terça-feira, 3 de novembro de 2009

Franco Montoro 2009


Olá amigos, é com grande satisfação que venho por este canal de informações do xadrez paulista, narrar (ao menos tentar) os bastidores deste grande e tradicional evento do reino de Caíssa, Franco Montoro 2009, edição XI.

Retromogli


Já é a minha 4º participação neste grande torneio por equipe do circuito paulista. E nestes anos, sempre representei a agremiação, o clube e maior nação de amigos enxadristas, o AAS (em breve o site http://www.sitedoaas.com/).


E graças ao bom “Suíno”, nas equipes que participei sempre fiz bons desempenhos e ajudei a equipe na quebra dos recordes como:

2006 – Equipe AAS R4 – 11,5 – 3/6 (3º tabuleiro)

2007 – Equipe AAS R3 – 12,5 – 4/7 (3º tabuleiro)

2008 – Equipe AAS B- 12,5 – 3,5/7 (1º tabuleiro)


E até então, o AAS ainda não tinha colocado as mãos nas medalhas e troféus nas categorias especial, livre, sub2150, feminino, sub18, sub 14 e escolar, mas levou em 2008 como a maior delegação do torneio.


Equipes AAS e parcerias



Novamente o AAS veio pra abalar o torneio e com várias parcerias com CDR São José, E.C. Sírio, Diadema e outros admiradores, logo a incrível presença de 16 equipes (favoritos a novamente a premiação de maior delegação).


E não foi maior, por que tivemos as baixas de equipes masculina e feminina dos nossos queridos amigos de Guaíra.


* Poderão ver alguns de nossos personagens das equipes citadas acima no álbum do Picasa.


1º Desafio do AAS


Como viram no álbum, viemos mesmo para quebrar e levar tudo que tiver disponível de premiação com ajuda inédita de 3 mestres de xadrez como o MI Dragan Stamenkovic, MF Ivan Nogueira e a volta do talentoso “Chapolin”, MF Estácio Limberg.


Mas nem tudo pode ser perfeito e isso eu falo, por que num equivoco ou esquecimento da nossa diretoria do AAS que ficou responsável pelas inscrições de nossos atletas (mais 50 jogadores de 16 equipes), acabou esquecendo-se do detalhe do “Rating Médio” da equipe AAS CDR São José B, composta por Marcos Bob, MF Estácio Limberg, Vinicius Catozzo e Rafael Zakowicz que acabou caindo na “jaula dos leões” na categoria especial do torneio composta pelos 8 maiores Rating médio.

Dados do evento



Local: E.C. Pinheiros (Av. Faria Lima)

Data: 01/11/09

Período: 10h às 20h

Ritmo: 21min

Rodadas: 7

Participantes: 106 (livre) e 8 (especial) equipes

Organização e Arbitragem: FPX


O evento


O evento contou com a presença de vários jogadores renomados do circuito da capital e de outras cidades do interior de SP ou até mesmo de outros estados como MG. Além disso, estava “recheado” de mestre por todo lado tanto na especial como na categoria livre. Abaixo algumas equipes que faço questão de destacar como:


A volta da lenda viva do xadrez brasileiro, o MI Helder Câmara pela equipe AMPM composta pelo MI Alexandru Sorin Segal e Gilberto De Nucci.

* Veja o novo site e o retorno das crônicas do MI HC.



A volta também da equipe tradicional do circuito do xadrez paulista, o CXSP que estava representando a comunidade de Heliópolis, onde estão fazendo um bonito trabalho filantrópico com as crianças e a equipe é composta por MI James Mann de Toledo, Celso Villares de Freitas, Cristiana Fiusa Carneiro e José Augusto de Oliveira.

* Veja o novo site e o retorno das atividades no site do CXSP.


As rodadas do herói mogliano


AAS São José H x Estrutura de Peões (mesa 23)


A minha equipe deste ano é composta por Tales Dohani (2137), Diogo Leite (2047), eu (2071) e Sediney Jr. (2051), Rating médio da equipe 2086, 23º pela ordem de força das 106 equipes. Adotei o mesmo esquema no torneio da liga por equipe (veja crônica) quanto à folga dos jogadores e assim o 1º a descansar foi o Tales.

1º rodada, teoricamente a nossa equipe tinha obrigação de vencer o match, já que puxamos no emparceiramento e conseguimos o bom resultado de 3 a 0.

Placar Final: 3 a 0.


Equipe Objetivo Santos X AAS São José H (mesa 10)


2º rodada, Diogo Leite (greguinho para os íntimos) descansou conforme a regra da equipe. Enfrentamos uma equipe de “futuros talentos” de crianças de santos e mesmo assim conseguimos vencer o match num confronto duro, onde tivemos uma perda no 2º tabuleiro.


É amigos, o herói mogliano acabou perdendo uma partida que "dando" um peão na abertura para buscar algum golpe tático, o pequeno Leo jogou firme forçando as trocas, rumo ao final praticamente ganho de peões e não dando chances ao mogli.


Placar Final: 1 x 2.



AAS São José H x AXPG Dreams (mesa 6)


3º rodada, o herói que tomou um “tombo” irá ter seu descanso. Acabei escapando do massacre da minha equipe que levou 3 a 0 da equipe AXPG Dreams, nem em sonhos poderíamos ver este duro placar. Juca até lutou bravamente e endureceu a partida indo pra um final empatado, mas foi obrigado a força devido a perda dos 2 tabuleiros da equipe e acabou perdendo também.

Placar Final: 0 x 3.

