domingo, 9 de agosto de 2009

Pré-interequipes - Liga de Xadrez

Visão geral do depto destaque para a equipe de Jundiaí (Top 1º do torneio)
Olá amigos, após um breve descanso de 2 semanas (último torneio foi o AAS 6 anos) do blog “MC”, digo descanso do blog, por que o herói mogliano esteve presente quase todo o santo dia como “sapo” no maior torneio já visto no Brasil, o continental das Américas.

Bem, mais um torneio está entrando para agenda do AAS (Agremiação athletica Suína), Pré-interequipes. Diferente do ano passado que teve uma edição em meados de outubro (um mês antes do tradicional torneio FPX, Franco Montoro), esta edição de treinamento para torneio por equipe está associada ao evento do dia 30/8 (inscrição até dia 25/8), IV Campeonato Aberto Interequipes da
liga de xadrez.

Novidade no blog

Pois é, devido a tantas solicitações para encurtar e facilitar mais o nome do blog que foi jungleboychess, sampachess e agora moglichess, passamos também para o .com e logo o endereço do blog para não esquecer mais é
www.moglichess.com

* Lembrando que quem tentar acessar pelo blogspot, ainda será possível.

Voltando ao torneio



Tivemos a incrível presença de 26 jogadores de alto nível distribuídos em 8 equipes de 3 tabuleiros, sendo 2 equipes com 1 reserva. Destaque para a presença do atual campeão brasileiro sub18 e o maior rating rápido FPX do torneio (2297), Marcos Torsani “o kasparov de Itaquera”. O sistema do torneio novamente foi adotado como no AAS 6 anos no esquema copa do mundo de futebol e o ritmo foi de 21min jogados em 5 rodadas (6 rodadas, se houver empate e no sistema Armageddon).

* Armageddon: Consiste no desempate, onde as brancas jogam com 6min e as pretas com 5min, onde o empate prevalece às pretas.


Por sorteio e escolha dos cabeças dos grupos (AAS “B” – A e Jundiaí – B), os confrontos da fase preliminar ocorreu como podem ver acima. Acredito que deu a lógica na classificação das 2 melhores equipes de cada grupo para a fase eliminatória da semifinal (1º ao 4º) como podem ver abaixo:


Agora que o coração começa a bater mais forte, pois entra a agora a fase do mata-mata ou eliminatória. Lembrando que haverá também uma fase eliminatória para as equipes que foram eliminadas na 1º fase, sendo a disputa pelo 5º ao 8º.


Nas semifinais tivemos a luta entre os cabeças dos grupos A e B, com muito equilíbrio o 1º e 3º empataram e o 2º tabuleiro Rafael Zakowicz decidiu o confronto vencendo o matador de Interlagos, Vinicius Saito.

Fase preliminar das equipes: Gripe Assassina e São José “B”

A Gripe Assassina (será a suína?) que tinha passado o caminhão na fase preliminar, vencendo todos os matches e cedendo apenas 1 ponto, parece que acabou o efeito da doença e foi aplicada uma “vacina” pela equipe Borba Gato que venceu e se classificou também para a grande final. Em minha opinião houve trocas de finalistas, pelo desempenho que vinham fazendo na fase eliminatória, ou seja, os 2º lugares classificados na fase preliminar foram que classificaram para a grande final.
Fase preliminar das equipes: AAS “B” e AAS “A”

Já a outra semifinal dos eliminados, deu a lógica e as equipes AAS “A” e “MC” venceram de forma convincente as equipes do São José e também faz uma final a parte pelo 5º lugar.

Fase final das equipes: Borba Gato e AAS “B”

A grande final foi emocionante, pois acabou empatando no ritmo normal de 21min e será decidida no tie-break no sistema Armageddon (clique na imagem e veja o vídeo de desempate).


Bem, como podem ver acima somente estava decidido o 3º, 4º, 7º e 8º e além da grande final ser decidida no tie-break no sistema Armageddon, também teve outra decisão neste sistema das equipes AAS “MC” e AAS “A” que iriam decidir o 5º lugar e além disso, a rivalidade amistosa pairava no ar e por isso vem melhorando os resultados individuais e por grupos do AAS.

