sábado, 17 de outubro de 2009

73º Jogos Abertos do interior


Olá amigos, o blog do xadrez paulista cobrindo a mais de 3 anos inúmeros eventos enxadrísticos em diferentes locais como clubes e cidades, não poderia ser um Sr. Blog se não narrasse os bastidores do maior e mais tradicional evento do esporte do estado de SP (uma espécie de olimpíada entre as cidades de SP), os Jogos Abertos do Interior.

Sede escolhida


A cidade São Caetano do Sul foi eleita a sede do 73º Jogos abertos do interior (JAI), como o vídeo cita muito bem, SCS também foi eleita a melhor cidade do Brasil com todos os atribuídos mencionados acima.

Com a cidade tendo simultaneamente várias competições espalhadas pela cidade do JAI, faltava saber onde seria o local do mais nobre esporte da competição, O jogo dos Reis. E a escolha foi altura da cidade, o espaço do ginásio de esporte do clube da General Motors, localizado na av. Goiás (tipo av. paulista de SCS), o local da “GM é GM” de conforto e estrutura adaptada para os atletas.

Organização e arbitragem

Com apoio do governo do estado de SP, não podia ficar abaixo de nenhuma competição a nível nacional. E cabe a Federação Paulista de Xadrez (FPX), organizar e arbitrar este grande evento com os melhores jogadores da atualidade do circuito paulista (ou até mesmo a nível nacional).


E estes heróis acima que ficaram responsáveis pela organização e arbitragem da FPX, tiveram como líder o AN Cassius Alexandre (de camisa branca).

O torneio


O evento contou a participação aproximadamente de 300 enxadristas, onde a disputa ocorreu no período de 7 a 12/10, distribuídos nas seguintes categorias: Especial, Masculino livre 1º e 2º divisão, Feminino livre 1º e 2º divisão, Masculino sub21 1º e 2º divisão e Feminino sub21 1º e 2º divisão. O ritmo de jogo foi de 1h30min KO e rodadas foram de acordo com o número de equipes, teve categoria com apenas 4 rodadas (no caso do masculino livre da 1º divisão) e categorias com até 7 rodadas, ou seja, foram adotados os sistemas: Suíço e Shuring.

Categoria 2º divisão – Masculino


Bem, vou narrar os acontecimentos da categoria 2º divisão, onde as cidades que se enfrentaram no tabuleiro estão acima.

A cidade e equipe que orgulhosamente representei foi Guaíra com a parceria do AAS, onde temos feito o intercâmbio no seguinte esquema: No Interclubes e Franco Montoro na capital o pessoal de Guairá nos defende e nos regionais/abertos (quando conseguimos a proeza de classificar) os paulistas (no meu caso, amazonense) os defendem com unhas e dentes.

A equipe oficial (a mais forte) de Guaíra, infelizmente não pode estar que era: José “Tekinho” Roberto, Rafael “Oreia” Pimentel, Cléber “Crebim” e Frutal. Somente o residente e também da equipe oficial, Paulinho Resende (5) pode estar lutando nos abertos junto com: Leandro Roverso (1), Vinicius Catozzo (2) Christian “Grego” (3) Jorge Fakhouri (4), Reinier Freitas (5).

As rodadas


1º Rodada: Guarujá x Guaíra

1º Tabuleiro: Roverso que ficou ganho com qualidade a mais logo no meio de jogo, mas acabou relaxando na partida e perdeu com mate de dama, sendo que o adversário tinha 1segs!

2º Tabuleiro: Jorge vence uma partida duríssima, pois mesmo tendo peão e peça a mais teve que manobrar de tudo que foi jeito pra abria a fechada posição aparentemente empatada.
3º Tabuleiro: Venci numa partida que fiquei inferior na abertura (sempre fico inferior na variante da caro kan do avanço do peão), mas num blefe quase no final do jogo sacrificando um peão, conseguir enfim usar as minhas peças e arrematar o jogo ganhando a dama e quase derrubando a seta.
4º Tabuleiro: Paulinho a força de Guaíra vence de forma convincente, mostrando que não veio pra brincar não e ganhou com peça a mais, tranquilamente a partida.

Placar: Guarujá 1 x 3 Guaíra

2º rodada: Guaíra x Botucatu

1º Tabuleiro: Roverso (tadinho) nem viu a cor das peças, mas não teve culpa já que enfrentou o MI espanhol Horacio Dayer (2400).
2º Tabuleiro: Jorge numa partida rápida de poucos lances consegue mais um bom resultado e empata com o forte jogador de Botucatu.
3º Tabuleiro: Eu enfrentei o carioca gente boa, Arthur Santa Cruz (2253) e apesar de ter ficado um pouco superior na abertura, resolvi pedir empate e o amigo carioca até pensou em aceitar se não fosse o capitão da equipe que pediu pra forçar a partida e sabe como é que é capivara sempre erra e não deu outra, acabei perdendo uma seqüência de trocas.
4º Tabuleiro: Paulinho tinha perdido um peão logo na abertura e o adversário dele forçou as trocas levando para um final rápido. Mas até dava pra segurar e arrancar um empate, mas acabou cedendo à pressão.

Placar: Guaíra 0,5 x 3,5 Botucatu

3º rodada: Guaíra x Bauru

Nesta 3º rodada, tivemos o reforço do presidente e MF Killer, Christian “Grego”. Grego teve que antecipar sua participação que seria no sábado, pois antes do congresso estava decidida uma rodada por dia, de quarta (07) a terça (13/10). Mas no congresso houve algumas mudanças e uma delas foi a “rodada dupla” na sexta para antecipar o termino da modalidade do xadrez de terça para segunda (feriado 12/10, dia das crianças). E nesta rodada, o herói mogliano com 1/2 ficou de folga.