GDCX B X AAS São José H (mesa 22)


4º rodada, agora Juca descansa depois da trágica rodada anterior da equipe. Pegamos a tradicional equipe do grupo de discussão do clube de xadrez (MG) composta nesta rodada Paulo Sunão, Luiz Borbely e Ivan Carlos.

Novamente fui o 1º a vencer num final de peões passados e juntos com torre apoiando. O mais engraçado que o Greguinho também venceu num final parecido e restava agora saber como Tales iria enrolar o nosso amigo Sunão num final também de peões e torre. E não teve jeito, acabou empatando mesmo.

Placar Final: 0,5 a 2,5.

AAS São José H x João Moyses (mesa 14)


5º rodada, Tales acabou mais uma vez descansando devido a regra que após todos folgarem pelo menos 1 vez, folga aquele com pior desempenho no momento. Enfrentamos uma equipe com nível parecido com a nossa, acho que seria a 1º equipe que brigaríamos de igual para igual. Mas ai, o nosso 1º tabuleiro Greguinho não conseguiu segurar o peão a menos e final de torres, assim foi o 1º derrotado. Só que Juca não deixou barato e deu mate 3 no 3º tabuleiro, mesmo com 2 peões a menos.


A responsabilidade de vencer o match acabou ficando ao herói que enfrentava o típico jogador de rua (xadrez por intuição) e acabamos numa partida totalmente bagunçada (já estava me animando, por que é nessa bagunça que crio alguns táticos), mas acabamos ficando numa posição de empate com dama, torre e peões. Digo empate, por que o meu adversário ficou dando xeques e xeques e como não queria empatar, acabei forçando. E acabei entrando num final de peão que não é minha especialidade e assim, perdemos o match.


Placar Final: 1 a 2.


Bartolomeu 2 Fem X AAS São José H (mesa 19)


Na 6º rodada, estávamos com sangue nos “zoios” e tínhamos que meter 3 a 0 e ainda vencer o último match para fazer 14/21 no geral, para ao menos entrar na premiação do sub2150. E infelizmente para as meninas de Bartolomeu, vencemos facilmente a equipe e agora jogaríamos tudo ou nada na ultima rodada.

Placar Final: 0 a 3.


Veja Bem x AAS São José H (mesa 8)


Última e decisiva rodada, o herói mais uma vez descansa e aposta todas as fichas do Juca Bala, que no momento é o melhor pontuado da equipe com 4/5. Tínhamos que fazer 3 a 0 pra sonhar com o pódio, mas para passar o “carro” (palavras de Juca) nesta equipe seria difícil, pois são conhecidos do Centro Cultural Vergueiro, equipe Veja Bem ( gíria do Koga) composta por Sérgio Mazetto, Koga e o deficiente visual André Resende “que tudo vê”.


Pra vocês verem o equilíbrio das equipes, houve 2 atropelamentos no 1º e 2º tabuleiro, Tales que não viu a “cor das peças” e Koga que mesmo abrindo bem os olhos de japonês não viu o mate do Diogo com 2 torres e dama.


Bem, o placar estava 1 a 1 e a decisão ficou para o 3º tabuleiro, onde Juca enfrentava uma inédita partida com um deficiente visual (vocês não sabem como é difícil), abaixo o vídeo da decisão.

Desempenho individual

A nossa equipe AAS São José H fez 13/21 e ficou com a 21º posição de 106 equipes, sendo que éramos a 23º força do torneio. 4 V, 2 D e 1 empate nos match´s e os desempenhos individuais ficaram assim:


1º Tabuleiro: Tales Dohani - 2,5/5 = 50%

2º Tabuleiro: Diogo Leite - 3/5 = 60% (2 partidas no 1º tabuleiro)

3º Tabuleiro: Reinier “mogli” - 3/5 = 60% (2 partidas no 2º tabuleiro)

4º Tabuleiro: Sediney “Juca” – 4,5/6 = 75%


Desempenho equipes


AAS São José B – 13 pts – 3º (especial)

AAS São José P – 16 pts – 3º

AAS São José J – 16 pts – 4º

São José Diadema A – 13,5 pts – 13º

CDR São José Dama e Rei – 13,5 pts – 17º

AAS São José H – 13 pts – 21º

São José B – 12 pts – 33º

AAS São José A – 11,5 pts – 37º

São José zenxadrista – 11 pts – 46º

AAS São José C – 11 pts – 51º

Sírio São José C – 10,5 pts – 53º

Sírio São José A – 10,5 pts – 54º

Sírio São José B – 9,5 pts – 70º

AAS São José F – 9,5 pts – 71º

São José A – 9,5 pts – 73º


Premiação


Em geral, todas as equipes fizeram seus papeis e suas expectativas, sendo 3 delas foram excepcionais e assim levaram o caneco como:


AAS São José B composta por Marcos Bob, MF Estácio Limberg, Vinicius Catozzo e Rafal Zakowicz – 3º lugar na especial.


AAS São José P composta por MI Dragan Stamenkovic, MF Ivan Nogueira, Vinicius Saito e Leandro Roverso – 3º lugar absoluto na livre.


AAS São José J composta por João Danilo, Jorge Fakhouri, Armen Proudian e Bernardo Vizzoto – Campeã Sub2150 e melhor sub18 também.


Graças à competência do nosso presidente Grego, vencemos mais uma vez o caneco de maior e melhor delegação do torneio.


Classificação Final > Site da FPX <

Fotos > Picasa <

Vídeos > Youtube <

Um comentário:

  1. essa foto do pessoal da categorai especial ta + pros Cavaleiros do Zodiaco :)

    ResponderExcluir