segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FPX 21min CDR São José 80 anos


Olá amigos, é com grande satisfação e prazer que participo novamente da etapa FPX 21min do clube São José no Ipiranga, edição aniversário de 80 anos do clube.

Retromogli – 2006

Em meados de setembro, ainda não membro oficial do AAS, fui convidado pelo presidente do AAS e árbitro do evento, Christian Avgoustopoulos mais conhecido como Grego. Será um teste para ser aprovado para o AAS?

Bom, fiz um bom torneio apesar da 14º posição na classificação geral do total de 38 jogadores. Mas como era o 28º na ordem de rating e entrei como bye ausente fazendo 3/5 e ganhando uma medalhinha de 3º melhor sub21, acho que entrei com um pé direito na 1º etapa FPX que tinha jogado e ainda para a aprovação do AAS, que é claro que todos sabem que hoje participo arduamente dos eventos com a agremiação. (veja crônica completa)

Dados estatísticos



Como viram na crônica, tivemos a vitoria do então MF Tsuboi seguido do MF Haro. Bom, como podem ver acima esta edição de 2009 foi bem mais forte que a edição de 2006 com 4 Mestres internacionais (Mauro, Tsuboi, Perdomo e Segal), 1 Mestre Fide (Haro) e 1 candidato a mestre (Terao que joga que nem MI no rápido FPX). Detalhe que segundo dados estatísticos, esta é umas das cinco etapas FPX 21min mais forte deste ano.

Dados do evento

Local: CDR São José - Ipiranga
Data: 29/08/09
Hora: 14h
Ritmo: 21min
Rating: FPX
Rodada: 6
Participantes: 47
Organização: CDR São José e Grego
Arbitragem: AN Cassius Alexandre

Fato curioso

Desde a união da força suína atacando todos os torneios desde o torneio do dia 31/01 de duplas na GXBG, tivemos as seguintes conquistas de medalhas e troféus:

- II Interbairros SP – Armen e Jorge – 8º lugar
- III Match AAS VS E.C Sírio – Vencemos o match de 3 a 2.
- Interclubes 2009 – Campeão da categoria C e 3º lugar na B.
- Regionais 2009 – Campeões masculinos e femininos da 2º divisão.
- I Torneio interno relâmpago – CDR São José – Reinier Freitas, campeão.
- AAS, 6 anos de existência – Japinha, campeão.
- 51º Torneio Memorial JG – Reinier campeão grupo A, Grego B e Roverso C.
- Aberto Wilson Maciel – Melhor sub20, Jorge / 3º lugar: Bob e 1º lugar Catozzo.

Ufa, são tantas conquistas e emoções neste ano glorioso para a agremiação e acho que não para por ai!

P.s: Se esqueci algum evento onde teve 4 membros do AAS e que alguém teve algum destaque, favor postar comentário.

O torneio

Novamente o AAS estava em peso com Japinha, Juca, Grego, Roverso, Armen, Diogo, Eu e Jorge no torneio.

Bom, na 1º rodada tivemos azar ou sorte se for pensar que não é todo dia que podemos jogar com um mestre de xadrez, digo tivemos, pois além de mim, Diogo e Roverso tiveram suas “pedreiras” pela frente como MI Tsuboi e MF Haro. Como podem ver na foto, enfrentei o nº 1 do torneio (2498), o MI Mauro de Souza. Já conheço o amigo dos torneios que participo na GXBG e, além disso, ele é fã declarado do blog moglichess. Mas apesar disso, não perdoou o pobre herói mogliano e meteu a “chibata” logo na abertura. Ao meu lado na mesa 2, Diogão chegou pelo menos no meio de jogo, mas também não suportou a pressão do mestre Tsuboi (dizem no corredor, que ele fez 5 normas de MI!).

Fotógrafo oficial do torneio
Mas o AAS não se rende tão fácil e conseguiu tirar pelo menos 0,5 pontos da equipe de mestre e quem conseguiu essa proeza foi o GM (grande músico) Leandro Roverso contra o MF Haro.

Na 2º rodada, tivemos mais conquistas do AAS como o empate do jovem promissor e membro da minha equipe MC, Armen Proudian diante do forte jogador Rodrigo Terao (n.4º do torneio). Além disso, nesta rodada, tivemos o empate de outro membro do AAS, o atual campeão do AAS (torneio fechado a membros do AAS), Japinha que empatou com o MI Segal. E mais, Juca Bala arrancou um empate com o grande Saito (2236).

Como sempre, a zebra rondou o torneio. Veja alguns acontecimentos que vi na 3º rodada:

- MI Edson Tsuboi (2476) 0 a 1 Felipe Gimenes Rodrigues (2236)

Agora alguns empates fora do comum:

- MI Mauro Guimarães (2498) e Joaquim de Deus (2283)
- Cristiano G. Souza (2241) e o AAS Juca (2038).

É o AAS tá dando dor de cabeça ao pessoal de 2200 de rating pra cima, a cada rodada temos destaques dos nossos membros, será que chega a minha vez de destacar? Até agora ganhei só de jogador com rating abaixo do meu e após a 3º rodada, estou com 2/3.

Na 4º rodada, destaque para a grande vitoria do Saito em cima do nº 1 do torneio, o MI Mauro de Souza.

Tive a minha chance de enfrentar alguém do rating acima dos 2200, o jogador Cristiano Souza (2241). Como Juca conseguiu a façanha de empatar com o carinha, também poderia conseguir certo? Não foi bem o que aconteceu, acabei perdendo num final feio de peão sem golpes táticos e grandes emoções.

Ah, tivemos confronto entre AAS como sempre e acabou empatando um perpétuo do Diogo em cima do Japinha.



