segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Virada Esportiva 2009


Olá amigos, voltando aos bastidores do circuito de xadrez, atuando neste sábado (19.09.09) como colaborador (mais para jogador, como vocês irão ver) no projeto didático ao público idealizado por Christian Avgoustopoulos (Grego) com apoio do amigo Fábio Bernardo.

Retromogli


Como é de lei, sempre faço alguma retrospectiva dos eventos que participo há mais de 3 anos. Se bem que não participei em 2008. Mas como podem na foto acima, consegui medalhar na 4º posição e classificar para jogar simultânea com o grande mequinho, a lenda viva do xadrez brasileiro.

Veja crônicas sobre a “virada esportiva 2007”, veja abaixo:

Torneio classificatório
Simultânea com mequinho

Localização do evento


O local destinado aos nossos heróis Grego, Fabinho e eu foi bem ao centro da cidade, para ser mais exato na praça do patriarca ao lado do viaduto do chá e praça da sé.


O vídeo mostra acima mostra bem como foi dividido em tendas os esportes “boêmios” como truco, sinuca, dama e é claro, o nosso nobre esporte. Viram também, teve a tenda da liga de xadrez, onde o MI Mauro de Souza ministrava uma simultânea das 16h às 22h, pois o MI Cícero Braga fez de 10h às 16h.


Mas focamos na nossa tenda, onde o grande grego teve a brilhante idéia de além de proporcionar a prática do xadrez e com a ajuda do ilustre membro do AAS, André Fernandes, tivemos o nosso “carro-chefe” que era proporcionar aos visitantes alguns problemas de solução de xadrez, tipo mate em 2, em 3 e jogam as brancas e ganham.

Xadrez do Harry Potter

E ainda, uma excelente amostra de vários tipos de peças e tabuleiros de xadrez como poderão ver com mais detalhes no nosso álbum de fotos >veja<.

Público tentando resolver os diversos e interessantes problemas de xadrez.

É claro que não ia deixar os queridos leitores na mão, abaixo alguns testes que foram aplicados no evento e podem tentar resolver (sem programa hein!) e postar resposta no comentário. Na semana que vem, posto as resposta, caso não consigam, coisa que acho que não acontecerá.

Tema 1 e Tema 2

Tema 1: Brancas jogam e dão mate em 3.
Tema 2: Brancas jogam e ganham em 3.

Tema 3 e Tema 4

Tema 3: Brancas jogam e ganham em 6.
Tema 4: Brancas jogam e ganham em 3.

Desafio do evento

Vocês devem tá pensando, cade o que nosso herói no evento? Pra dar uma agitada e emoção aos visitantes, resolvi fazer o seguinte desafio “Jogar de brancas com 2min no relógio contra 5min do visitante”


Teve bastante gente tentando vencer o desafio, digo “tentando” por que se tirar os amigos do AAS (que de amigos não tem nada, vieram pra ganhar de mim, brincadeira!) não perdi para ninguém e olha que foram mais de 50 partidas das 16h às 2h com cerca de 20 pessoas, que pediram para jogar 2 ou 3 vezes. Apareceu até jogador titulado como “O rei do blitz de santos”, mas não foi páreo ao herói mogliano.


O evento foi tão bom e teve bastante gente circulando na nossa tenda, que até a coordenadora geral do evento do patriarca esteve presente para ver com os próprios olhos e o Fabinho dando entrevista para a TV Cultura.

Próxima cobertura


Mais um novo item no blog que mostrará sempre no final da cada crônica a próxima jornada do nosso herói. E já para esse domingo, estaremos participando pela 1º vez dos jogos da cidade promovida pela prefeitura de SP (seriam os jogos regionais do interior de SP), digo “estaremos” por que será um torneio por equipe, composta por 8 jogadores, sendo 4 homens e 4 mulheres, mas infelizmente não conseguimos reunir o total, mas se perdemos em quantidade ganhamos em qualidade, veja os integrantes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário