terça-feira, 23 de junho de 2009

49º Torneio Memorial JG – GXBG


Olá amigos, participo pela 12º vez (a 4º deste ano) do tradicional torneio amador filantrópico (arrecadação de alimentos) promovido juntamente com a subprefeitura de S. Amaro e pelo Clube de xadrez Borba Gato (GXBG), o 49º Memorial Júlio Guerra (veja mais informações sobre o torneio, clique aqui).

Dados do evento

Local: Casa Amarela (S. Amaro)
Data: 21/06/09
Horário: 14:00
Ritmo: 16min
Rodadas: 6
Participantes: 63
Árbitro e organizador: Sérgio Melo

O torneio

Como podem ver na imagem de abertura, tivemos a maior participação do ano com 63 jogadores, desde 2005 anos que começou o evento somente 2 edições ultrapassaram essa marca a 26º (77) e 30º (64) em 2007, sendo o campeão nessas edições o sócio Marcos Willian Ribeiro.

Zebrachess


Antes de começar a narrar às rodadas onde enfrentei vários adversários conhecidos ou não, quero abrir umas “aspas” para informar que nunca vi tanta zebra nesse torneio como podem alguns confrontos abaixo que puder observar:

* o critério que adotei foi somente nos 7 primeiros que possuem rating acima dos 1900 e que tiveram resultados negativos com adversários com mínimo de 50 pontos de diferença.

3º rodada

Reinier Freitas (1926) 0 x 1 Fernando Carlos Torres (1865)
– Quase 60 pontos de rating de diferença!

4º rodada
Tales Dohani (2002) 0 x 1 Fernando Carlos Torres (1865)
– Mais de 100 pontos de diferença!

5º rodada
Paulo César Vasconcelos (1916) 0 x 1 Luis Carlos de Oliveira (1717)
– Quase 200 pontos de rating de diferença!

Reinier Freitas (1926) 0,5 x 0,5 Fábio Neri (1798)
– Mais de 100 pontos de diferença!

Voltando as rodadas

Os jogadores da imagem acima, citando da esquerda para direita, os resultados e análise:

1º Rodada: Enfrentei o meu maior freguês da GXBG, Simanis Novicks (1753/21º). Esta informação partiu do próprio jogador que anota todos os seus confrontos na galeria e que em suas anotações temos o seguinte placar: Reinier 20 x 1 Simanis. Mas de uns tempos pra cá, está cada vez mais difícil de vencê-lo, sendo que nas 3 ultimas partidas, tive que ganhar no final de peões. E esta não poderia ser indiferente, novamente perdido na abertura (afinal, simanis é professor de abertura na GXBG) tive que compensar num erro no meio de jogo dele, onde ganhei 2 peões e deixei 2 passados, assim vencendo novamente com promoção da rainha.

2º Rodada: Enfrentei pela 1º vez o jogador, André Domingues Rodrigues (1801/40º). Pelo nome parecido com o GM Uruguaio tinha tudo para ser um ótima partida e foi mesmo, tendo um final empatado de bispos de cor oposta com 4 peões para ambos. Mas como o jogador estava muito apurado (cerca de 10 segs.) e não usou a *regra dos 2min, acabei vencendo no tempo.

* Regra de empate dos 2min: Segundo o Melo, quando o jogador achar que a partida está teoricamente empatada e o mesmo entrar no apuro de tempo de 2min, deverá primeiramente pedir empate ao adversário e caso uma resposta negativa, deverá parar o tempo e chamar o árbitro que estará analisando se realmente cabe a apelação e assim dará empate a partida independente se o outro jogador estiver com vários minutos a mais.

3º Rodada: Enfrentei o meu clássico do centro cultural, Fernando Torres (1865/9º). No centro cultural, jogamos muitos pings de 5min e tenho certa vantagem perante o amigo. Acho que é a 1º vez que nos enfrentamos em torneio oficial e até então seguia invicto na mesa 3 do torneio atual. Mas ai jogando de brancas, acabei inventando demais e fui obrigado a ceder uma peça limpinha se não levava um ataque arrasador na ala do roque pequeno. Ainda assim joguei bravamente até o final, tendo oportunidades de enrolá-lo no tempo ou até mesmo um empate teórico, mas o trocador nato do Torres acabou vencendo. Detalhe que não fui o único a sofrer a zebra, até mesmo Tales que está na 2º colocação no granprix e venceu 2 edições este ano, acabou “pegando” essa zebra, será que isso passa?

4º Rodada: Enfrentei novamente o ascendente jogador sub14, Roberto Lopes (1823/20º). Na última vez que nos enfrentamos jogamos uma boa partida e acabou empatando. Desta vez joguei com muito cuidado, mas mesmo assim fiquei perdido na abertura, pois havia sofrido a perda de 2 peões e numa posicional sem táticos, isso era quase que fatal. Mas forçando e esperando ele se apurar no tempo, fiz o que sou melhor nas partidas: Enrolar. Mas enrolar com estilo, pois não deixava o garoto pensar sempre atacando com ameaças de mate, até que conseguir ganhar uma peça e assim ficando difícil para o “filho do Phoanix” que estava muito apurado. E o engraçado que o árbitro Sérgio Melo já veio perguntando ao Lopes “E ai, ganhou?”, pode um negócio desse rapaz!

5º Rodada: Enfrentei também pela 1º vez o jogador, Fábio Neri (1798/17º). Tinha que ganhar de qualquer jeito para sonhar em ficar entre os 3º primeiros no absoluto e assim ganhar um trofeuzinho ou medalha. Jogando de brancas pude observar que o rapaz estava um pouco nervoso, mas jogou muito conciso e acabamos entrando numa posição bastante delicada e teoricamente empatada de final de bispo e torre. Não iria fazer a mesma coisa que fiz na 2º rodada, assim ofereci empate e ele aceitou.

6º Rodada: Enfrentei outro novo jogador na GXBG, Leandro Pereira (1800/23º). Jogando de pretas mais uma vez usei a minha caro kan e na variante de trocas de peão do centro, pude bolar uma estratégia com o par de bispos que foi decisivo na partida e assim venci mais uma.

Em resumo


Fiz 4,5/6 ficando na 5º colocação, ganhando 59 pontos importantes no granprix para a final do ano e de sobra ainda somei mais uns 5 pontinhos no rating, como tinha ganhado 6 no evento do corpus Christian, logo fiquei com 1937.

Destaques




1. Para o trio, que ficaram entre os 3 primeiros, sendo que o grande campeão foi o Emilio Keiji seguido de Rubens Trindade e Valdinei Fialho.


2. Para Diana Reis que até então não a conhecia e jogou forte sendo a campeão grupo B com 4,5/6, perdendo somente para Marcos Willian.

Classificação geral e fotos >

GXBG<

2 comentários:

  1. Grande Reinier,

    estruturalmente o blog sempre evoluindo. Fico admirado com tanta dedicação nos posts.

    Parabéns e continue assim my brother... e ah, quero só ver como vai ser o Post de uma das Etapas de Guaíra.

    Forte Abraço. Até breve.

    Rafael Pimentel
    "Oreia"

    ResponderExcluir
  2. suas crônicas são ótimas!
    abraço
    jeff

    ResponderExcluir