segunda-feira, 12 de outubro de 2009

II Torneio interno pensado – CDR São José


Olá amigos, mais um torneio pensado para o herói mogliano que quer largar o vício de jogar relâmpago e acabo ficando sem paciência.

Digo mais um, pois já joguei 4 pensados neste ano (o que é muito) entre eles: Match AAS X Sírio, I Torneio interno CDR São José, Interclubes, Match AAS X Diadema e agora o II Torneio interno pensado do clube, onde o diretor do depto. é o atual nº1 do torneio e presidente do AAS, Christian Avgoustopoullos o nosso popular Grego.

Dados do evento

Local: CDR São José – Ipiranga
Data: 11/08 a 6/10/09
Ritmo: 1h30min
Grupo: A
Rodada: 8
Participantes: 17

O Torneio



O torneio tem o objetivo de preparar nossos heróis Reinier, Grego, Jorge e Roverso para a dura batalha que estavam prestes a enfrentar no período de 7 a 13/10 (aguardem crônica, ainda nesta semana), o 73º Jogos Abertos do interior na modalidade xadrez e representando a cidade de Guaíra (perto de MG).

Como observaram nos dados, o organizador e árbitro do evento Grego, resolveu dividir por categoria A, B e C por ordem de rating. E diante disso, os 4 heróis citados acima do AAS se enfrentaram junto com o maior campeão de todos os tempos do CDR São José, Nilson Farias.

As rodadas – 1º Turno

Assim, o Grupo A jogou 8 partidas sendo ida e volta, alternando as cores. A 1º e 2º partida minha contra o Jorge e Nilson, não teve PGN, pois empatei sem jogar com o Jorge (estávamos participando de outro evento no dia) e o Nilson, como queria de qualquer jeito voltar a jogar com os seus amigos de “dominó”, sugeri pra jogarmos blitz de 5min e eu o venci. Abaixo as 2 partidas do 1º turno contra os amigos Roverso e Grego.

Comentário: Nesta partida, tentei usar a estratégia “Vem pra cima, que te dou uma porrada”, ao menos tentei! Digo isso, pois jogando de pretas com um jogador posicional, era o único jeito de trazer para um jogo aberto e tático que é o estilo que me agrada. Mas o feitiço virou contra o feiticeiro e perdi, embora ficasse ameaçando golpes e até mesmo mate.


Mas o GM (grande músico) pianista Leandro Roverso foi cauteloso e venceu de forma convincente.


Comentário: Agora de brancas, jogo agora diante do meu maior clássico do AAS, o nº1 do torneio e invicto no grupo com 3/3, Christian “Grego”. Esta partida a estratégia era bagunçar tudo e “blefar” como sempre, na esperança do adversário não ver algum golpe tático.


E depois de ficar perdido logo na abertura, fui bastante corajoso em tomar o Cxa7! Por fim, o golpe “Louva-Deus” Cxc6 e assim arrematando a partida com os lances seguintes do jogo.


Bem, ao final do 1º turno, a classificação acima mostra o equilíbrio entre 3 jogadores do AAS e o estranho desempenho de Jorge e Nilson que estavam com 1/4!

As rodadas – 2º Turno


Após ter vencido o imbatível Grego no 1º turno, estava mais confiante e com esperança de ser campeão do torneio, mas para isso teria que fazer uma campanha melhor do que 2,5/4 do 1º turno. E para isso, fui forçado à contra gosto de enfrentar o amigo e companheiro Jorge Fakhouri. Além disso, havia desperdiçado 0,5 ponto para o Nilson sem jogar, pois não consegui ir no dia da partida e assim combinamos empate.


Comentário: No lance 35, havia pedido empate ao Jorge, pois achava que tava mesmo empatada a partida e não queria força contra um amigo do peito, mas Jorge recusou já que tinha que forçar e ganhar todas as partidas devido à péssima campanha do 1º turno, 1/4. Mas como sabem o velho ditado “Quem força, perde”.


Comentário: Na 3º partida do 2º turno, agora de brancas enfrentei novamente o GM Roverso. Esta é uma partida que o Shirov teria um orgasmo na tomada do cavalo dos 2 peões logo na abertura (segundo o André Fernandes). Com 2 peões a menos, ficou difícil pra Roversito segurar a posição e após levar mais um tático TxC no final, forçando a promoção do peão e acabando a partida.


Comentário: Na última e decisiva partida, enfrentava o grego jogando pelo empate, já que ele havia sido derrotado por Jorge e empatado com o Roverso. Grego jogou sem medo a sua popular abertura "portuguesa” e ai entramos numa seqüência de trocas, onde ele até poderia ganhar 1 ou 2 peões, mas preferiu seguir a linha mais cautelosa para ir pro final de peões, onde é o seu forte (teve aula com o MI Herman, autor de “Peões mágicos”). E ai, eu jogo “G6” e deixo os detalhes para o amigo Grego que tá louco para comentar (me zuar mesmo).


Assim, fiquei novamente em 2º no 2º turno. Destaque para a recuperação de Jorge que fez 3/4, poderia até mesmo ter feito 3,5/4 se não forçasse a nossa partida. Agora fica a questão de saber, quem foi o grande campeão da categoria A do torneio assiduidade 2009 do clube São José.

Premiação e classificação final

Como podem ver na tabela, foi muito acirrado (pelo menos entre os AAS) e foi de bom agrado aos membros suínos como treinamento para os jogos abertos em São Caetano do Sul.


É amigos, Grego mostrou que é o nº1, não só pelo rating e sim pelo desempenho e estratégia diante dos confrontos. Eu fiz 5/8 sendo de brancas 3,5/4 e de pretas 1,5/4, o que é ótimo já que não sou um jogador de pensado e fiquei com o vice. Jorge que tinha ido mal no 1º turno, se recuperou e ficou com a 3º posição, ganhando nos critérios de desempate do GM Roverso, que acabou cansando diante dos amigos AAS no 2º turno. Nilsão mostrou mesmo que a presença é o que vale e que sempre a tempo de mudar de esporte, no seu caso dele foi pro Dominó.


Como disse logo no inicio desta crônica, o torneio tradicional do CDR São José “Assiduidade” que ocorre anualmente, teve 3 categorias A, B e C sendo os grandes campeões: Carlúcio (C), Bruno (B) e Grego (A).

Um comentário:

  1. Belo post, afinal, o tempo de espera foi longo, porém, mto bem postado, embora o garoto Mogli...seja conhecido pelo relampago, mostrou sua estabilidade, mantendo-se em 2° e disputando o título na última rodada, com vantagem do empate, Gregão levou na experiência!
    Jorge fez torneio de recuperação sensacional!
    =]
    Roversito se acomodou
    ahahaha

    quero vcs no pensado srs!
    um abraço!


    Obs: g6 !!!! ( Grego exclamou na planilha!)
    Quem mandou vc falar pro cara abandonar?
    kkkkkkk

    ResponderExcluir