O placar não foi favorável a Guaíra que levou o mesmo placar contra Botucatu e quem salvou a honra foi o destaque da equipe, Jorge Fakhouri.

Placar: Guaíra 0,5 x 3,5 Bauru

Ps.: A gente queira comer “Bauru”, mas acabaram passando a maionese na salsicha mesmo.

Boliche no clube da GM por R$ 30,00/hora, ótimo lazer!


Nesta rodada, tivemos mais um grande reforço: Vinicius Catozzo. Agora vocês devem estar pensando com a imagem acima, o que o AAS está fazendo no boliche? Então, só pelo fato do Catozzo reforça a equipe junto com o gregão, a equipe de Lucélia abandonou o torneio? Brincadeira, mas os 4 a 0 são bem-vindos.

Placar: Lucélia 0 x 4 Guaíra

5º rodada: Guaíra x Itu

Nesta rodada tivemos uma grande surpresa, deixo aos atentos leitores adivinharem. Bom, nesta rodada descanso novamente com a tranqüila vitoria sobre Lucélia e estava com os bons 2/3, assim como Paulinho que estava um pouco mal com 1/3. Agora com força total com os reforços de Catozzo e Grego, a equipe de Guaíra enfrenta mais uma equipe liderada por um MI e também de origem latina, Carlos Martinez (2483).

E Roverso ganha mais uma grande experiência se fortalecendo mais a cada derrota, fechando o torneio com 0/4. Catozzo e Grego conseguem arrancar 2 empates e agora a responsabilidade fica para o destaque da equipe, Jorge que estava com 2 vitórias e 2 empates.

Mas o último tabuleiro tinha estilo de jogo parecido com o meu, de bagunça a partida e Jorge não foi páreo para o jogador de Itu. De repente se tivesse jogado, talvez conseguisse aplicar os meus táticos da vida numa partida bagunçada.

Placar: Guaíra 1 x 3 Bauru

6º rodada: Rio Claro x Guaíra

Nesta rodada, tínhamos que ganhar de qualquer jeito para pelo menos ficar entre as 5 melhores equipes, isso se também ganharmos o último match. Jorge agora dá uma descansada, já que jogou as 5 rodadas e com o desempenho de 2 vitórias 2 empates e 1 derrota: 3/5.

Grego ia enfrentar o seu maior clássico do xadrez (desde os 5 anos, os caras se conhecem) contra João Duarte, digo “ia” por que acabou ganhando de WO e após passar o limite de espera, João ainda liga pra o seu amigo lamentando não estar presente para o grande clássico. Grego que havia empatado com o grande Joca no match da 5º rodada, tinha 2 vitórias mais fáceis do mundo que foi o WO de Lucélia e agora de Rio Claro, perdendo somente uma única partida.

Paulinho retorna e vence quase parecido com a sua 1º partida, só que agora foi com duas peças a mais! Catozzo venceu super apurado no tempo (1min) a sua partida e eu, acabei subestimando bom velhinho e olha o que deu:

Mais o que importa é que ganhamos o match e assim estamos na briga de ficar entre as 5 melhores cidade da 2º divisão, isso é muito bom já que as outras cidades apelaram contratando jogadores muito forte como mestres ou até mesmo nível de mestre. E eu encerrei a minha jornada com 2/4, tendo uma vitória de WO.

7º rodada: Guaíra x Bragança Paulista

Nesta última rodada, não pude estar presente apoiando os membros suínos e tive que retornar para “oca”. Guaíra tinha que vencer para poder fica bem na tabela e aparentemente, éramos favoritos contra Bragança Paulista, onde tínhamos o rating médio maior.

Os jogos regionais, assim com os abertos, têm uma peculiaridade que é ter jogadores desconhecidos do circuito paulista de xadrez, onde só aparecem para representar suas cidades locais. E assim sem saber a força real dos jogadores, temos que jogar com cautela.

Paulinho vence e se recupera no desempenho, terminando a competição com 3/5 sendo o melhor da equipe. Jorge empata no 3º tabuleiro e encerra também com bom desempenho de 3,5/6. Com 1,5 pra Guaíra bastava Grego e Catozzo empatarem para vencermos o match. Mas os 2 perderam pendurando peões, coisa que dificilmente poderia acontecer com jogadores posicionais que são. Assim Catozzo encerra com 2,5/4, tendo uma vitória de WO e Grego com 2,5/5, tendo as 2 vitórias de WO.

A nossa cidade de Guaíra ficou com a 9º colocação de 21 equipes com 12,5/21 partidas, no cálculo estilo campeonato brasileiro, ficamos com 24,5/49.

Mídias e outras informações


Confiram mais informações nos blogs do Krikor, Joca, Cxguaíra e Underground.

Site oficial do evento >
FPX<

Fotos >Picasa<

Um comentário:

  1. Belo resumo dos Jogos Abertos, mas o foque principal desses jogos, além da farra (boliche, dominó*, poker, e até "azaração")foi uma aposta que ficou nos anais do AAS.......não estive presente mas acredito que foi um dos fatos mais engraçados no ano......Parabéns Reinier por mais esta crônica, continue assim, escrevendo bem......e apanhando no dominó..hahuauahuhua

    Sucesso

    Abraço

    GM Saito

    *= Eu e Gregão no dominó, tá difícil encontrar dupla que aguente..........

    ResponderExcluir