quinta-feira, 12 de março de 2009

Interclubes 2009 – AAS São José Guairá


Bem amigos da rede enxadrística, o blog moglichess orgulhosamente apresenta à crônica: Interclubes 2009.

A regra e a exceção

Todo jogador paulista sabe que o maior e mais tradicional torneio entre equipe é o Interclubes promovido pela federação paulista de xadrez.

Infelizmente devido a uma regra imposta pela FPX, que o jogador deve jogar pelo mesmo clube no interclube e nos jogos regionais, vem caindo a cada ano a quantidade de participantes e a qualidade também, se lembrarmos que alguns anos atrás tinha GM´s jogando. Lembrando que vários jogadores profissionais ganham bolsas das cidades que representam.

Concordo em parte com a regra, pois pelo menos o jogador respeita a cidade que defende nos jogos regionais e assim cria uma identidade nos clubes. Mas a regra deveria ter uma exceção:

1. Jogos regionais são disputados por município de SP, exceto a capital.
2. Existem vários clubes filiados a FPX na capital paulista.
3. Logo o jogador poderia jogar num clube paulista no interclube e assim não iria prejudicar a cidade paulistana que representa

Retrospectiva

Como é de conhecimento de todos, após 3 anos de participação em algum evento deste porte, costumo fazer uma comparação de desempenho do clube, equipes e individual do torneio.

2007 - AAS Splash Surf & Chess "A" – 18 pontos – 7º lugar
No 4º tabuleiro, fiz 0/2 perdendo para Tais Julião (2048) e Cassius Alexandre (2060).

2008 – AAS São José Guairá “A” – 18 pontos – 4º lugar
No 4º tabuleiro, fiz 2,5/4 perdendo apenas para Sérgio Freitas (2022).

2009 - ???

Dados do evento

Local e data: 4 rodadas (28/02 e 01/03) na Hebraica, as 3 restantes em Pinheiros (7 e 8/03)
Ritmo: 1h20min
Categorias: A B e C
Organização: FPX
Inscritos: 501 (Equipes: 8 na A, 37 B e 30 na C, 75 equipes no geral)

A união faz a força: AAS, Guairá e CDR São José



Bem, analisando a relação de inscritos, olha isso:

- 28 jogadores na C, sendo 4 equipes
- 45 jogadores na B, sendo 7 equipes

Total: 73 jogadores em 11 equipes disputando no interclubes 2009.

Perdemos o troféu de maior delegação apenas para o clube Kolping.

O Torneio


Na 1º rodada, enfrentamos a equipe Sabin-Med USP. Equipe treinada pelo MI Cícero Braga, obtemos razoável facilidade em vencer o match de 3,5 a 0,5, sendo o empate do nosso 4º tabuleiro, Vanessa Oliani que junto com o seu adversário tinham 16 peões no final! Mais um detalhe, derrubei a seta do aspirante a médico.


Na 2º rodada, enfrentamos mais uma equipe de médicos, Paulistano UNIFESP B que também era treinada por um mestre internacional, Pelikian. Agora com uma equipe mista (homens e mulheres), vencemos também com razoável facilidade de 4 a 0. Essa tive a sorte de aplicar táticos múltiplos no amigo médico, que no começo me mostrou como é fácil acabar com o problema de anotar o nome do adversário, basta pegar a planilha e escrever você mesmo com o nome complicado, simples e eficiente.


Na 3º rodada, pela manhã de domingo, eu e o André descansamos para assistir o auto-esporte da globo. Agora uma equipe mais “feminina” (desculpe Fabrício), enfrentava a equipe infantil, Primeiro de Maio B – Cate. Provavelmente também treinada por mestre, conseguimos mais um 4 a 0. O mais incrível era que aparentemente nós éramos a equipe mais fraca do AAS e estavam após a 3º rodada, liderando a categoria C!


Na 4º rodada e última do final de semana do clube Hebraica, o confronto foi inevitável contra a equipe favorita ao titulo do torneio, AAS São José Guairá J. Ambas as equipes estavam invictas, sendo que a nossa equipe havia perdido somente 0,5 pontos. Achava que seria um “empate” amistoso entre clube como foi ano passado, mas como era muito cedo e muitas equipes tinham chances de atrapalhar a conquista do AAS na C, resolvemos jogar até sair sangue! Todos os jogadores lutaram bravamente até o final, André não resistiu à terrível força fora do comum, do nosso mais forte jogador da C, Tekinho. Vanessa também acabou cedendo o ponto ao Japinha, que estava jogando muito xadrez no torneio. Restou apenas para Fabrício e eu salvar a dignidade da nossa equipe e do próprio Aas, afinal o AAS NUNCA LEVOU DE 4 A 0 NA CATEGORIA C. A minha partida estava completamente empatada, sendo que “crebinho” mostrava claramente que queria empatar, mas não podia devido o Fabrício não estar muito bem. Depois de vários e vários lances, aconteceu o inacreditável, Fabrício venceu o amigo Jorge Fakhouri e eu fiquei perdido, mas há sempre uma escapatória para um enrolão! Como podem ver no vídeo abaixo, fui obrigado a usar artimanhas ocultas. Perdemos de 2,5 a 1,5.




