quinta-feira, 3 de setembro de 2009

4º Torneio por equipe - Liga de xadrez


Olá amigos, participo pela 1º vez do grande evento da entidade liga de xadrez/SP, o 4º Torneio de xadrez por equipe.

Fase de treinamento


A agremiação atlhetica suína (AAS) começou a promover uma espécie de preparação para os torneios por equipe desde 2008 (a especialidade da agremiação). E este ano não foi diferente, quem não lembra ou não viu poderá visualizar os acontecimentos aqui mesmo no blog moglichess (veja crônica).

Como viram na crônica, tínhamos 3 equipes do AAS intituladas como AAS “A”, AAS “B” e AAS “Mc” (Moglichess) e tiveram ótimos desempenhos como pode ver abaixo:

1º Lugar: AAS “B” com 9,5/15 = 63%
5º Lugar: AAS “Mc” com 8/15 = 53%
6º Lugar: AAS “A” com 7/15 = 47%

Agora é esperar para ver se o treinando vai fazer efeito!

Dados do evento



Local: Circulo Macabi (Higienópolis)
Data: 30/08/09
Hora: 14h
Ritmo: 20min
Rodada: 6
Entidade: Liga de xadrez
Organização: Milton Matone
Arbitragem: Sérgio Melo e Albano Agostinho

O Torneio


Com a ótima localização e conforto, o torneio teve 47 equipes (sendo 161 jogadores) e entre eles a presença de nada mais nada menos que 9 mestres de xadrez (1 GM, 4MI e 4 MF) e com destaque para a presença do atual campeão brasileiro e nº 1 do torneio, André Diamant.


E como sempre a presença do ilustre Sakita que oferece uma variedade de materiais de xadrez entre peças, livros, brindes, tabuleiros e etc. Aproveitei e até compre o meu tabuleiro de napa. (
site do sakita)

Apresentação das equipes AAS

Equipe AAS Fisher: Marcos Bob, Rafael Zakowicz e Vinicius Catozzo.

Equipe AAS: Grego, Tikal e Juca.

Equipe AAS Mc: Diogo, Armen, Jorge e eu (olha a brincadeira com o chapéu, hein!)

Critério de escalação da equipe

Adotei o critério muito justo criado pelo grego e baseando que a 1º rodada teoricamente seja a mais fácil, começa folgando o mais forte tabuleiro, logo ficou assim:

1º rodada: Folga o 1º tabuleiro
2º rodada: Folga o 2º tabuleiro
3º rodada: Folga o 3º tabuleiro
4º rodada: Folga o 4º tabuleiro
5º rodada: Jogam os mais pontuados, onde o critério de desempate é a ordem do tabuleiro.
6º rodada: Idem.

Vamos às rodadas


Comentário: Como sabem o torneio era emparceirado pelo rating da liga de xadrez e assim tinha muita gente com a força camuflada, como pode ver o forte jogador Ed Carlos Benitez que vence quase todas as etapas do clube de Mogi das cruzes. Excelente vitória de Armen e da equipe AAS Mc.

Comentário: Com descanso de Armen, entra em ação o Diogão e deu azar de cair logo com o MI e ex-campeão brasileiro, Segal. Conseguiu chegar ao final, embora estivesse completamente perdido e eu nem pro “cheiro” deu com o Cajal, perdi peça logo na abertura na tentativa sem sucesso de trocar as peças e fugir das “cajaladas”. O grande destaque desta rodada foi o Jorge, pois foi o que mais lutou e teve chances de vencer o Stacchini, mas acabou entregando a torre no final apurado no tempo.

Comentário: Após grande emoção do Jorge, ele descansa nesta rodada. Todos os jogadores da equipe “Esmeralda” são conhecidos dos torneios da GXBG. Destaque para “enrolada” do Diogão que tava meio inferior no final de torres e cavalo, quando o amigo Demétrio gentilmente cede o seu cavalo.

