terça-feira, 28 de julho de 2009

AAS, 6 anos de existência

Olá amigos,

Neste domingo (26/07), ocorreu na dependência do clube CDR São José mais um grande evento das organizações AAS CDR São José Guairá, o II Suinão.

“Abrindo aspas”


É claro que não poderia ficar de fora a menção diante dos fatos que ocorrem neste momento no maior clube de xadrez do Brasil (CXSP), o continental das Américas.


Até queria comentar algo a respeito, pois estou praticamente indo “sapiar” quase todo santo dia e ainda mencionar os “blogueiros” que enfrentam a dura jornada de jogar e escrever sobre suas partidas e comentários nesse longo evento, mas o meu grande amigo e cronista do CX Guairá Rafael Pimentel, sempre ligado no xadrez nacional e internacional, escreveu uma brilhante matéria com tudo que citei acima e muito mais >
Veja<.

Voltando ao torneio


Em busca do “porquinho”, o evento entrou na agenda do AAS como interclubes, regionais e Franco Montoro. Infelizmente a equipe de Guairá não pode prestigiar o evento devido recentemente estarem participando dos jogos regionais.


Apesar do desfalque, o torneio teve a participação de 14 jogadores, 1 a mais do que o ano passado (ver no
I Suinão). Destaque para a presença do presidente do Copichess, André Fernandes e para o recém chegado diretamente da Hungria e 1º AAS citado no chessbase, Leandro Roverso.

Como leram a crônica do I Suinão, o evento tem moldes iguais a uma copa do mundo de futebol sendo dividido por ordem de grupos, onde os 2 primeiros se classificam para a fase eliminatória. Através de sorteio e tendo os “cabeças-chaves” os membros AAS mais antigos presentes no local, os grupos ficaram nessa forma abaixo:


Antes da fase eliminatória, tivemos 3 rodadas de 16min, tendo o Grupo A e C com 2 rodadas. Lembrando que os 2 melhores se classificam para as quartas de finais. Vejam os confrontos dos grupos abaixo:

E após 3 rodadas de 16min e de muita luta tivemos os seguintes classificados:


* No desempate para decidir o 1º e 2º no relâmpago no grupo A, Grego venceu Nikolic.
* No desempate para decidir o 1º e 2º no relâmpago no grupo C, Reinier e Roverso empataram e este resultado prevalece para as pretas.


Como viram os quase todos os “cabeças-chaves” se classificaram para as quartas com exceção de TVP que amargou a última posição no Grupo D. Apesar disso, não houve zebras e os mais preparados jogadores AAS passaram para a fase eliminatória.

Mata-mata

Nesta fase, o torneio fica mais eletrizante e emocionante, pois agora é tudo ou nada. É claro que o organizador e presidente do AAS Grego não deixou os derrotados a toa, pois haveria um torneio a parte entre eles disputando do 5º ao 14º lugar.

É amigos, diferente do ano passado, infelizmente não conseguir obter o mesmo êxito de chegar à grande final e fui eliminado pelo pupilo do MI Perdomo, Robson Somekawa mais conhecido como japinha. Todas as partidas foram dignas de quartas de finais, tendo mais um desempate para decidir quem iria para as semifinais, André e Grego empataram e este resultado prevalece para as pretas.


Grego mais uma vez surpreende e venceu o amigão do peito e jogador em ascendência, Jorge Fakhouri. E a grande surpresa do torneio, sem dúvidas foi o japinha que além de vencer o vice-campeão do ano passado (eu), venceu o atual campeão do evento, o gente boa, Juca Bala.


E na disputa do 3º lugar, já um pouco abatido, Juquinha acabou entregando a rainha e perdeu facilmente para Jorge.

A grande final foi também digna e bem equilibrada, como podem ver no empate no ritmo de 16min. Mas uma vez, o nosso Sr. Presidente tentou a proeza de ganhar mais uma vez no desempate no relâmpago, mas dessa vez pegou alguém a altura e não segurou a pressão dos ataques do japinha.


De ordem crescente (pela altura): Japinha (campeão), Grego (vice) e Jorge em 3º lugar.

Ressurgindo das cinzas

Como citei acima, os eliminados tiveram também a sua disputa mesmo não tendo premiação, mas a honra de poder ficar ainda um pouco melhor na classificação final, agora disponível do 5º ao 14º.


Pude me redimir vencendo o mata a mata do 5º ao 8º, vencendo na final o quase imbatível Leandro Roverso que na fase de grupo havíamos empatado 2 vezes.

E outra TVP também se redimiu vencendo o mata a mata de 9º ao 14º.

A partida


Tentarei assumir mais um compromisso ao amigo leitor do blog, de sempre publicar pelo menos uma partida do torneio, mesmo que este seja de ritmo rápido. Abaixo a minha partida da semifinal do 5º lugar com o Famoso ator do SBT (Vende-se um véu de noiva) Jovane Nikolic.





Em resumo


Fiz 3,5/5 aproveitamento de 70%, com 3 vitórias de brancas, 1 empate e 1 derrota de pretas, perdendo apenas para o grande campeão Japinha. E ainda, como tinha pelo menos 3 membros do Copichess, consegui enfim o rating de 2044 (inicial 2000) e assim estou apto a participar do fechado que ocorrerá nos dias 8 e 9/8.

Relatório Geral, vídeos e fotos.

Pokerchess AAS


E a festa dos 6 anos do AAS não para por ai. Após o torneio, fomos direto para a mansão da pizza comer um baita de um rodízio de carnes (parece estranho, eu sei). E como a noite é uma criança, fomos para a casa do suíno Roverso para jogar o tradicional poker do AAS.


E depois de muito jogo com direito a vários “All in”, como podem ver acima do jogo da direita para esquerda do Roverso VS Grego. Mas novamente, depois de muito jogo e beirando a 00:00, Japinha vence mais uma vez, seguido de grego e Roverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário