sexta-feira, 23 de maio de 2008

IV Memorial Júlio Guerra


Olá Amigos, novamente participando de mais um evento promovido pelo tradicional Clube Borba gato, dirigido e arbitrado por Sérgio Melo, IV Etapa do memorial Júlio guerra.

Dados do torneio

Local: Casa Amarela – Santo amaro
Data: 18.05.08
Arbitro: Sérgio Melo
Ritmo: 16 min KO
Rodadas: 6
Grupo: A
Participantes: 23

Desta vez fui não pude jogar o grupo B, pois o meu rating 1842 havia ultrapassado o limite de até 1800, logo teria que enfrentar o difícil e acirrado grupo A que dessa vez os favoritos eram os amigos Vinicius Catozzo, Rafael Zakovicz e Marcos Jorge.

Resumo das rodadas

Na 1º rodada, joguei contra o “bye ausente”. Pois é cheguei atrasado e acabei “ganhando” 0,5 pontos do bye ausente. Sérgio Melo é um dos poucos organizadores que segue fielmente o regulamento, mas necessariamente a questão do inicio da rodada, se todos fossem assim os torneios seriam mais sérios e organizados.

Na 2º rodada, joguei contra Demétrio Brocco. A partida foi boa com variante das trocas e direto para um final de dama e torre com alguns peões para cada lado, mas é ai que entra o “enrolachess” no tempo, pois caiu a seta do relógio do nosso amigo Demétrio.

Demétrio Brocco

Na 3º rodada, joguei contra Lucas Abdalla. Novamente jogando com o forte sub-14, como sabia que o garoto era forte pedi logo empate e já fui avisando que eu ia aplicar o perpétua novamente como da nossa última partida, infelizmente ele não topou e me venceu no final devido a perda de 2 peões meus.

Reinier Freitas VS Lucas Abdalla

Na 4ºrodada, joguei contra André Magalhães. Nunca tinha jogado até então contra o jogador que mostrava um semblante de grande jogador, mas jogando na abertura acabei ganhando uma peça numa ótima combinação e com um erro de calculo do nosso amigo, ganhei outra assim vencendo mais uma.

André Magalhães

Na 5º rodada, joguei contra Marcos “Bob” Jorge. Como todos podem ver na foto abaixo, o nosso amigo possui um ar de “grande jogador” pela pose na foto, não é para tanto, Bob tem rating BG de 1950 e costuma “bater” em vários jogadores de peso e conhecidos. Confesso que quase sempre sou massacrado por Bob, digo quase por que desta vez a história foi diferente, pois numa partida no começo falada por ambos, tipo: Bob disse “Vamos Melo, bate logo a foto, pois o mogli vai acabar perdendo antes de 5 lances”, coisa do gênero. Acabei usando a magia contra o feiticeiro e entrei na catinga. Mas ai o jogo começou a ficar bom para mim e nosso amigo não queria mais brincar não e ficou caladinho e quando conseguir superioridade de posição e peça tomando um peão, boom! O cara pirou e começou a gritar me chamando de mau-caráter, ladrão e outras baixarias, chamou o arbitro dizendo que eu tava agindo de má fé, ai aproveitei a situação e o publico, ganhei de forma digna ameaçando mate 1.


Marcos Jorge (Bob) VS Reinier Freitas (Mogli)

Moral da historia

“Acho que apesar ser forte como jogador, nunca pode menosprezar o seu adversário e ainda humilha-lo, pois um dia pode voltar contra você.”

Na ultima e decisiva rodada, joguei contra Vinicius Catozzo. Sabia que seria difícil o milagre de ganhar do Catozzo, mas ainda por que dependia da vitória para ser campeão, isso se Batista perdesse para Júlio César, pois segundo calculo de milésimo feito pelo Vinicius, Batista venceria o torneio mesmo tendo à mesma pontuação do Catozzo. Detalhe que estávamos jogando na mesa 1 ao lado da partida do Batista contra Júlio. Depois de muito e muitos lances, Batista venceu uma partida muito difícil de analisar, pensando nisso o Catozzo mesmo com muita superioridade na nossa partida, me ofereceu graciosamente o empate já que para ele não fazia muita diferença, mas que para mim seria um pulo do 7º lugar para o 4º lugar.

Lucas Abdalla (3º lugar), João Batista (Campeão) e Vinicius Catozzo (2º lugar)


*Observem o "carinho" do Batista mostrado no círculo vermelho ao Catozzo.


Destaques

1. Júlio César que apesar o rating 1854, venceu Marcos Jorge (1950) e vem vencendo várias etapas do torneio em Mogi das cruzes.


Classificação geral

Site Borba Gato > Clique aqui <

*Fotos: Site borba gato

4 comentários:

  1. fala capivara,desta vez não pude jogar o torneio e facilitei para o grande joão sair vitorioso,e vc se deu bem hem o 4ª ficou de bom tamanho.
    entra no meu blog depois.

    ResponderExcluir
  2. Oi Reinier!! Muito bom o seu blog. Bem, sempre achei o Marcos com cara do Bob mesmo... do BOB ESPONJA!! hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Incrível como a verdade pode ser sempre distorcida,começando com o que você chama de pose de jogador na foto que é uma interpretação só sua até o fato de se sentir humilhado sem motivo algum.No começo da partida brincamos como fazem os jogadores que são amigos,depois que a partida começou de fato pedi silêncio de meu adversário pois eu ainda concorria a premiação e logo em seguida na mesma partida ganhei um peão em posição superior mas que ainda precisava ser trabalhada,o adversário vendo que estava perdido em nenhum momento parou de falar,rir,debochar e inclusive fazer comentários com o Fernando Torres que estava ao seu lado igualmente rindo bastante.Nessa altura eu já estava bem sério pois queria ganhar e continuava pedindo silêncio várias vezes,sem ser atendido e soltando o peão a mais que eu tinha me exaltei e disse que aquela não era uma forma correta de ser jogar,que o adversário estava usando de má fé e tentando de todos os meios e a qualquer custo vencer,fiquei realmente muito chateado pois acho que brincar fora do torneio e durante uma partida de torneio são coisas bem distintas.Tive que chamar o árbitro (Melo) e nesse momento já estava psicologicamente abalado,com tempo a menos apesar da posição estar igualada completamente,mesmo depois de chamar o árbitro quando estava no apuro de tempo meu oponente bateu três vezes no relógio como quem quisesse dizer que meu tempo ia cair,fora o fato de ter depois acionado meu tempo e jogar em seguida com meu tempo rodando!No final acabei forçando e perdi,mas qual seria mesmo o mérito do vencedor?!Vencer a qualquer custo desrespeitando profundamente o adversário??Seria essa a moral da história?!Pois digo finalmente que nunca tive nenhuma intenção de humilhar o Mogli,mesmo porque sempre achei ele um cara legal e sempre o elogiei,inclusive o recebi muito bem por diversas vezes em minha casa para comermos e jogarmos xadrez sempre achando que havia um clima de amizade e cumplicidade entre nós não importando o nível enxadrístico ou qualquer bobagem do gênero.Também gostaria de aproveitar o espaço e pedir desculpas por ter me exaltado pois raramente isso ocorre comigo e também pedir desculpas ao Mogli por algo que lhe tenha dito ou feito em razão do qual tenha se sentido ofendido ou humilhado.Vencer uma partida de xadrez não é tudo,o mais importante é vencer no xadrez da vida e nesse ponto acho que os dois saíram perdendo pois mais do que a perda de uma partida para mim representou também a perda de uma amizade.Obs:Obrigado Ellen! Também adoro o desenho do Bob Esponja! ;)

    ResponderExcluir