segunda-feira, 25 de maio de 2009

48º Torneio Memorial JG – GXBG

Olá amigos,

Novamente participando do tradicional torneio mensal promovido pelo clube de xadrez Borba Gato, nesta tarde ensolarada de domingo da 48º etapa do Memorial Júlio Guerra ou a 4º etapa de 2009.

Dados do evento

Local: Casa Amarela (S. Amaro)
Data/hora: 24.05.09 / 14h
Ritmo/rodadas: 15 min / 6
Participantes: 33
Arbitro: Sergio Melo
Organização: GXBG

Novidade no blog


Com 3 anos de vida, o blog começou como idéia em mostrar aos residentes amazonenses (minha terra natal) os bastidores do circuito paulista com a visão do “manauara” aqui. Quem muito me incentivou e ensinou o pouco que sei sobre crônicas, foi o também amazonense e residente em SP há mais de 20 anos, Moisés Arruda. Confesso comecei como brincadeira postando inicialmente numa comunidade criada a minha pessoa pelo amigo Lúcio Barbosa (Ruinier, a lenda do xadrez amazonense) que na época possuía cerca de 60 usuários. Depois com idéia do Moises criamos no domínio do blogspot, o então blog jungleboychess.

E daí pra frente não parei mais de escrever sobre os torneios de SP, onde passei por vários locais entre eles: CXSP, GXBG, Sírio, Paulistano, Hebraica, Pinheiros, Monte Líbano, Macabi, São José, Paineiras, Autódromo de Interlagos, Jundiaí, Poá, Diadema, São Bernardo do Campo, Sesc São Caetano, Sesc Itaquera, Sesc Interlagos, Sesc do Carmo, Bar Balcão, Bar da gruta, Ong Aprendiz nas escolas, Shopping center SP (centro), Metro Largo 13, Pq. Trianon, Ginásio Baby Barioni, Colégio Jardim Paulista, Casa Amarela, Loja Luderia, Cantina do Mário e Centro Cultural Vergueiro.



Em 2008, o blog passou a ser chamado de sampachess, nem preciso explicar que é porque sempre falo dos eventos do circuito paulista de xadrez. Mas tarde, comecei a pensar e vi que poderia além de citar os eventos paulistas, os torneios a fora que eu fosse participar e daí o nome passou a ser chamado de moglichess, um garoto da floresta narrando sua aventura no Brasil a fora.

Atualmente, o blog tem mais de 11 mil acessos em todo o Brasil e 77 crônicas de diversos locais e personalizadas do meio enxadristico. Por isso, a todos que admiram e que gostam de ler minhas impressões, peço humildemente o seu voto para concorrer ao topblog na categoria esporte. Para votar, basta apenas clicar no ícone como na imagem acima que se encontra abaixo do entre em contato no lado direito do blog.

Fato curioso

Antes de retornamos aos detalhes do torneio, quero mostrar a incrível semelhança do jogador sub14 Roberto Lopes com o ator hollywoodiano, Joaquim Phoenix. Como podem notar Roberto tem o mesmo corte nos lábios que o Phoenix.

O Torneio

Como sempre aos domingos na casa amarela, acabo me atrasando e entro na 2º rodada com 0,5 do bye ausente. Como trabalho de segunda a sábado bem cedinho, deixo para matar o sono na manhã de domingo. Mas neste dia excepcionalmente, estava ainda com uma baita de um sono e quase não querendo ir, resolvi participar do evento por dois motivos: 1. Por que tinha que jogar um torneio para poder escrever algo no blog e citar a novidade acima e 2. Estava concorrendo entre os 8 finalistas no granprix da casa amarela (estava em 7º) e poderia somar mais alguns pontinhos. Então, tinha uma leve idéia que o meu desempenho neste dia seria ruim, mas não tão como podem ver nos detalhes abaixo.


Na 2º rodada, enfrentei o avô do Tales, Masakatsu Niigaki (1719). Logo na abertura, forcei a entrada no tático e inventando na teoria, acabei ganhando uma boa posição de ataque e de brinde uma “pecita”. Mas o vovô continuou jogando e ai fui obrigado ameaçar um possível mate, quase que forçado sendo que o amigo teria que me dá mais um brinde, desta vez a torre e assim acabou abandonando a partida.


Na 3º rodada, enfrentei o Luis Carlos de Oliveira (1714). Novamente forçando e inventando na abertura, ganhei uma peça e ótima posição de ataque, diferente do Niigaki, Oliveira acabou abandonando após perder a peça e mais dois “peõzito”.


Na 4º rodada, já na mesa 3 do torneio, enfrentei o Ritchelle Florêncio (1837). Até ai estava indo bem com 2,5/3, mas nesta partida como podem observar, jogamos sem relógio devido ambos estar sem o acessório. E isso psicologicamente me afetou, já que sou um jogador “pingueiro” e o bate-bate do relógio dar uma adrenalina e passa um ar de seriedade. E ainda somando que estava num dia péssimo de sono + o desempenho do jogador que vinha de ótimos resultados = Massacre na partida, com direito a peça a mais e mate 2. Antes que alguém pense, NÃO É DESCULPA DE PERDEDOR, rs.


Na 5º rodada, enfrentei o “filho do Phoenix”, Roberto Lopes (1810). Outro jogador como diz o Melo, em ascendência, a partida foi boa e bem disputada até no meio do jogo para o final, aonde chegamos numa posição onde tanto eu como ele, poderia fazer uma combinação de mate ou ganhar a partida. Foi então que o Roberto me ofereceu empate e eu como estava num dia incomum, resolvi aceitar e evitar mais uma derrota.


Na 6º e última rodada, enfrentei o Eric Badu (1803). Mais um jogador em ascendência, eu praticamente estava fora da premiação, agora só lutava para fazer pelo menos uns 4/6 e somar mais alguns pontos no granprix. Ao contrário de mim, Eric tinha chances de premiação não no 1º pelotão, mas na grupo B por causa do rating sub1850. Nesta rodada, me aconteceu algo inédito até então na casa amarela, LEVEI MATE COM SACRIFICIO EM 10 LANCES. Sem comentários, mas se quiserem me afundar mais no poço, estão livres os comentários.

Em resumo


Fiz 3/6 e fiquei em 16º/33º (quase abaixo da média), ainda perdi 1º vez desde janeiro de 2008 uns pontinhos no rating GXGB, 11 pontos. Por sorte, 4 dos meus concorrentes entre os 8 melhores do granprix: Simanis e Paulo César tiveram também desempenho abaixo da média e além deles, não vieram ao evento Vinicius e Tiffany que também estão na briga pela classificação. Assim, pulando da 7º posição da tabela do granprix, fiquei agora com a 5º colocação com 86 pontos.

Destaques

1. Quero destacar que os 2 jogadores que perdi e o outro que empatei foram premiados com

3º lugar no geral, 3º lugar e 2º lugar no grupo conforme seqüência acima.


2. Ao pequeno Bruno da Cruz filho do Valdinei Fialho que mesmo sendo sub8 jogou que nem gente grande.

Classificação e fotos <Borba Gato<

Nenhum comentário:

Postar um comentário