segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia do trabalho e Municipal Diadema


Olá amigos,

A convite do amigo e árbitro, Albano Agostinho, fui participar da comemoração do dia do trabalho ocorrido dia 01/05 no centro cultural de Diadema. O evento foi bastante divulgado como podem ver abaixo:

-
Prefeitura de Diadema
-
Diário do grande ABC
-
Universidade metodista

Dados do torneio

Data: 01/05/09
Horário: 14:00
Local: Centro Cultural de Diadema
Ritmo e rodadas: 10 min/6
Participantes: 41
Árbitro: Albano Agostinho
Organização Prefeitura de Diadema

Alerta


Todos os meus queridos leitores sabem que não cito nada de negativo dos lugares e pessoas que conheço durante as jornadas pelo xadrez a fora, embora aconteça alguns fatos neste patamar, mas prefiro mostrar o lado bom do xadrez. Mas desta não possa omitir os fatos e comunico aos jogadores que existe um “Dick Vigarista” rodando a região do ABC e Diadema que vem aplicando golpes de tudo que é jeito para atingir o seu objetivo, de vencer seja qual for à conseqüência.

Estou contando isso, por que na ultima rodada acabei sofrendo o golpe, que foi um acordo não confirmado, pois na 2 e 3 mesas foram acertados que iríamos empatar e deixar da 3º a 6º colocação para os critérios de desempate, já que a mesa 1 iria decidir o 1º e 2º. Mas depois de muita conversa, o meu adversário resolveu mudar sua decisão e como acabei me desconcentrando, perdi a minha partida. Os demais amigos e jogadores do acordo ficaram indignados com a ação do colega enxadrista, pois era um torneio amador e tranqüilo e não precisava fazer isso para conseguir ficar na 2º colocação.

Em resumo


Fiz um bom torneio já que na 5º rodada estava com 4/4 e perdi na mesa 1 “somente” para o campeão merecido, Arthur Farias. Quanto às fotos do torneio, fiquei aguardando o Albano que estava também esperando a fotografa que estava cobrindo o evento para expor-las no Bar do Albano.

Classificação Final CC >clique aqui<

Agora com dupla cobertura, participei nesta tarde de domingo (17/05) também a convite do amigo e clássico, Albano Agostinho, da III Copa de Diadema.

Dados do evento

Data: 17/05/09
Horário: 14:30
Ritmo e rodadas: 15 min/6
Participantes: 23
Arbitro: Cassius Alexandre
Organizador: Albano Agostinho

O torneio


Prof. José Roberto, o Arbitro Cassius Alexandre e Eu (usando a camisa do AM).


O evento além de premiar os 8 melhores jogadores com medalhas e troféus para os 3º primeiros, tinha o intuito de formar a equipe de xadrez que representará Diadema nos jogos regionais do interior de SP. E ainda, paralelamente ocorrida o torneio sub14, onde o favorito é filho de José Roberto, Hugo da Silva.


Na 1º rodada, enfrentei José Geraldo. A partida tava boa, jogando de brancas ganhei 2 peões na abertura e já estava em busca da vitória, tocou o celular do colega e o atento arbitro acusou na hora dando a partida por encerrada com vitória para as brancas. Como nº. 7 do torneio, estava ao lado ao Arthur Farias (nº. 6) e já estava na cola dele para ter a minha revanche do dia do trabalho CC Diadema.

Na 2º rodada, enfrentei Sidnei Sá de Castro. Novamente uma partida posicional que foi decidida pelos peões que eram sacrificados pelo povo de Diadema, que são muito agressivos e faziam de tudo para entrar no tático e por incrível que pareça eu tava aproveitando isso e jogando firme, para ganhar a vantagem dos peões sacrificados. Logo, venci mais uma e de novo agora na mesa 6 ao meu lado na mesa 5, estava o Arthur que venceu também e logo pelo jeito, teremos o nosso confronto.


