domingo, 12 de julho de 2009

Xadrez na Web

Olá amigos,

Apesar das férias anunciadas no último post, o blog não pode deixar os leitores na mão e por isso, irei comentar sobre um aspecto em geral e minha enxadrística na web.

Aspecto Mundial

Irei tentar catalogar alguns sites especializados na prática enxadrística de origem inglesa e espanhola.

* Origem: Inglesa.

Pesquisando no Google da vida e opiniões de amigos da área, os melhores sites renomados escolhidos foram: ICC, Playchess e WCL.

ICC: Internet chess clube, é sem dúvida o maior site da prática de xadrez do mundo. Atualmente conta com 200 mil membros e é pago. Além de reunir essa grande nação enxadrista, entre eles existem usuários titulados como mestres de xadrez como MF, MI e GM.

Playchess: Já tem um “paitrocinio” que é do chessbase (pai também do Fritz), logo a formula também é de sucesso tanto em quantidade com qualidade, pois há vários GM´s presentes no site.

WCL: Word chess Live, é o que o site busca fazer de melhor: Jogar xadrez ao vivo. Ótima plataforma com chat, música e ainda além do Windows, funciona muito bem nos sistemas operacionais Mac e Linux.

* Origem: Espanhola.




Nesses sites até posso falar com mais propriedade, já que sou usuário e devidamente cadastrado com rating e tudo.

Ajedrez21: O ajedrez21 atualmente foi comprado pelo ICC, mas teve o seu auge na década de 90, onde era gratuito e com ótima plataforma, se tornou o maior site especializado em jogar xadrez na América latina. Mas há um grande misterioso na sua falência, dizem até que foi invadido por hackers.

Jaquemate: Em 1998, foi criado pela telefônica o site jaquemate para preencher a lacuna de site latino gratuito. Mas diferente do ajedrez21 que era jogado diretamente no browser (navegador), para jogar o jaquemate teria que cadastrar como todos os sites e ainda baixar o programa que é muito fácil de instalar e rápido. A plataforma é bem parecida com o do ICC.

Buho21: Também surgido no final da década de 90, o buho21 acreditou novamente na plataforma do ajedrez21 que é inspirado diretamente no navegador. Um dos diferenciais quanto ao Jaquemate é que diariamente ou em certos horários há a possibilidade de participar de torneio online podendo ganhar medalhas e outros prêmios. Começou como gratuito, mas como sabem tudo que é bom um dia acaba e atualmente você até pode jogar de graça desde os VIPS (pagantes) não estejam preenchendo a vaga.

* Origem: Games.




Agora alguns sites que além de proporcionar a prática do xadrez, com um leque de jogos para diversão de todos como: dama, gamão, cinuca, xudoku e outros.

Flyordie: Agora focando no xadrez, o Flyordie tem como diferencial o rating que foge do padrão, sendo que você pode ter 100 a 600 pontos, estipulando ainda o seu título de jogador. Segundo as más línguas, o site é cheio de “programeiros” (usuários que usam programa de xadrez para vencerem suas partidas) e isso ocorrer com freqüência no ritmo acima de 5min, onde é mais cômodo ao jogador que além de jogar no site tem que manipular o programa em beneficio próprio.

Playok: O playok é o novo nome do site Kurnik de origem polonesa. O site tem ótima plataforma, sendo possível criar salas fechadas ou abertas (ótimo para organizar torneios) com ritmo a partir de 3min.

Yahoogames: O poderoso grupo Yahoo não poderia ficar fora dessa e também tem um ótimo espaço aos adeptos de xadrez. Mas infelizmente é um site com muitos programeiros, se bem que não tem como fugir deste estereotipo.

Aspecto Nacional

É claro que o Brasil não poderia estar de fora desse mercado que a cada vez cresce no mundo e na web. Pesquisando novamente com amigos e Google, os sites abaixo merecem destaques nas seguintes categorias:

* Origem: Brasileira.




IXC: É sem dúvida o melhor lugar para Brasileiros jogarem Xadrez pela internet e teve uma época como o buho21 que foi gratuito por certo tempo. O IXC adquiriu bastante know how e adeptos além de brasileiros como também jogadores de diversos Países como: Uruguai, Japão, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Polônia, Itália, Rússia.

UOL: O site UOL tem um grande leque de ferramentas de noticias, isso todos nós sabemos, mas vocês sabiam que tinha um espaço destacado ao xadrez? É isso mesmo e com a poderosa ferramenta que deixou o UOL bem famoso: O chat ou bate-papo. Baseando em salas, o xadrez no UOL pode estender além da prática de jogar xadrez para uma boa amizade ou quem sabe mais...

* Origem: Caseiro.




CIT e CC: Quando disse acima que pesquisei no Google da vida e pedi opiniões de amigos, estava me referindo ao André Fernandes. Abaixo um texto extraído do texto de um dos membros do Copichess.

“Uma idéia na cabeça e um tabuleiro na mão. Assim nascia o Copichess em 18 de Março de 2002, com a intenção despretensiosa de animar os intervalos de aula do Colégio Paulista.”

