segunda-feira, 9 de novembro de 2009

9º Festival Gigante de Xadrez SESC Itaquera

Olá amigos, neste corrido fim de semana (7 e 8/11) participei das atividades do tradicional festival gigante de xadrez do SESC Itaquera, nas modalidades individual absoluto e por equipe.
Dados do evento


Local: SESC Itaquera
Data: 7 e 8/11/09
Hora: 10h
Ritmo: 10min
Rodadas: 6
Participação individual: 55
Participação Equipe: 29
Arbitragem: Equipe AI Estevão

Retromogli
A minha 1º participação no evento foi em 2006, tinha recém chegado à cidade da garoa e já tinha criado o blog que na época era denominado como “Jungle Boy Chess” e com o intuito de divulgar o blog, montei uma boa equipe com Estácio Limberg, Diogo Nakasawa, eu e Victor Quaia. Mesmo com ausência do Estácio que por motivos pessoais (sono) não pode comparecer, a nossa equipe ficou na 11º posição dentre 56 na classificação geral. Veja crônica >moglichessClassificação geral >sescsp<
Categoria Individual

Tivemos uma quantidade razoável para um torneio individual para um único dia, cerca de 76 jogadores. Com ótimo espaço disponibilizado pelo SESC e com direito a emparceiramento das rodadas no telão.
Alguns destaques do circuito paulista como: Jorge Hassen, Diego Estanislaw, Jorge Pereira, Tales Dohani, Paulo César, e o amigo do AAS, o pianista Leandro Roverso.
Na última rodada, por incrível que pareça Paulo César Vasconcelos estava com os incríveis 5/5 e disputava o título com Diego Estanislaw que acabou sendo derrotado pelo imbatível PC que venceu o torneio com 6/6 (detalhe que ele havia vencido também com 6/6 a categoria sub16).

Ah, o herói mogliano teve um azar no emparceiramento e acabou pegando logo na 2º rodada, o talentoso Estanislaw e numa dura partida consegui arrancar um empate de pretas. E na 4º novamente de pretas, perdi no final empatado para Tales Dohani (oh, bixo enrolão) que logo na abertura tinha “cedido” a torre com direito a tomar com xeque de graça, mas o capivara mogliano não viu e mereceu mesmo ter sido enrolado. Mas acabei terminando em 6º lugar com 4,5/6 e vencendo todas de brancas.
Classificação Final <Individual>
Categoria por Equipe
Com 25 equipes (cerca de 80 jogadores) no evento, que apesar de ter caído um bastante quanto à quantidade (devido à gripe suína e alteração das datas), o torneio ganhou em qualidade como a presença ilustre do MF Ivan Nogueira. 

Como vocês podem ver na foto da visão da 1º rodada, o mestre Ivan enfrentou uma adversária “casca grossa”, a campeã do feminino absoluto individual do FG deste ano, a belíssima Ana Vitoria que venceu invicta com 5/5, mas se forem ver na classificação final, ela aparece em 2º lugar atrás da sua irmã mais nova ambos com 4,5 e nem preciso falar que ela foi tentar ajudar a irmã mudando a vitória para empate e acabou sendo prejudicada devido aos critérios de desempate.


É sempre bom disputar um torneio por equipe e este ano foram cinco participações, sendo que destas participações da equipe, somente em uma conseguir jogar com a equipe clássica MC (Pré-interequipes) e já tivemos ilustres convidados como Armen Proudian, Tales Dohani, Sediney Jr. e agora o reforço no 1º tabuleiro, o forte jogador de Diadema, Vinicius Saito (o japa de óculos). O nosso 3º tabuleiro, Jorge Fakhouri, infelizmente não pode comparecer devido à realização do ENAD.


Além disso, tivemos mais uma equipe do AAS e que equipe hein! Composta por MF Ivan Nogueira, os suínos Juca e Roverso. E já estavamos com o pé direito no pódio, mas ainda tinha algumas equipes que poderiam atrapalhar como:

A tradicional equipe “Esquadrão do xadrez” desta vez composta por Vinicius Catozzo, Marcos “Bob”, Jorge Hassen e Luis Carlos Rodrigues. (detalhe que Catozzo e Bob foram convidados por Hassen, mas no fundo eles são AAS).

A forte equipe de Diadema composta por Alessandro Bezerra, Albano Agostinho e Venâncio Mesquita.

E mais 2 equipes do colégio Bartolomeu, como a “G” composta por Tales Dohani, Paulo César Vasconcelos, Pedro Paulo e Luan Ribeiro.

E por último e não menos fraca, a equipe Bartolomeu “A” composta por Fernando Barbosa, Diego Estanislaw e Daniel Awoki.

Em resumo

A nossa equipe ficou na 4º posição, atrás de fortes equipes como Diadema, Esquadrão do
xadrez e da equipe campeão, AAS “A”.
Detalhe que tivemos o confronto das nossas equipes na última e decisiva rodada, sendo que tínhamos que tentar ganhar desta forte equipe para melhorar a posição na classificação e com empates de Saito e Diogo, ficou mais perto a vitória do match.
E pra decidir o match, o clássico Roverso e Reinier (RR), onde o herói numa difícil partida se deu melhor, assim vencemos o match por 2 a 1, onde fomos a única equipe que conseguiu vencer a equipe campeã.

A atuação da equipe foi 3 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. Com desempenho individual:

- Saito 5/6 (2 empates)
- Diogo 4/6 (2 empates e 1 derrota)
- Reinier 4/6 (2 derrotas)

Total: 13/18pts.

Classificação Final: <Equipes>

6 comentários:

  1. Destaque para o Bobby que tb fez 6 em 6, vencendo de negras Pedro Paulo, Diego Estanislaw, Juca "bala" e de brancas vitória contra Diogo do AAS! :-)

    ResponderExcluir
  2. Não podemos deixar de mencionar o 2/5 a 0,5 na equipe do Reinier e minha vitória contra ele com 2 peças a mais! Assim como a tentativa estapafurdia do Diogo de pedir empate ao árbitro jogando contra o Bobby com peça a menos e 10 seg no relógio. Abraço aos amigos!

    ResponderExcluir
  3. Não podemos deixar de mencionar o destaque que foi a passada de carro (2x1) da minha equipe (AAS A) na equipe do Bob, Catozzo e companhia, inclusive, vale ressalta o título né?
    ahahahaha

    ResponderExcluir
  4. vruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmm....... passamos o carro!

    ResponderExcluir
  5. O que é esse Certificado? de Capivara do ano? HAUAUHAHUUHUAAHAHUUHAAUHAUHUHAUHAU

    ResponderExcluir
  6. reinier freitas na 1 rodada o mr ivan k nogueira
    jogou comigo do C.E.U agua azul

    ResponderExcluir