segunda-feira, 16 de março de 2009

Torneio “Israel, vice-campeão olímpico” – Macabi


Olá amigos, em mais uma jornada de torneio a fora no circuito paulista, fui participar no Clube Macabi (Av. Angélica), dirigido pelo amigo e personalidade do xadrez paulista, Milton Matone.

Espaço Aberto

Aproveitando o espaço, indico a visitarem divulgo o excelente acervo de vídeos de xadrez publicados pelo nosso amigo Matone no youtube. http://www.youtube.com/user/Milton1944

A história do título do torneio


Na parte enxadrística Israel é uma potência mundial, atualmente 2º. No ranking da FIDE, pois possui 6.000.000 de habitantes e 31 GM’s, 26 MI’s, 21 Mestres FIDE, 3 WGM’s, 2 WMI e alguns deles nos visitaram nos últimos anos, como o GM Victor Mikhalevski, vencedor da Copa Itaú – 2002, GM Alon Greenfeld que empatou um match com nosso patrono GM Mequinho em Passo Fundo-RS em 2008 e MI Alex Rabinovitch , campeão pela Hebraica no Interclubes de 2007.

* Texto tirado do folder da liga de xadrez.

Dados do torneio


Local: Clube Macabi, Av. Angélica 634.
Data: 15/03/09
Horário: às 14h
Ritmo: 20 min
Rodadas: 6
Participantes: 70
Árbitro: Sérgio Melo
Organizador: Milton Matone

O Torneio


Na 1º rodada não podia ser mais emocionante ao público e ao herói também do blog, enfrentei o Mestre Internacional e atual campeão brasileiro, André Diamant (2472). Pensei que seria massacrado na abertura, mas o Diamant teve piedade e jogamos uma partida tranqüila com final de torre e alguns peões a mais para ele (só 3 bem passadinhos). No final até tentei assustar, dando um carrapato como podem ver abaixo:




* Carrapato = No xadrez, quando o rei se encontra afogado (imobilizado) e somente uma peça pode se mexer, sendo que se ao tomá-la acarretara num afogamento no Rei e assim empatando a partida.

Seqüência

1. Txb2, e2+
2. Txe2, Tb1+
3. Te1, TxT++ ou fxT = Promoção de dama e Mate!


Na 2º e 3º, acabei “atropelando os meus adversários” Duilio Tapuira (1800) e Antônio Vallejos (1957), destaque para o último citado e quem não lembra do mate phillidor no Borba Gato?



Na 4º rodada, mais um mestre pela frente, WMF Suzana Chang (2060). Joguei uma partida digna e honrada de um capivara, levando até o final mesmo tendo perdido uma qualidade no meio de jogo, detalhe que a Mestre ficou com 30 segs. no relógio.


Na 5º rodada, enfrentei o clássico em torneio do Sesc Interlagos, Albano Agostinho (1849). Jogamos uma partida rápida de troca de peças e chegamos numa posição de torres dobradas na coluna e dama, ambos tentando tomar um peão do centro. Dei uma olhada rápida e como as nossas forças são equilibradas, sendo que estou um pouquinho melhor no Score, ofereci empate e ele aceitou. A estratégia era pegar alguém mais fraco na última rodada e fazer 3,5/6, a fim de ganhar a categoria sub-1800 (melhor capivara).


Na última rodada, tive o azar de ser emparceirado com o forte jogador de Jundiaí, Eduardo Marques (2073). O detalhe que o carinha começou bem no torneio, empatando com simplesmente o campeão brasileiro, André Diamant. Mas não sei o que aconteceu, pois Eduardo com 2,5/5 caiu justamente comigo que também estava com a mesma pontuação. Fiquei tão irado que fui para cima que nem louco, mas não teve jeito, acabei ficando abaixo dos 50% de desempenho no torneio e ia embora a medalhinha de melhor sub-1800.

Em resumo,

O torneio teve a presença de 4 MI´s, 3 MF´s e fiz 2,5/6 com média de rating 2035 dos jogadores que enfrentei, sendo que enfrentei 1 MI e 1 WMF. Detalhe o meu pequeno rating liga é de 1794, fiquei em 43º de 70 participantes.

Classificação final e fotos >
Liga de xadrez > Borba Gato

2 comentários:

  1. Parabens pelo torneio !!!!!

    Nao é todo dia que temos a "honra" de jogar com o campeao brasileiro ... só esqueceu de colocar no post que ele ja tem 2 normas de GM ... até dezembro ele troca o "I" pelo "G".

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Opa, muito obrigado pela informação que o nosso campeão brasileiro já tem quase os 2 "pés" no título de Grande Mestre. Ainda bem que temos grandes leitores e crônicas que ajudam a multiplicar e passar as informações sobre o nosso xadrez.

    ResponderExcluir