quarta-feira, 23 de julho de 2008

VII Torneio de inverno de xadrez


Olá amigos, mais uma vez nas dependências do clube Borba Gato no Santo Amaro, fui participar do tradicional torneio de inverno organizado e arbitrado por Sérgio Melo. O torneio estava diferente dos eventos que ocorrem no tradicionalmente, no modo eliminatório.

O torneio esta dividido em duas etapas eliminatórias, onde os 6º primeiros de cada etapa se classificam para a grande final valendo medalhas, troféus e o premio de um relógio analógico de xadrez.

Dados do Torneio

Local: Galeria Borba Gato
Data: 12.07.08
Arbitro: Sérgio Melo
Ritmo: 16 min KO
Rodadas: 6
Participantes: 28

Na 1º rodada, joguei contra Rubens Basso. A principio estava com ar de vitória sobre o amigo, pois já tinha jogado com ele e sempre ganhava com certa facilidade, mas desta vez acabei menosprezando de mais a partida e fui trocando as peças e levando para um final empatado e quase perdi por tentar forçar a partida, mas o nosso amigo aceitou o empate. Detalhe, ele tem 200 pontos de rating a menos do que o meu!

Na 2º rodada, joguei contra Danilo Belderrain. Desta vez joguei com mais cautela e comecei a pressionar de brancas até num erro do nosso amigo que entregou uma peça limpinha e abandonou a partida, facilitando a minha vida.

Na 3º rodada, Joguei contra Luiz Espinosa. Sabia de antemão que a grande parte dos jogadores de origem espanhola tem estilo de agressividade o jogo através de golpes táticos e Espinosa não era diferente, jogamos uma partida “sangrenta” até ao final com muitos táticos e com muito esforço num final eletrizante, acabei ameaçando mate 3 e ganhando a partida.

Na 4º rodada, joguei contra Sérgio Leon. Até então o jogador era desconhecido para mim e acho que por uma parcela também dos participantes que ali estava presente. Detalhe curioso, é que o amigo Bronislaw Tondowski logo no inicio do torneio, havia comentado que o Sérgio tinha cara de “jogador de xadrez” e iria surpreender muita gente e não deu outra, na nossa partida que foi bastante complicada para mim dá abertura ao final, o desconhecido jogador pensava muito, refletia a cada lance meu e reagia sempre com a melhor jogada, até tentei enrola-lo, mas Sérgio com sua frieza e jogador calculista venceu a partida de forma excelente.

Na 5º rodada, joguei contra João Vieira. Sabia que o jogador pensava muito nos lances e que poderia aproveitar isso como vantagem no tempo. Depois de vários lances na abertura e mudanças da teoria, resolvi sacrificar uma torre e assim perdendo uma qualidade no material, mas no posicionalmente do meu bispo que por sinal estava muito bom, fiz o Vieira pensar mais ou menos uns 10 min num único lance (lembrando que a partida era de 16 min) e não deu outra, acabei enrolando a partida mesmo com uma qualidade a menos.

Reinier Freitas Vs João Vieira

Na ultima e decisiva rodada, com 3,5 em 5 enfrentei também com a mesma pontuação e rating parecido e ainda amigo de torneios, Bronislaw Tondowski. Quem ganhasse a partida estaria praticamente classificado para a grande final, ou seja, ficaria entre os 6º melhores do torneio. O “polaco” estava muito bem no torneio e havia ganhando de jogadores fortes como Marcos Willian e Daniel tedi, sabia que a partida seria dura. Como estava de brancas, comecei a atacar de tudo que é forma e acabamos entrando numa espécie de “ataque fegatello” só que na ala da dama. Bronislaw se defendeu e atacou de tudo que era forma, mas não resistiu o ataque frontal das brancas, onde o Rei das pretas foi parar em a2!

Quadro jogador



Classificação Final >clique aqui<>

Um comentário:

  1. Po, muito legal seu flog!
    aqui é o bailarino... a gente vai se falando sobre os torneios..
    abraço.

    ResponderExcluir