Como viram no vídeo do blitz Armageddon da grande final, a equipe AAS “B” meteu 3 a 0 na equipe do Borba Gato, resultado ao menos inesperado se for pensar que deu empate na partida normal de 21min.
Já a nossa final foi eletrizante, pois os resultados foram invertidos na partida normal de 21min: Japinha venceu Diogo, Jorge Venceu Grego (com direito a mate!) e novamente a partida ficou em minhas mãos, lembrando que estava jogando de pretas e o empate já deixava a nossa equipe com o 5º lugar. Mas tava difícil, pois Juca forçou de tudo que é jeito e ficou ganho, mas devido o apuro do tempo pra ambos (10 segs.) levou dois duplos de cavalos perdendo a torre e o peão passado, como eu tinha somente um cavalo e bispo, acabamos empatando e vencendo o match.

A equipe São José “A” venceu a São José “B” de 3 a 0 e ficou com o 7º lugar.


A classificação acima mostra que nem sempre a posição final reflete a listagem de rating médio das equipes como as inversões das equipes de Jundiaí e AAS “B” do 1º e 3º, mas o 5º e 6º das equipes AAS “A” e AAS “MC”.

* Os desempates no relâmpago não foram considerados.

Desempenho indivual MC


Nossa equipe jogou bem e foi o passo inicial na formação do grupo “MC” (moglichess). Pelos dados, posso falar que sem dúvida (sem puxar sardinha) que Diogo Leite foi o maior destaque do torneio, não só pelos 4,5/5, mas por ter vencido o atual campeão brasileiro sub18 no 21min e o maior rating do torneio (2297), Marcos Torsani.

Jorge que jogou abaixo do seu nível (já que empatou com o MF Ivan Nogueira e MI Mauro de Souza na GXBG) fazendo 1/5, deve ter sido por causa da pressão de jogar igual ou melhor que os demais companheiros. Mas na partida decisiva do 5º lugar, recuperou com alto estilo dando MATE no amigo e organizador Gregão (2091).

Quanto a mim, digamos que fiz o que tinha que fazer, afinal 50% neste torneio não é fácil, tive somente uma derrota para o grande Bezerra (2194) e ainda conseguir empatar no sufoco com Allan Hurba que venceu MI e MF no recente torneio continental. Fora isso, empatei feito uma beleza (3x) e olha que não gosto de empatar, mas foi o jeito. Abaixo veja detalhes da equipe:


Destaque


Para a equipe campeã AAS “B” e mais um titulo para o AAS. Que de B não tem nada, é só uma estratégia do presidente do AAS. Veja abaixo o desempenho individual da equipe campeã:

16 comentários:

  1. vocês tem que avisar um pouco antes sobre esses torneios... até tava afim de ir, mas é osso xD..

    os capivaras td pipokeiro ai... :p ganham o grupo e depois na hr do vamo ver, do sangue nos olhos, pipokam

    asuhsauhasuhusahusahusahuashuas

    abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Vlw Mogli!Ficou boa a crônica!É chibata maluco!!

    ResponderExcluir
  3. Foi um dos melhores torneios q joguei nos últimos anos !!! Ver a cara do Marcos Willian depois de ficar completamente ganho na partida de 21 minutos e afogar o meu rei empatando a partida naum tem preço !!!! hahahaha
    Vlw !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vlw Mogli!Ficou boa a crônica!É chibata maluco!!

    ResponderExcluir
  5. auahauhauhaua

    Esse meu Xará tem espírito de porco mesmo!

    Bom Reinier, foi mais um grande evento. Caso Guaíra não monte uma equipe para jogar o Pré FM, gostaria de engrossar o caldo se tiver um Pré FM...

    Posso?

    Parabéns pela crônica e os vídeos encorpam e faz a gente ficar mais a fim de jogar ainda.

    Que crônica! Que crônica!

