quinta-feira, 26 de março de 2009

46º Torneio Memorial JG – GXBG

Olá, amigos

Também voltando às dependências de outro tradicional evento que já participo desde 2006, desta vez na 2º etapa do Memorial Júlio Guerra, promovido e organizado pelo clube de xadrez Borba Gato (GXBG).

Dados do torneio


Local: Casa Amarela (S. Amaro)
Data: 22/03/09
Horário: 14:30
Ritmo: 20min
Rodadas: 5
Participantes: 17

Árbitro e organizador: Sérgio Melo

Historia do memorial

Júlio Guerra, artista plástico nascido no bairro de Santo Amaro no ano de 1912 e falecido em 2001, estudou na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Autor de obras monumentais e controversas das Avenidas Santo Amaro e Adolfo Pinheiro (Estátua do bandeirante Borba Gato e Mural do Teatro Paulo Eiró), além da Mãe Preta, que fica no Largo do Paissandu, Julio Guerra nunca deixou de retratar e homenagear Santo Amaro em esculturas e pinturas.


Leia mais:

"Guerra no nome, guerreiro na vida".
"O Centro das Tradições de Santo Amaro inaugurou o Espaço Júlio Guerra"

* Texto retirado do folder do GXBG.

Xadrez Solidário


Além de ser um bom espaço para jogadores amadores e iniciantes, o torneio JG tem como principal objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para a instituição Casa do Menor Santo Amaro (Link da instituição
clique aqui).

Retrospectiva – Mogli no JG

Desde 2006, participo dos eventos promovidos pelo GXBG dirigido pelo experiente árbitro e organizador de torneios, Sérgio Melo. Abaixo um resumo dos meus desempenhos nas etapas:

** 2006

- 2º etapa - 3,5/6 – Grupo A - 19º lugar
- 3º etapa – 2,5/6 – Grupo A – 21º lugar

** 2007

- Não participei.

** 2008

- 1º etapa – 6/6 – Grupo B – Campeão
- 4º etapa – 4,5/6 – Grupo A – 4º lugar
- 5º etapa – 4/5 – Grupo A – 2º lugar
- 8º etapa – 4/6 – Grupo A – 5º lugar
- 9º etapa – 4/5 – Grupo A – 3º lugar
- Final – 5/5 – Grupo B – Campeão

Como viram fui melhorando a cada etapa e terminei 2008 com rating de 1910 e olha que isso é bom no Borba Gato. Detalhe, no inicio cheguei a despencar para 1800 ao final 2007 e no 2008 fiquei com 2 troféus de 1º lugar, 1 de 2º lugar, 1 de 3º lugar e ainda fui campeão absoluto do grupo B na final do circuito.

O torneio

Na 1º rodada, enfrentei o Simanis Novicks. O Prof. Simanis, pois ele dá aulas de abertura no Borba Gato, como sempre fujo da sua teoria na abertura e faço o possível para entrar no tático, onde tenho êxito e acabo vencendo no tempo ou no jogo do pobre Simanis. Desta vez fui obrigado a jogar uma partida bem posicional e o venci no final de partida com promoção de peão. Apesar de ter perdido para mim, Simanis fez um ótimo torneio terminando em 4º lugar na classificação geral e foi o campeão B (melhor sub1850).


Na 2º rodada, enfrentei Gabriel Pereira. Gabriel recentemente teve uma grande conquista ao ganhar no interclube Grupo C como melhor 1º tabuleiro. Nos confrontos diretos, devo ter 5 a 1 em torneios jogados no Borba gato, SESC Interlagos e uma partida na Franco Montoro 2008. Mas sempre é uma partida difícil, novamente tive que jogar muito seguro e posicional, ganhando a partida devido a peão no meio de jogo. Gabriel acabou desanimando (como podem ver na foto acima) e levou uma medalhinha de destaque infanto-juvenil com 2/5.


Na 3º rodada, o confronto inevitável dos invictos e tops do torneio, Tales (1964) VS Reinier (1910). A partida não poderia ser mais difícil e dura, fiquei superior na abertura com peão isolado do tales, mas não aproveitei e no meio de jogo conseguiu igualar. Aparentemente empatado, num erro fatal ao tirar a torre da 7º, acabei deixando escapar a vitoria, já que tales estava apurado com 2min no relógio.


Na 4º rodada, enfrentei o jogador sem rating, Roberto Silva. O novato na casa amarela, estava bem, pois até a 3º rodada tinha 2,5. A nossa partida foi boa e levei bastante ataque e olha que o adversário estava de pretas, mas aos poucos consegui reverter o ataque e aplicar uma cravatura no cavalo, que posteriormente acabei ganhando limpinho. Daí para frente foram trocas de peças até o final, mas mesmo assim, Silva estava ameaçando golpes táticos com intuito no mate do corredor, o único problema é que ele estava enfrentando também um jogador tático e logo consegui ver os ataques e arrematar de uma vez por toda a partida.


Na última rodada, enfrentei o campeão do grupo B de 2007, Paulo César. Vulgo conhecido como PC, do ano passado pra cá, ele vem ganhando vários torneios e prêmios de destaques ganhando de adversários fortes. Para confirmar o pódio, resolvi pedir empate antes de jogar para deixar para os milésimos (critérios de desempate), pois iríamos ficar com a mesma pontuação de 3,5/5, pois era certo que um dos dois iria ficar em 2º e 3º. Mas deixamos escapar um detalhe, tinha outro jogador que podia chegar aos 4/5 e não deu outra, o jogador Luis Gianetti ficou com o 2º lugar. E infelizmente para PC e felizmente para mim, acabei ficando com 3º lugar (to com peso na consciência, sorry PC).

Em resumo



Fiz 3,5/5 ficando em 3º/17º e ganhando um pontinho no rating, que agora estará com 1911.

Classificação Final - >
Clique aqui<

Nenhum comentário:

Postar um comentário