terça-feira, 21 de julho de 2009

Maratona enxadristica: CCV, Sírio, SI e JG


Olá amigos,

Como viram nos últmos post no blog, o herói mogliano estava de férias e são justas devido ao alto índice de participações de eventos enxadristicos deste ano (cerca de 30), mas foi dada a largada ao 2º semestre para os grandes eventos que teremos em breve como o Amador da GXBG, FG do Sesc Itaquera, Interequipes da liga de xadrez e FPX.

Mas antes, voltando aos palcos do circuito paulista, começo os abertos de julho nos seguintes locais: Centro cultural vergueiro, E.C. Sírio, Sesc Interlagos e Julio Guerra da GXBG.

CCV


Apesar de não ter sido um torneio oficial, mas pelo fato de divulgar e tentar virar moda que sempre nas sextas-feira haverá um torneio shuring ou suíço de 5min dependendo da participação do pessoal. E ainda, pela ótima organização do amigo e companheiro de equipe MC (moglichess) Jorge Fakhouri Filho, resolvi abrir um pequeno espaço ao evento.


Ocorreu na sexta-feira (17/07) às 19:00, o torneio shuring com a presença de 8 jogadores entre eles: Sr. Otávio, Vicentão, Fala-Mansa, Xadrez Moleque, Marcelo do vôlei, Nilsão do CDR São José, Jorge Fakhouri e eu.

O torneio foi bem equilibrado, pois 4 jogadores conseguiram alcançar os 10/14 e tiveram que desempatar no match de ida e volta de 3min, onde sem marmelada, Jorge Fakhouri venceu o torneio e eu fiquei em vice. Veja a bem desenhada tabela do organizador abaixo:


* O interessante é que ele ainda conseguir encaixar uma espécie de palavras cruzadas nos quadrados encaixando os nomes dos jogadores.

E.C Sírio


Como citei na última crônica do Sírio que iria comentar uma análise geral somente no final do GranPrix, mas que abri algumas exceções como a 1º e 3º etapa que participei. Agora no 13º TX (torneio de xadrez), abrirei mais uma exceção, pois tivemos uma ilustre presença no torneio do jogador e também cronista (blog pracinha e pessoal), Janderson Cerqueira (foto acima). E ainda, também a presença de mais um membro da equipe MC, Diogo Leite, que mesmo estando meio gripado (não é suína, calma amigos) venceu o torneio perdendo apenas para Décio Ashcar e vencendo o capitão do MC. Classificação abaixo:


SESC Interlagos

Fiz questão de tirar uma foto tomando um cafezinho, pois tivemos que acordar ás 7h no domingão frio de Sampa para poder pegar o metro até o Jabaquara e de lá o bus para o SESC Interlagos. Digo “tivemos”, pois mais uma vez o companheiro de equipe e amigo Jorge Fakhouri esteve presente. Mas infelizmente devido a uma forte gripe, o Diogo Leite não pode ir junto tirar o trono do matador de Interlagos, Vinicius Saito.


O evento sempre tendo a ótima e competente organização do AI Estevão Tavares Neto, contou com pouco mais de 20 jogadores (ainda não saiu à classificação final no site do clube de xadrez) com 5 rodadas e ritmo de 15min. Citei acima “matador de Interlagos”, devido ao apelido dado por Albano Agostinho ao Vinicius Saito por sempre vencer quase invicto as etapas do SESC. E justamente neste domingo, resolveu aparecer outros jogadores fortes do circuito paulista como: Rubens Trindade, Valdinei Fialho, e o amigo do CAP, Armên Prourdian que foi o 3º colocado do brasileiro sub16 de 2009.


Com boa premiação (segundo o Jorge, os troféus valem R$ 40,00) para os 3 primeiros no absoluto, ainda melhor sub16 e melhor >=50 anos. E outra noticia, o Saito amarelou e não esteve presente no evento. Mais uma vez acabei “pipocando” na última rodada, deixando de ficar entre os 3 primeiros, mas pelo menos o amigo Armên venceu o torneio invicto com 4,5/5 e ainda, Jorge pode também ficar entre os 3 primeiros, pois fez 4/5 e estar na disputa com outros 2 jogadores também com a mesma pontuação.

Classificação final >Aqui<

50º Torneio Memorial JG – GXBG



No mesmo domingo, acabando o torneio do SESC Interlagos às 13h30, conseguimos eu e o Jorge pegar uma carona com o Dr. Rubens Trindade (Neurologista) para a Casa Amarela, sendo que ligamos para Sérgio Melo para fazer as nossas inscrições ainda na 1º rodada.

