quarta-feira, 8 de julho de 2009

I Torneio interno relâmpago – CDR São José


Com viram nesse último fim de semana (4 a 5/7) não participei de nenhum evento do circuito paulista, onde em busca de mais um torneio, achei somente em ribeirão preto e é bem longe para o mogli aqui.

Mas como veio a calhar esse pequeno intervalo de torneios, já que venho desde janeiro deste ano participando de eventos como match, simultânea, duplas, equipes, relâmpago, rápido e pensado em diversos clubes tais como: Sírio, Macabi, Monte Líbano, Pinheiros, Hebraica, Paulistano, CDR São José, Borba Gato, Armênia, Xadrez de Rua, Centro Cultural Vergueiro e ainda cidades como São Bernardo dos Campos e Diadema.

Enfim como também coincidiu com as férias do trabalho e o término da pós-graduação, resolvi pular na “rede” e voltar aos tabuleiros somente nos dias 25 e 26/07, onde haverá o II Suinão (fechado a membros do AAS).

Toda regra tem exceção



É amigos, pensando que ia tirar umas boas férias, o meu amigão e dirigente do depto. de xadrez do CDR São José, Christian Avgoustopoulos (Grego) me convidou nesta terça (ontem) para a premiação dos torneios pensados que ocorrem neste ano (fiquei em 3º no 1º pensado) e de praxe haveria um torneio relâmpago de 10min. E ai fui pelo menos pegar a minha medalhinha de 3º lugar, aumentar um pouco mais o “Conquistas Moglianas” e é claro que tentarei alguma coisa no relâmpago também.

Dados do torneio


Local: Clube CDR São José (Ipiranga)
Data: 07/07/09
Hora: 20h30
Ritmo: 10min
Rodadas: 5
Arbitragem: Grego
Organização: CDR São José
Participantes: 12

O torneio

Zé João VS Paulo Lima

Na 1º rodada, enfrentei o Paulo Lima (1970/8º). Com disse o próprio amigo, o forte dele não era relâmpago, logo aproveitei isso e joguei atacando com golpes táticos, onde Paulo teria que pensar um pouco mais do necessário para não sofrer alguma “baixa” do seu material. E ai o tempo ficou apurado do amigo que não pode mais segurar mais a posição e levou um tático quase que fatal.

Fabrício Sartori VS Diogo Lima

Na 2º rodada, enfrentei Diogo Lima (2051/7º). Após enfrentar o tio, agora vem pela frente o sobrinho Diogo que estava meio parado devido à faculdade/trabalho e aos poucos volta para o xadrez (não prisão, por favor). É a partida foi boa e difícil, pois “Dioguito” é um jogador extremamente posicional e também joga rápido podendo atacar com golpes táticos. Mas possui a mesma fraqueza do seu tio, a não adaptação do ritmo rápido e acabou cometendo pequenos erros que comprometeu a partida.

Na 3º rodada, enfrentei o amigo AAS, Fabrício Sartori (2021/9º). Lembrando que Fabrício vinha de bons resultados como o vice do 1º pensado do CDR e o melhor 3º tabuleiro da minha equipe no interclubes com 4/4. Vai soar meio que repetitivo, mas Fabrício também não era adepto do xadrez rápido (todos os jogadores acima são ótimos jogadores pensados) e logo o tempo não perdoa, assim venci mais uma agora com 3/3.


Na 4º e penúltima rodada, o encontro dos líderes invictos com 3/3/, enfrentei também amigo AAS Robson Somekawa vulgo japinha (2027/5º). Este sim era o jogador adaptado para o xadrez rápido, tão adaptado que joga bastante bem o ritmo bullet (1min). Além de jogar rápido, bem tático e ainda por cima estava de brancas, o negócio ficou feio para o herói mogliano. Adotei a seguinte estratégia: Plantinha. O estilo Plantinha era ficar parado, jogando estrategicamente se defendendo dos táticos e aproveitando as deixas na posição para ficar um pouco melhor. E foi indo até o final onde estávamos com tempo apurado (2min) e igualdade de material, a partida seria decidida de quem teria “o nervo de aço”. A estratégia de dominar as melhoras casas na abertura e meio de jogo deu certo, no final conseguir capturar o bispo e assim arrematar de uma vez por toda a dura partida.


Na 5º e última rodada decisiva, enfrentei o meu clássico e maior campeão do CDR São José, Nilson (2166/2º). Clássico não pelos milhares de blitz que jogamos no centro cultural e na própria sede do amigo, mas pelos confrontos em torneios rápidos e pensado. Segunda as minhas contas, possuo 1 vitória (pensado), 1 vitória e derrota no ritmo rápido. E jogando a minha “carokanzinha” de sempre já buscando empatar com o experiente jogador Nilsão que joga tudo fora da teoria e sempre na intuição. Mas com estilo de jogo dele, travando tudo e manobrando com os cavalos nas casas vazias, desta vez não deu certo e eu ajudei a travar de vez a partida, quase que nos deixando em "Zugzwang” e assim empatei a partida.

* Zugzwang: A posição de “zug” surge especialmente no final da partida quando os números das peças diminuem na mesma proporção que as possibilidades de fazer bons lances.

Em resumo

Nilson (2º colocado), Reinier (Campeão) e Bruno (3º colocado).

Não poderia começar melhor o mês de julho, sendo campeão invicto com 4,5/5 do 1º torneio relâmpago do CDR São José e aguardem o II Suinão do AAS previsto para o dia 25 e 26/7.

Destaque

Nilson, Robson, Grego, Bruno e Fabrício.


1. Para os premiados do ano dos torneios pensados CDR São José.

Vídeo novo no Reimogli (Youtube)

Como lembrado do amigão do peito e assíduo leitor do blog moglichess Rafael Pimentel, voltei a filmar os bastidores do xadrez paulista e como destaque vejam no canal Reimogli do Youtube, o final da partida do diretor do depto. de xadrez Grego VS Diogo Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário