domingo, 3 de maio de 2009

1º Aberto Centro Cultural Vergueiro



Olá amigos, é com grande satisfação que escrevo sobre a minha “3º casa” desde que cheguei a SP em 2006, mas antes uma breve historia.

Cheguei a SP no dia 07/03/2006, cerca de 3 meses depois arrumei um emprego na Av. Paulista. Perambulando pela Av. Paulista, encontrei vários pontos de lazer e cultura, tais como: Itaú Cultural, SESC Paulista, Casa da Rosa e chegando ao inicio da Paulista, conheci o maior centro cultural de SP que reunia vários atributos culturais de graça como cinema, teatro, shows, exposições e o mais especial para um enxadrista, é um espaço aberto para jogar xadrez.

Logo que estabeleci no emprego, me mudei para uma pensão na Rua Apeninos, bem pertinho do CC Vergueiro. Naquele ano de 2006, até então solteiro, me reunia quase que todos os dias com os amigos enxadristas e ainda curtia outras atividades como cinema e teatro.
Foto de 2006: com os amigos Airton “Pavilhão” (de camisa azul), Miguelito “Argentino” (de listras) e o viciado em concursos.
Xadrez no CCV

Foto de 2007: Nelson (apoiado a mesa) “O xadrez moleque”, o veterano Del Bosco (de listra), Bronislaw Tondowski (de jaqueta curta) e o Gérson e outros.

Sou novo no pedaço, mas acredito que tem mais ou menos uns 10 anos a existência do espaço destinado exclusivamente ao xadrez, segundo um dos mais antigos residentes, Bronislaw Tondowski. O principal objetivo do espaço é a pratica de jogo de xadrez sem compromisso, como de torneios e outros eventos oficiais. Diferente de outros espaços enxadrísticos, o pedaço funciona todos os dias no momento que abri até o fechamento (06:00 às 23:00), inclusive feriados, não funcionando apenas se o CCV não abrir. O espaço conta com 8 mesas personalizadas com tabuleiros de vidro embutidos e cadeiras exclusivas para a prática do xadrez.

O Torneio

Como sabem xadrez além de ser arte e ciência, é também considerado um esporte e como todo esporte, gera uma competição saudável ou não. E não podia ser diferente no CCV, depois de muita especulação e discussão, uma equipe de jogadores para organizar o 1º torneio aberto oficial de xadrez no CCV, abaixo os integrantes:

Manolo – Orador do CCV

Dias e Koga como Árbitro e Diretor do torneio

Reinier Freitas - Imprensa com o Blog Moglichess

Dados do torneio

Local: Centro Cultural Vergueiro
Data: 21/03 a 30/04 (toda sexta-feira, exceto dia 10/04)
Organizador: Koga
Arbitro: Dias
Ritmo: 20min
Rodadas: 5
Participantes: 20

O Torneio

Visão geral da mesa 1 e 2 da 1º rodada

Ao contrário dos que muitos pensam o torneio não teve nada de, pois tinha as grandes participações de Vinicius Saito (FPX rápido 2236), Vinicius Catozzo (FPX Rápido 2148), Sérgio Mazetto (CM aposentado), Nilson (Maior Campeão CDR São José), De Paula o analista e um rapaz que alega ser filho do Robert James Fisher, Marcos “Bob” Monteiro.


Visão Geral da mesa 3 e 4 da 1º rodada

Então teria que disputar a 7º colocação com os meus principais adversários como o Koga, Manolo e Bronislaw como podem ver na foto acima.


Visão Geral da mesa 5 e 6 da 1º rodada (André “o cabeludo” e o Eric o “garoto”).


Mas ainda tinha outros jogadores que poderia atrapalhar a minha ida a 7º colocação como o deficiente visual, André Resende e o jogador ascendente, Eric Badu (que venceu uma etapa 2009 do interno da GXBG).

Destaques

Como o torneio foi longo, teve um feriado no meio e ainda não levei o meu celular para tirar algumas fotos rodada a rodada, alguns destaques abaixo:


1. Destaque para a vitória de Bob em cima do experiente De Paula na 1º rodada

2. Para o empate do Manolo contra o Koga também na 1º rodada.

3. Para o clássico de André e Bronislaw que não poderia ter outro resultado, empate.



4. Para a partida decisiva entre Catozzo e Nilson, que decidiria o vice-campeão do torneio e quem levou a melhor foi o Nilsão.

Desempenho Individual

Desculpas pelo gesto obsceno Sra. Dias, mas não pode conter a alegria da 7º colocação.

Fiz 3/5 sendo 2 vitorias 2 empates que tive que ativar “o xadrez falado” com o De Paula e o Mazettão, e 1 “derrota” que perdi de WO para o Bronislaw, ou seja, terminei invicto no torneio na 7º colocação.

Fotos do torneio

1. O campeão invicto, Marcos “Bob” Monteiro Jorge.



2. 4º colocado, Sérgio Mazetto. Vamos lá Catozzo, MAZETTO, MAZETTO, MAZETTO (musica do amigo).


3. 5º colocado, Vinicius Catozzo que descontou no ping batendo em todo mundo.


4. 6º colocado, “enrolando” muita gente, Koguita (ainda to esperando a esfirra de queijo).

Fato e curiosidade

Digo esfirra, por que a arrecadação do torneio foi revestida alem de medalhas a todos os jogadores, foi também para 102 esfirras de carnes (que eu e o catozzo não gostamos, por isso que citei acima o comentário).

E ainda, o troféu que o campeão Bob acha que ficará na sua casa, mas que na verdade ele será uma espécie troféu de copa do mundo (passa em mão em mão para o campeão atual). E mais haverá um rating interno do CCV, onde a cada 2 meses será organizado um torneio aberto do local.

6 comentários:

  1. Sensacional torneio. Não pelo teu 7° lugar, que merecia ser melhor né Reinier??

    Mas sim pela integração e pelo bom formato de torneio além de uma bela premiação!

    102 esfihas! Ihull!

    Abraços Reinier! E sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez uma excepcional cobertura do torneio, apesar de ter tido algumas marmeladas, alguns resultados inesperados...rssrsrsrsr...zuera...infelizmente naum pude participar da festa mas espero que estejam reservadas as minhas esfirras e minha medalha né........e aguardo o post do torneio de diadema e do churras tb......

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a reportagem do torneio e do CCSP, Reinier. Parabéns para você e para todos que participaram.

    Sérgio Mazetto.

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA DE PARTICIPAR DISSO TUDO INCLUSIVE DA ESFIHA COMO FAÇO ? MEU EMAIL FREECOMDEP@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de saber como é a recepção do pessoal a gente nova, interessada em jogar. Como lazer mesmo. É só chegar e pedir para jogar? Ou precisa levar mais alguém, para fazer uma dupla?
    Além disso, bom, eu não vi nenhuma mulher nas fotos...não tem nenhuma mulher que joga?
    Esperando a resposta, muito obrigada!

    ResponderExcluir