Dados do evento

Local: Casa Amarela (S. Amaro)
Data: 19/07/2009
Hora: 14h
Rodadas: 6
Ritmo: 16min
Participantes: 48
Organização: GXBG
Arbitragem: Sérgio Melo

Nas primeiras rodadas, enfrentei 3 crianças de origem japonesa (acredito eu): Karina Awoki, Tiffany Motomatsu e Daniel Teidi Awoki. Tive facilidade em vencer a irmãzinha (1782/40º) do Teidi que acho deve estar começando na modalidade, mas como é de família de tradição enxadrística como o seu irmão, com certeza irá se desenvolver em pouco tempo.
Mas já para esquentar o torneio, tive da revanche contra a pequena Tiffany (1838/11º). A partida foi à última do torneio com muita emoção e graça ao registro em vídeo do amigo blogueiro Janderson, abaixo o link vídeo da “enrolação”.
Link do vídeo: Veja!

E pulando para a mesa 3, enfrentei o atual campeão do torneio de inverno pensado, Daniel Awoki (1848/10º). Novamente fui espancado na abertura pelo pupilo do MI Matsura, tive que tentar igualar no meio de jogo como sempre e foi quando consegui aplicar um tático ganhando uma qualidade, mas como estava muito pressionado acabei trocando bispo e cavalo pela torre. Assim, novamente a última partida do torneio com público em volta, entra o “enrolachess”. Ambos jogadores com apuro de tempo (1min), fiquei dando xeque até que num descuido o pequeno Teidi cometeu lance irregular, assim recebi 2min e podendo respirar no tempo. Após a penalidade, o Teidi ficou meio desconcentrado e levou um tático fatal perdendo a dama por conseqüência a partida.


Na 4º rodada, invicto com 3/3 pulo direito para a mesa 2 enfrentando o clássico, Adolfo Vallejos (1936/4º). Novamente fiquei pressionado de pretas pelo Vallejos que fica tentando aplicar golpes táticos da abertura ao final do jogo. Logo, resolvi adotar a estratégia de trocar as peças e levar para um final mais posicional. Deu certo, pude respirar mais ainda tava perigosa a posição para ambos com final de dama e bispo, podendo a qualquer hora alguém levar mate. Enfim, ambos com medo acabaram empatando.


Na 5º e penúltima rodada na mesa 1, enfrentei o único jogador com 4/4 e até então desconhecido pelos dados do moglichess, Plínio Márcio (1993/1º). Como podem ver na foto acima, acho que estava dormindo na partida devido ter jogado o torneio do SESC e ter gasto bastante energia nas primeiras rodadas. Perdi no meio de jogo com ameaça de mate forçado, mas acho que mesmo se tivesse bem iria perder para o jogador que venceu o torneio em cima de grandes jogadores como Paulo César e ainda ele era o nº 1 do torneio com o rating de 1993.


Na 6º e última rodada, enfrentei Luan Ribeiro (1822/13º). Mais uma partida difícil para o herói mogliano e de novo foi a última partida bem parecida com o do Daniel Awoki na 3º rodada, pois ficamos apurados e o amigo Luan cometeu um lance irregular, novamente ganhei 2min e em seguida apliquei um xeque duplo ganhando o bispo. Mas mesmo assim era um final complicado e acabei empatando. Como podem ver abaixo a partida, quem tiver uma boa seqüência para vencer favor postar no comentário (lembrando que quem joga são as brancas).


Classificação Final e fotos >GXBG<
Em resumo


Ufa, a maratona de sexta a domingo acaba por aqui, agora vamos ao desempenho do herói mogliano. Bem após 14 partidas de 5min do CCV+5 de 15min no Sírio+5 de 15min do SESC+6 de 16min= 30 partidas, fiz 10+3,5+3+4=20,5 tendo 8 derrotas, 3 empates e 19 vitórias.

Destaque


1. Para o amigo e companheiro de equipe Jorge Fakhouri que teve um ótimo desempenho nessa maratona, vencendo o blitz na sexta, ficando em 4º no Sírio, podendo ficar em 2º, 3º ou 4º no SESC e ficou em 3º invicto na casa amarela.

2 comentários:

  1. Simplesmente admirável!

    Meu Deus! Eu fiquei cansadíssimo, imagine só Você?

    Meu Brother, parabéns pelo mega post e pela dedicação de sempre para nos deixar interagidos quanto a saga do grande herói!

    Parabéns e até breve.

    Rafael Favarin Pimentel

    ResponderExcluir
  2. Ae Reinier!!!

    Sempre atualizado com o blog!

    Parabéns às nossas conquistas!!
    continuemos sempre assim...(melhorando)!!!

    Abraços!

    Jorge Fakhouri Filho

    ResponderExcluir