André Fernandes que além de atleta, dirigente, cronista e organizador de eventos de xadrez, possui formação sólida na área de informática na parte de desenvolvimento de software, mas os conhecimentos na parte de programação na web e mais o de xadrez fizeram a desevolver o site CIT (Chess internet Tournament) que é um sistema de organização de torneio online e por isso merece o destaque no blog.

Mogli no xadrez online



É mais não só escrevo sobre o xadrez online como participo e abaixo sites que costumo jogar ou que já joguei.

IXC, Ajedrez21 e Kurnik: Faz muito tempo que nem lembro direito os Nicks e rating. Recordo um pouco do ajedrez21 que possuía o nick “golpe do dragão” e rating blitz de 1845. Já no Kurnik tinha o nick reinier e rating por volta de 1600 (cor laranja).

Jaquemate e Buho21: Nestes sites é onde atualmente costumo jogar e na maioria das vezes no ritmo de 3min, quando match com algum amigo 5min e para treinar a rapidez 1min. No buho21 uso o sampachess e no JQ uso moglichess. Abaixo estatística dos jogos:

10 comentários:

  1. Este post foi muito instrutivo... Eu particularmente já provei todos e os melhores, em minha opinião, é o Buho21 - que além de torneios e partidas como um servidor deve ter, possui também uma espécie de campeonato de perguntas sobre o Xadrez, como: "Quem foi o 3o. colocado no Campeonato Mundial de 1913?" e dá as alternativas... Isso enriquece o server. - e o Jaquemate - para os incapacitados financeiramente, claro, antes possuindo torneios, agora não mais :(

    Mas importante ressaltar é a sua performance no jaquemate Sr. Reinier, já tem algumas semanas que está mantendo o seu rating acima de 2200, isso dá moral!

    Eu estou oscilando tanto ultimamente que meu rating já "berou" os 1950 na semana passada... agora está próximo dos 2100 novamente e vamos que vamo!

    Parabéns pelo post e a gente se fala.

    Abraço

    Rafael Pimentel
    www.cxguaira.blogspot.com
    www.blogsdexadrez.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Jogo regularmente no IXC por ser um site nacional, nosso país sofre tanto com a falta de incentivo ao esporte que achei essa forma de ajudar.

    Já frequentei também o JaqueMate e considero um bom site. Os outros não conheço. De qualquer forma achei importante o post sobre os sites, pois irei aos poucos conhecê-los.

    Gostaria de agradecer ao MogliChess pelo seus comentários, realmente são divertidos e instrutivos. Ao lado do blog do MI Disconzi acho disparado dos dois melhores e os que mais acompanho.

    Abs

    Paulo

    ResponderExcluir
  3. LARGA DE FALAR MERDA!!!!!!!!!
    TOMAR NO CU COM SEU ESTEOREÓTIPO IDIOTA!!! QUALQUER, DIGO, TODOS OS SÍTIOS PESSOAS USAM PROGRAMAS!! E "PROGRAMEIROS" NÃO EXISTE, ISSO É INVENÇÃO BOSTA DE BRASILEIRO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. ara jogos de xadrez online totalmente de graça. No Xadrez Livre você pode jogar xadrez com outros usuários ou com robôs, além de interagir com os demais usuários. Visitem http://xadrelivre.c3sl.ufpr.br.

    ResponderExcluir
  5. Gostei mt do site e acho que tem mts bom sites que eu nem msm conheço para praticar xadrez atualmente estou um pouco desiludido devido aos programeiros ou hackers jogo no flyordie e acho que essa gente que uza programas para ganhar pontos em sites mt esquecidos n tem nd na cabeça e deveria repensar na grande merda que esta fazendo au invez de se divertir esta deixando um computador jogar por ele.
    Essa e minha opnião mt obrigado.

    ResponderExcluir
  6. INFELIZMENTE NA INTERNET,JOGADORES TRAPACEIROS USAM ESSES PROGRAMAS PRA SE BENEFICIAR,ATÉ O QUEEN ALICE CHESS TÊM ESSES PROGRAMAS DE XADREZ,MAS NO LADO BOM PROGRAMAS DE XADREZ É LEGAL PRA TREINAR E MELHORAR MINHAS JOGADAS PRA JOGAR NA VIDA REAL,SOU CONTRA DE USAR ESTE FERRAMENTA NO SITES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por isso que eu parei de jogar xadrez no MUNDO VIRTUAL COM OUTRAS PESSOAS,EU INSTALEI O RYBKA 4 PARA EU APERFEIÇOAR MEUS MOVIMENTOS,E ANALISAR MEUS ERROS NA NOTAÇAO ALGEBRICA,O MEU ADVERSARIO NO MUNDO VIRTUAL SÓ ESSA MAQUINA,E EU TERIA VERGONHA DE USAR ESSES PROGRAMAS PRA TRAPAÇAR,NENHUM JOGADOR NO MUNDO VENCEU O RYBKA 4 ,QUE É O MAIS PODEROSO

      Excluir