terça-feira, 18 de agosto de 2009

51º Torneio Memorial JG – GXBG


Olá amigos, como prometido na crônica anterior, mais um evento tradicional e mensal que o herói mogliano participa na GXBG, o Memorial Júlio Guerra.

A briga está acirrada para ficar entre os 8 melhores na classificação geral do granprix que terá a grande final dos grupos A, B e C. O candidato que almeja chegar entre os finalistas não pode deixar de participar de nenhuma etapa e fora isso tem que ir bem a todas, ficando entre os 10 primeiros. Por enquanto, ainda estou na 3º classificação do graprinx, mas vamos ver se consigo ainda segurar esta posição nesta etapa.

Dados do evento

Local: Casa Amarela
Data: 16.08.09
Hora: 14h
Ritmo: 16min
Rodada: 6
Participante: 57
Arbitragem: Sérgio Melo

Fatos importantes

Antes de iniciarmos a jornada, quero relatar 2 episódios que podem fazer diferença nos resultados no torneio:


1º Conseguir a proeza de chamar os remanescentes da linhagem real suína, mais conhecida como AAS como: Grego, Roverso, Juca, Bob, Diogo, Jorge e Armen. Os 3 últimos mencionados são da minha equipe MC.


2º A desculpa dos resultados negativos que ocorrerem no andamento do torneio, foi por que a metade da convocação acima, inclusive o tio aqui, jogaram Poker no sábado das 10h até 05h da matina, dormimos até 11h indo direto para o combate na casa amarela.

O torneio

Bom, chega de conversa fiada e vamos ao que interessa: Blood on the board.


Na 1º rodada, enfrentei o pai do Armen (companheiro de equipe), Vazken Proudian (1794). Bom jogando de pretas com a velha caro kan, jogamos uma linha aparentemente tranqüila e tudo encaminhava para um jogo posicional para ser vencido no final de peões, quando do nada: Ca5?!


Bom, parece meio louco mais prefiro sangue a uma partida monótona e ai deu nisso, a sequência após Ca5, não lembro muito, mas foi:

1. DxBb4, DxTc1+
2. BxDc1, TxBc1+
3. Ra2, Ce-c6
4. DxCa5, CxDa5

Daí não lembro mais, mas acabei dando mate de cavalo! Talvez até seja furado a combinação de sacrifício de dama, quem achar pode postar no comentário.


Na 2º rodada, após a bonita vitoria no grande Vazken, enfrento a partida da minha possível revanche do SESC Interlagos, Ricardo Almeida (1814). Bom, o adversário parece ser da velha geração de enxadristas, pois pelo bate papo no carro do Dr. Rubens Trindade, mostrou que conhece historia de xadrez e, além disso, é um bom jogador, onde pude comprovar na partida. Desta vez estava de brancas, jogando uma partida bem posicional e levando para o apuro de tempo, o que eu faço de melhor. Enfim, quando você tem 10segs e o seu adversário tem 2min, os táticos surgem feito uma beleza e não só isso acabou a partida em mate!


Na 3º rodada, assumi a mesa 3, após a derrota do nº3 do torneio, Marcos Willian (1969) para o meu amigo e chefe da agremiação de amigos (AAS), Grego. E como sou o nº4 do torneio (1946) puxei o amigo suíno e ainda de pretas. E ai tive que acionar outra coisa que faço bem alem de enrolar no tempo, é a arte do xadrez falado, ou melhor, negociado (aprendi com o catozzo). Bom, conversa vai e vem, empatamos e fomos tomar um cafezinho. A estratégia era deixar os jogadores da mesa 1 (Marcos Bob AAS) e 2 (Tales) se matarem na 4º rodada e assim conseguirmos aumentar as chances de sermos campeões.


Na 4º rodada, acabou dando certa a estratégia dos tops 1 e 2 se enfrentarem, mas também “marmelaram” e empataram a partida. Bom, agora tinha que vencer o Dr. Rubens (1932) para poder aspirar alguma premiação.

Usei a mesma estratégia como na 2º partida e que como todo mundo sabe, o Trindade gosta, gosta mesmo de pensar e sempre fica apurado. Segundo estatísticas, ele sempre a maioria das partidas mesmo apurado no tempo, ou seja, ele joga muito rápido. Mas o que não falaram para ele é que o tio aqui também joga rápido e dificilmente fica apurado. Acho que foi a última partida da rodada, eu com 1min e trindade com 5segs, mas mesmo assim a partida foi difícil, apesar do peão a mais que eu tinha, mas era muita vantagem de tempo e a partida era delicada, não deu para o Dr.

TETRATABLAS

Na 5º rodada, apenas 4 estavam invictos com 3,5/4 e são eles: Marcos Bob, Tales, Grego e eu. Depois de muito blá blá blá, nós suínos conseguimos com regras e com muito poder de convencimento empatar sem ao menos mover uma peça com os tops do torneio.


Na última e decisiva rodada, não tinha mais como usar a lábia ou enrolar alguém mais no tempo, para ganhar alguma premiação ou até mesmo ser campeão do torneio teria que ser suado e sangrento. Grego na mesa 4 foi o primeiro a chegar aos 5/6 e esperava possíveis AAS também com a mesma pontuação como Bob, Diogo, Armen, Roverso e Eu. Tivemos algumas baixas nesta rodada sangrenta do AAS como: Jorge, Diogo e Armen. Mas pelo menos mais um AAS chega aos 5/6 e agora faltava o confronto suíno, Reinier VS Roverso. Antes dessa rodada, já havíamos tido confronto entre amigos AAS como:

- Bob e Juca: 1 a 0.
- Diogo e Roverso: Empate
- Grego e Reinier: Empate
- Bob e Reinier: Empate
- Bob e Armen: 1 a 0.

Tudo marmelada sim Srs., exceto na 1º e última rodada que não teve jeito, jorrando sangue dos amiguinhos Juquinha e Armen. Mais neste ultimo confronto AAS, não teve jeito, pois empatando ou perdendo para mim não ia mudar nada, pois concorria somente no grupo A, enquanto Roversão poderia ganhar o Grupo C mesmo perdendo, pois não tinha rating GXBG. Depois de muitos lances e ataques de tudo que é jeito, acabei vencendo o Grande Pianista, Leandro Roverso.

Premiação

Agora os olhos ficaram em volta dos 4 jogadores que conseguiram chegar aos 5/6, sendo 3 deles AAS: Bob, Grego e eu. Mais como imagem, foto e vídeo falam mais que mil palavras vejam abaixo:




Em resumo

Bom, enfim consegui ganhar uma etapa da casa amarela do Grupo A (ano passado ganhei 1 etapa da B e a grande final do ano) sendo que este ano fiquei em 3º, 6º, 16º, 5º, 7º e agora: CAMPEÃO. Somando na ultima etapa 17+10 desta e junto com o rating de 1946, no mês de agosto sairei com 1973: RUMO AOS 2000.

Classificação Final >
aqui<

Um comentário:

  1. AAS campeão da A
    AAS campeão da B
    AAS campeão da C.

    Creio que isto seja o suficiente pra definir a fantástica performance dos enxadristas desta apaixonante agremiação.

    Um abraço a todos,

    Christian Avgoustopoulos
    Campeão da B
    Presidente do AAS
    Diretor do Depto de Xadrez do CDR São José
    Árbitro CBX

    ResponderExcluir