    Parabéns mais uma vez!

    *.*

    Abraço

    Rafael Pimentel
    www.blogsdexadrez.blogspot.com
    www.cxguaira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Boa cobertura,

    Realmente de bastante qualidade, agr, qto a classificação da minha equip, foi graças a puuura enrolação do Bob nas semi, isso pq ele tava mais f***** q num sei oq... Mas enfim, parabens tb a equip campeã!


    Abraço
    BrMR

    ResponderExcluir
  7. Fico muito contente com a aprovação geral dos participantes neste evento bastante interessante que conseguimos realizar no CDR São José. Agradeço a presença de todos e aos esforços do amigo Reinier, que foi muito solícito na divulgação do evento e trouxe equipes de qualidade bastante satisfatória, que acrescentaram, e muito, ao nível técnico do torneio.

    Espero contar com a presença de todos nos próximos eventos que realizaremos, dando ênfase para a etapa do Circuito 21' da FPX, no dia 29/08. Mais informações em: http://www.fpx.com.br/2009/21/cdr.html

    Um grande abraço a todos.

    Christian Avgoustopoulos
    Presidente do AAS
    Diretor do Depto de Xadrez do CDR São José
    Árbitro CBX

    ResponderExcluir
  8. E só pra não perder o costume, mais um título para o AAS!!!

    ResponderExcluir
  9. Pra consta, minha equipe fez 10 e não 9 como consta...

    Ao menos a equipe q mais pontuo né Reinier?!
    XD

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o torneio de bom nível e com galera boa. E a cobertura ficou show como sempre vlw mogli.
    Agradecimento especial ao rafa ao bob e ao marcos wilian sem o qual nada disto seria possivel kkk (zuera hein mw vc é o cara kk).

    E pra finalizar não se esqueçam que... Ahhhh o campeãoo voltooouuu o campeãoo voltoooou o campeãaoo voltooooo oooooou.

    Abraçãooo

    ResponderExcluir
  11. kkkkk, Boa Viny! Mas eu acrescentaria nessa lista o Bruno Morado q tb ajudou muito! :) E q fique bem claro Moradinho, só dei empate naquela posição, pq a gente ganhava o match! hehehe
    :) :) :)

    ResponderExcluir
  12. Rafael Zakowicz (6 min) x Marcos Willian (5 min) (Giuoco Piano-Gambito Evans)

    1) e4 e5 2) Cf3 Cc6 3) Bc4 Bc5 4) b4 Bxb4 5) c3 Be7 6) d4 exd4 7) Db3 d5 8) Bxd5 dxc3 9) Bxf7+ Rf8 10) Bxg8 Txg8 11) 0-0 Dd6 12) Ba3 De6 13) Bxe7+ Rxe7 14) Dxc3 g5 15) Cbd2 g4 16) Ch4 De5 17) Da3+ Dd6 18) Db3 Be6 19) Cf5+ Bxf5 20) exf5 Taf8 21) Tfe1+ Rd7 22) Ce4 Cd4 23) Da4+ b5 24) Dxa7 Cf3+ 25) gxf3 gxf3 26) Rh1 Db6 27) Tad1+ Re7 28) Da3+ b4 29) Dxf3 Rf7 30) Td7+ Re8 31) Cf6 ++

    ResponderExcluir
  13. Meus parabéns por mais uma cobertura "in loco", ficou muito boa.....E quanto aos agradecimentos, realmente a moçada tá com muito humor....huauhuhauhaa...infelizmente a equipe mais forte e que pontuou mais acabou não ganhando por mero acaso, mas...tudo bem.....E tb dou os parabéns ao Grego por mais esse torneio organizado, acho q esse torneio por equipes deveria ser feito mais vezes!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. São iniciativas como estas, que inaltecem o Xadrez Paulistano, colocando-o em seu devido lugar.Todos ganharam.Ótima organização.Excelente cobertura. Nota DEZZZ!!
    XADREZ DE RUA TATUAPÉ
    paulo lima

    ResponderExcluir