Na 5º e penúltima rodada, mais um AAS brilha e é o nosso presidente do AAS e organizador do evento, Gregão que venceu Felipe Gimenes (2236). E novamente enfrentei o pai do meu companheiro de equipe, Vazken Proudian e acabei ganhando devido a alguns erros de combinação do amigo. Até a 5º rodada, o desempenho dos membros do AAS é:

- Grego com 4/5
- Juca com 3/5
- Reinier com 3/5
- Armen com 2,5/5
- Diogo com 2,5/5
- Japinha com 2,5/5
- Roverso com 2,5/5
- Jorge com 2/5

E somente os 3 primeiros tinham chances de ganhar alguma coisa como ficar entre os 5 melhores (somente o grego), melhor sub 2150 (no meu caso e do grego) e sub21 (no caso do Juca).

Na última e eletrizante rodada, enquanto os mestres se matavam para ficarmos entre os 5 primeiros, nós do AAS lutavam para beliscar alguma coisa. Roverso, Japinha, Armen, Juca e Grego até então conseguiram façanhas como empatar e ganhar de alguém com rating acima dos 2200 estava faltando eu, Diogo e Jorge acertarmos também alguma partida boa.


E para colocar mais lenha na fogueira, a façanha do ano: GREGO VENCE COM DIREITO A MATE 1 EM CIMA DO MF HARO. Sem dúvidas o nosso organizador, árbitro, dirigente, professor, presidente da agremiação AAS e ainda por cima, grande jogador está de parabéns e o merecido 4º lugar (poderia ficar em 2º, mas ficou na frente de 3 mestres como MI Mauro. MI Segal e MF Haro).



É lógico que o herói mogliano não ia ficar de fora, segui a mesma idéia “Grego venceu na 5º rodada o Felipe Gimenes (2236)”, logo posso também vencer e agora deu CERTO. E diga de passagem que foi com prêmio de beleza com direito 2 sacrifícios mais mate 1.

Prêmios e ganhos do AAS

Agora vamos ao desempenho dos nossos heróis:

Grego 5/6 – 4º (oncinha no bolso) e +18 = 2109
Reinier 4/6 – 12º (CD Escandinava) e +24 = 2061
Armen 3,5/6 – 17º e +6 = 2060
Japinha 3,5/6 – 18º e +22= 2012
Diogo 3,5/6 – 19º e +12= 2049
Roverso 3,5/6 – 20º e +30=2055
Juca – 3/6 – 24º e +4 = 2042
Jorge – 2/6 – 35º e -12=2012

* Jorjão deve ter gastado toda sua energia no sábado passado no sírio, onde foi o melhor sub20 e melhor AAS com 4/6, empatando com Saito e Paolucci.

Premiação e classificação geral



Classificação final > aqui

5 comentários:

  1. Bom...sou suspeito para comentar. Certamente, puxarei a sardinha para o meu lado e enaltecerei o bom evento que pude organizar, junto com o amigo Cassius, que mais uma vez deu um show de arbitragem.

    Fico muito feliz pelos comentários que tive após o torneio, tanto pelo aspecto da organização como também pela performance surpreendente e inusitada que tive no torneio, tendo a oportunidade de pela 1a. vez entrar na zona de premiação na categoria absoluto de uma etapa do circuito 21' da FPX.

    Fica o meu agradecimento pela presença de todos, que certamente foram os grandes responsáveis por todo nosso sucesso.

    Grande abraço ao amigo cronista Reinier e a todos os leitores deste bom informativo de xadrez.

    Christian Avgoustopoulos
    AAS / CDR São José

    ResponderExcluir
  2. Parabén ao Christian pela colocação, ao Reinier pela cobertura e a todos os amigos pelo evento.

    Espero poder participar do próximo.

    Decio Ashcar

    ResponderExcluir
  3. Bom, desejo os parabéns ao Gregão pela colocação e pelo evento, pois aqui na cidade de São Paulo as etapas de 21 min da FPX estão cada vez sumindo mais, ao Otatti pela homenagem, mas o mais engraçado são os comentários no vídeo que o Reinier publicou, são muito hilários......ahuahauhauhuaha.....no mais, espero que ocorram outros eventos assim no CDR, e que venha o encontro AAS x Diadema (o mais interessante´vem depois!!!)

    Forte Abraço de um leitor assíduo....

    Saito, futuramente membro da AAS

    Detalhe: Aguardamos a crônica do torneio por equipes no domingo e aqule chapeuzinho hein....sei não....huhshusuhsuhauhauha

    ResponderExcluir
  4. "nosso organizador, árbitro, dirigente, professor, presidente da agremiação AAS e ainda por cima, grande jogador"

    Como assim? Só isso?

    Faltou: 'um GRANDE ser humano!'

    O Gregão teve um fim de semana daqueles ein? Como dizemos por aqui no interior: "Os Mestres 'piaram piqueno' nas mãos do Grego."

    Parabéns mais uma vez Reinier. Esses seus posts só me dá mais vontade de ir rumo a Capital jogar Torneios.

    Como adendo, creio que as Etapas de Guaíra não mereceriam entrar nos meandros de tão egrégios títulos, mas uma etapa em especial mereceria entrar:

    http://cxguaira.blogspot.com/2009/05/rafael-pimentel-vence-e-deixa-titulo-no.html

    a II Etapa do Circuito o qual teve a presença de: Japinha, Grego, Juca, Eu, Paulinho, Lais e o Tekinho.

    Creio que deve ser considerada. Mas fica a seu critério.

    Um grande abraço e até os próximos posts.

    ResponderExcluir