terça-feira, 20 de maio de 2008

Campeonato Paulista Universitário 2008


Olá amigos, desta vez participo de um evento especial que acontece em todos os anos, campeonato universitário 2008.

Dados do torneio

Local: Clube de xadrez
Data: 17.05.08
Arbitro: Eduardo Passos
Ritmo: 21 min KO
Rodadas: 5
Participantes: 11


A principio realmente achava que teria chance em classificar entre os 3º primeiros, assim ganhando a vaga para o JUBS (Jogos universitários brasileiros), pois venci o I torneio interno da UNIP no ano passado (Ver crônica UNIP - I Campeonato xadrez). Mas ao chegar ao local, vi que o negócio não seria assim tão fácil, pois tinha só 2 MI´S (mestres internacionais de xadrez): Krikor (Mackenzie) e Perdomo (UNIP). Além disso, outros jogadores conhecidos e fortes do circuito paulista como Shannon, Cominato, Ademar Evangelista e outros jogadores que possuem rating fide (Pontuação internacional).

Enfim agora o negocio era para não ficar em ultimo!

Resumo das rodadas

Na 1º rodada, joguei contra Shannon. Conhecia o jogador devido ao meu amigo Vinicius Catozzo ter-lo chamado para jogar na sua equipe do interclubes deste ano, a partida iniciou e Shannon mostrou ser um jogador de temperamento forte, pois jogava rápido e usava força em excesso ao acionar o relógio e efetuar o lance. Após vários lances, havia perdido apenas um peão e Shannon começara a apurar no tempo tendo 3 min apenas e enquanto eu tinha 10 min. Tentei enrolar o nosso amigo, mas a vantagem do peão e ainda ter outro passado foi forte demais para segurar e assim acabei perdendo a partida.

Na 2º rodada, joguei contra Ademar. Ademar é o típico jogador humilde e em ascendência no xadrez, perdi em 5 lances, acabei levando um tático em cima de tático devido ter desenvolvido uma má abertura que foi depois explicada na analise “pós-morte” por Ademar.

Na 3º rodada, “venci” o Bye. Bye para quem não conhece, é quando temos um torneio onde o nº. de participantes é impar, ou seja, o ultimo jogador ganha 1 ponto ao ser emparceirado contra o bye.

Na 4º rodada, joguei contra o MI Leandro Perdomo. Acho que é a 1º vez que enfrento um mestre internacional em torneio, fora é claro as simultâneas que já joguei contra vários MI´S. Como sabia que a probabilidade de empatar ou ainda vencer era muito, mais muito pequena comecei a jogar ao toque a cada lance feito pelo mestre. Depois de vários lances, incrivelmente ainda tava vivo na partida e conforme o próprio mestre estava com leve superioridade na partida e isso por que estava com 16 min no relógio contra 3 min do mestre, mas ai vem o lance do “Anti-mestre” e perdi uma peça limpinha que resultou na minha derrota. Alegria de capivara dura pouco!

Na última rodada, joguei contra Eduardo Lisboa. O jogador era o mais simpático do torneio e engraçado com o jeito natural do Carioca, mas não resistiu aos lances do mogli e enfim venci pelo menos 1 partida.

Fiquei em 8º lugar de 11 participantes, mas o propósito era jogar em equipe e ajudar pelo menos 1 de cada gênero masculino e feminino a ir ao JUBS 2008, que foram os jogadores Janine Martinez e MI Leandro Perdomo.

Destaque

1. Para o combate de 2 mestres internacionais, Krikor e Perdomo.



MI Krikor Mekhitarian VS MI Leandro Perdomo


2. Para a boa atuação do AI Estevão Tavares Neto que apesar de não ser um jogador atuante no circuito paulista, fez 2,5 em 5 num torneio muito forte.

AI Estevão Neto
Classificação Geral
Clique aqui

Outras informações

Clube de xadrez: www.clubedexadrez.com.br
Blog do Krikor: http://krikorsm.blogspot.com/

Blog Xadrez feminino: http://xadrezfemininobrasil.blogspot.com/
Atlética Unip: http://www.atleticaunip.com.br/destaques_3.php?id=389

Nenhum comentário:

Postar um comentário