rodada X, enfrentei o clássico de jogador de Diadema, GM Albano Agostinho (2473). Após 4 confrontos em torneio a fora, estou com 2,5 a 1,5 no placar com nosso amigo (que alega que esqueci 1 derrota numa das etapas do SESC Interlagos, ainda estou esperando a classificação Albano). Até poderia ser mais um tie-break que seria decidido no relâmpago, a partida foi dura e foi uma das poucas partidas no torneio que fiquei inferior da abertura ao final de jogo. Mas ai eu tive que apelar para o “enrola chess” muito usado no Centro Cultural Vergueiro e quem me ajudou muito foi o pequeno pônei que aplicou xeque de tudo que é jeito e tomou os “peãozitos” do Albano que segurava a ida triunfal dos meus peões a 8º casa da promoção. Enfim, mais uma vitória e o placar aumentou para 3,5 a 1,5 para o herói do blog.

Em resumo
Fiz 7,5/9, fiquei em 2º lugar do torneio e ainda fiz norma de GM, formando o rating SBC de 2294. Gostei muito do local que é um clube de xadrez de primeira e, além disso, o pessoal é muita gente boa (exceto o saito que sempre me enrola). Brincadeiras a parte, abaixo tem o brilhante relatório do torneio e da classificação geral do gran-prix feita pelo o Eduardo Gerbelli.

Classificação da 2º etapa >clique aqui<

Classificação parcial SBC >clique aqui<

Nenhum comentário:

Postar um comentário