Comentário: Nesta rodada, o herói mogliano descansa um pouco. Agora com a formação mais forte do AAS “Mc”, bem do jeito que esperava caímos com uma equipe do Macabi (conhecida pra mim) e seria “osso duro de roer”. Mas, todo mundo teve êxito nos seus estilos de jogo como: Diogo que sacrificou a dama e ameaçou mate 1, Armen com peão a mais e final ganho posicionalmente e Jorge com o seu jogo de combinação e tática.

Comentário: Antes desta rodada Armen era o melhor tabuleiro com 3/3 e os demais integrantes empatados com 2/3, logo pelo desempate da ordem de tabuleiro, mais uma vez fico de folga (escapei). Bom, nem preciso comentar que a equipe de mestres venceu, mas pelo menos chegamos à mesa 2 assim como também a equipe AAS Fisher. Destaque para Armen que conseguiu chegar ao final da partida, deixando o MI Perdomo apurado no relógio com 3min.

Comentário: Sabe aquele ditado “Nadamos, nadamos e morremos na praia” ou “Jogamos com nunca, perdemos como sempre”. Então, nós tínhamos tudo para fazer 3 a 0 e fazer o total de 12 pontos ficando na zona de premiação. Digo que poderíamos fazer 3 a 0, pois Diogo já venceu o seu adversário em outras ocasiões, Armen só havia perdido para mestre e eu venceria fácil o “Vallejinho”, pois ainda tá aprendendo a “enrolar” com seu pai e tio. Diogo devido algum imprevisto “misterioso”, acabou chegando com 10min de atraso e acabou deixando os outros integrantes aflitos e acabou perdendo, pois estava apurado e ficou nervoso. Armen estava ganho com peão a mais passado, mas final de dama e torre contra os Vallejos é perigoso e como ele tá apurado com 30segs, acabou levando mate 1. Eu devido à pressão, quase fico perdido e entrei num final meio “complicado” com 3 peões a mais e o vallejinho querendo me enrolar dando carrapato e tentando derrubar a minha seta, Ai sou obrigado a dar mate né!

Premiação geral e AAS



É amigos, nem tudo estava perdido para o AAS, pois na última rodada acredite se quiser a equipe do capitão Catozzo perdeu para a equipe do grego e com isso assumiram o lugar de 5º melhor equipe do torneio, entrando na zona de premiação. Ah, quase me esqueço os “Matadores de Mestres”, Grego e Saito atacam novamente e desta vez as vítimas foram o MF Caldeira e MI Mauro de Souza respectivamente.

AAS e AAS MC (Olha o “Robert” do Jorge, acabou ganhando uma medalha)

Relatório mogliano >aqui<

Classificação e fotos >aqui<

Divulgação de evento

Antes de anunciar o grande evento organizado pelo João Batista e Marcos William com o apoio da GXBG, quero também anunciar que esta equipe acima irá também entrar para o AAS no FM! O torneio será nas dependências da GXBG, mas o diferencial é que vale vaga para o torneio FIDE Regional Sudeste que será no CXSP que além da premiação vale vaga para semifinal do Brasileiro. E detalhe aos “capivaras”, o torneio está limitado até 2200 de FIDE e ainda terá 1 sorteio de uma inscrição do Regional, podendo haver mais sorteio caso tenha uma boa participação.

Folder do torneio >Clube de xadrez<

2 comentários:

  1. gostaria de falar q apesar de sermos recem contratados... ja fomos a melhor equipe !!!!
    hauhauahuahuahuahauhauhauhauhua

    Vlw Mogli e nao se esqueçam do torneio dia 12

    ResponderExcluir
  2. Bom...já vem se tornando rotina isso, e fica cada vez mais difícil comentar. AAS e premiação já são redundantes.

    Esse fim de semana foi muito expressivo pra mim, ja que tive a oportunidade de em 2 torneios consecutivos enfrentar jogadores titulados, conseguindo 2 vitórias contra MFs, o que é digno de menção.

    Vale mencionar também a excelente performance do Juca no torneio, que fez a diferença para a nossa equipe, com 5 pontos em 6 partidas.

    Próxima parada: Santos, 12/09. Te cuida Pelé, o AAS avança rumo ao litoral!!!

    Christian Avgoustopoulos
    AAS / CDR São José

    ResponderExcluir