Na terça passada (03/03), infelizmente peguei uma gripe fundida com dengue (só pode ser até hoje não me curei direito) e fiquei 4 dias na cama para ver se melhorava no próximo sábado, pois tinha que jogar de qualquer jeito a 5º e 6º rodada, pois Fabrício e Vanessa não poderiam vim.

Na 5º rodada, estávamos em 3º lugar na classificação geral e os desempenhos individuais eram ótimos como podem ver:

1º Tabuleiro – André Fernandes - 2/3
2º Tabuleiro – Reinier Freitas - 2,5/3
3º Tabuleiro – Fabrício Sartori – 3/3
4º Tabuleiro – Laís Pimentel – 2/2
5º Tabuleiro – Junia Andrade – 2/2
6º Tabuleiro – Vanessa Oliani – 1,5/3





Jogamos contra a equipe CXS C (santos), para evitar erros devido à gripe, joguei uma partida tranqüila com o 2º tabuleiro Marcelo Miguel que aceitou depois de 40 lances, peças iguais e posição também o meu pedido de empate. Andre também ofereceu empate, devido ainda estar meio zonzo da derrota contra o Tekinho. Por isso a foto acima, só tem as meninas que lutaram e lutaram, mas não resistiram à garotada decoreba. Perdemos de 3 a 1.


Na penúltima rodada, enfrentamos a equipe Kolping Alekine. Ainda meio zonzo da gripe “dengária”, enfim enfrentava um jogador duro de roer com 2100 de FPX, Biazi Bayer. Não resistir os “ferimentos” da abertura mal jogada por mim e acabei conhecendo a minha 1º derrota em véspera de terminar o torneio. André mesmo com o fone de ouvido, para concentrar somente na partida, também acabou derrotado. Restam apenas para as bravas jogadoras de Guairá, Laís e Junia para salvar a equipe e ainda podemos sonhar com o pódio. As meninas lutaram e venceram suas partidas suadas e o match empatou.


Ultima e decisiva rodada, enfrentamos novamente o clube do Kolping, mas agora era “B” que não tinha nada de “B”, pois era a equipe do João Batista (2116) e Marcos Willian, jogadores do clube Borba Gato. Um pouco melhor da gripe e com a volta do invicto Fabrício, tínhamos que fazer 3 a 1, para ficar em 3º lugar. Pensei consigo mesmo - “Vou subir para o 1º tabuleiro para o sacrifício, enquanto o Fabrício, Laís e Junia ganham suas partidas”, pedi para o grande André descansar afinal, estava com apenas 50% de desempenho e não queria que ele ficasse no negativo, enquanto eu ainda estava com score positivo de 3/5. A briga foi boa em todos os tabuleiros, a Junia ficou logo superior na abertura, Laís estava pouco inferior, mas dava para lutar e Fabrício estava ganho com qualidade a mais do Marcos. A minha partida foi dura e demorada, até fiquei apurado com 1min no relógio, mas infelizmente não pude segurar mais a pressão que sofria desde a abertura por Batista. Novamente ficou de novo a decisão para as meninas, mas as duas estavam cansadas e a pressão era grande, pois até então elas nunca tiveram chances de ganhar uma medalha no interclubes. Afinal, prevaleceu a experiente de ambos os jogadores do Kolping B que conseguiram vencer suas partidas e assim a equipe ficou em 3º lugar merecido.

Destaques






1. Para a equipe campeã da categoria C, AAS São José J


2. Para o 3º lugar da equipe AAS São José “A” do amigo Catozzo e Cia.


3. Para o melhor 2º tabuleiro da C, Rafael “Oreiá” Favarin que fez 6/6, mostrando que alem de ser um bom escritor é também um grande jogador. Isso me dá esperança...



4. Para o melhor 2º tabuleiro da B e que ganhou do MI Segal, Bruno Cavam com 6/7


5. Para o melhor 3º tabuleiro da C, nossa equipe AAS São José Guairá F, Fabrício Sartori com 4/4

Aconselho para maiores detalhes e visão geral do AAS que entre no blog do meu amigo guairense, Rafael Oreiá
www.cxguaira.blogspot.com

Classificação Geral >
Categoria B < > Categoria C <

3 comentários:

  1. E o destaque para melhor dirigente e organizador de equipes do Interclubes 2009, onde fica? hahaha

    Parabenizo a todos os 33 membros do AAS nesta fantástica competição. Lembrando que eramos 3 quando iniciamos a jornada, em 2003. Passados 6 anos, ja colecionamos troféus e pontos contra algumas das mais tradicionais instituições paulistanas.

    Mais uma linda página escrita com muito ímpeto na história do AAS!

    Meus sinceros agradecimentos a todos que colaboraram direta e indiretamente para que tivessemos outra grande atuação.

    Ano que vem, a categoria B estará mais grená, com aspirações de figurar entre as 8 mais fortes equipes do xadrez estadual em 2011!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns á todos da Equipe pelos resultados no Interclubes.

    Para os amantes do Xadrez visitem http://pracinhacanal3.blogspot.com/
    e quando quiserem visitem Santos e a tradicional Pracinha...é xadrez 24 horas todos os dias !!!!

    Abraço

    ResponderExcluir