Na 3º rodada, enfrentei o Giuseppe Caporalle. Vestido a caráter com a camisa do clube italiano de xadrez, jogamos uma partida bem tática, pois sabia que a fraqueza do italiano era nos golpes e assim em todas que jogamos onde havia vencido. Mas desta vez, o italiano estava “ligado” e na verdade o feitiço virou contra o feiticeiro e acabei levando um ataque de mate. Perdi assim, minha 1º partida na mesa 4 e Arthur na mesa 3, ganhou mais uma e acho que não teremos o nosso possível confronto.


Na 4º rodada, não sei o que aconteceu com o emparceiramento, acho que foi devido à rodada das “zebras” como as vitórias do Venâncio “Pecho” em cima do Saito, a do Arthur no Bezerra e a do Caporalle comigo. Digo que não sei que aconteceu, pois acabei subindo de mesa, agora na mesa 2 e enfrentei o invicto Arthur, pois na mesa 1 estavam também os invictos com 3/3, Venâncio e Caporalle. A minha partida com o Arthur novamente foi muito arriscada e inventando alguns lances na abertura para tentar apurar o nosso amigo no tempo, já que ele esta um pouco fora de forma “de xadrez”, acabei de novo caindo na mesma cilada criada por mim mesmo, levei um ataque fulminante e assim perdi novamente para o amigo que tem “fúria” amigável contra mim da derrota do torneio de xadrez de rua. Oh Arthur, já descontou a derrota tanto no CC dia do trabalho como agora na III Copa Municipal, agora é minha vez de ganhar né?

Na 5º rodada, enfrentei o amigo do CDR São José, Zé João. Com vontade de encontrar novamente com a vitória fui pra cima do amigo e conseguir aplicar um tático com um "garfito" ganhando uma peça limpinha e assim ficando difícil de segurar a posição do residente do clube São José.


Na última e decisiva rodada, 5 jogadores estavam na disputa para vencer o torneio entre eles como podem ver na imagem acima: Mesa 1: Arthur (único invicto com 5/5) Vs Fernando (4/5), Mesa 2: Bezerra e Saito (4/5) e na mesa 3: Venâncio (4/5). Enfrentei o ultimo citado que tinha sido “lavado” no torneio do dia do trabalho em Diadema e estava em busca da revanche. Jogando de pretas, joguei a minha sempre caro kan que depois dessa partida vou rever os meus conceitos, pois fui “esmagado” e a palavra é essa mesmo pelo “Pecho de Cabra” e perdi novamente por méritos do possível campeão.

Na mesa 2, acabou empatando amistosamente (como podem ver nos sorrisos dos dois) e na mesa 1, gritando a vitória, Fernando Lacerda venceu o invicto Arthur Farias e assim restaram apenas 3 jogadores que poderiam estar no pódio mais alto: Arthur, Lacerda e Venâncio.

Em resumo


Por sorteio, foi decidido que o 1º critério de desempate seria os milésimos totais e assim o campeão da III Copa de Diadema com 5/6, é ele o “PECHO DE CABRA”, Venâncio Mesquita de Lima.


Confirmando o favoritismo, vence o torneio sub14 com 4,5/5: Hugo da Silva.

Classificação Final Absoluto >clique aqui<
Classificação Final Sub-14 >clique aqui<


TX no Sírio

Como sempre participo do clube, irei escrever uma crônica final com detalhes da etapa como o torneio blitz em SBC. No sábado (16/05) participei do 9º TX do E.C Sírio, mas poderão acompanhar os eventos no Sírio pelo Blog (clique aqui).

2 comentários:

  1. Não sei como elogiar o blog...

    Se é pela maneira que escreve que faz a gente estar no torneio, se é pela riqueza dos fatos, pelas imagens ou pela estória bem extrovertida do Garoto da Selva!

    Muito bom Reinier! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou morando em Diadema agora e gostaria de saber se existe algum clube de xadrez ou um local de encontro entre jogadores, pois pretendo jogar e treinar.....obrigado......meu email: marcelo_mop@hotmail.com

    ResponderExcluir