quarta-feira, 9 de setembro de 2009

AAS Trip 2009, Guaíra Forever


Olá amigos, é com grande prazer e honra que enfim conseguir encaixar as agendas profissional, acadêmica, social e familiar para prestigiar o amigo e companheiro de hobby (xadrez e blog), Rafael Pimentel vulgo Oreiá, a V Etapa do circuito de xadrez municipal de Guaíra.

Invasão AAS “Paulistas”

Bom, já houve uma invasão suína “paulista” em Guaíra (confira a II etapa no blog CXG) e na ocasião os heróis foram: Grego, Juca e Japinha. E o grande Oreiá defendeu com unhas e dentes o título de campeão do evento, o melhor AAS paulista foi Juca Bala na 4º posição, sendo derrotado na ultima rodada com chances de ser campeão, mas quem levou a melhor foi o residente Rafael Pimentel.


Agora a tropa para invasão de setembro na V etapa foram: Leandro Roverso, Diogo Leitte, Reinier Freitas e novamente para nos informar e guiar, Sediney Mari Jr. o popular “PopJuca” (o maior pegador do AAS).

O Trajeto



Procurando o mestre web (Google), achei este mapa que mostra claramente (pela linha vermelha) o nosso trajeto na noite de sexta-feira (04/09). A bolinha vermelha marcada é que sem querer querendo o nosso co-piloto Juca nos levou a Miguelópolis e a outro estado, Minas gerais (a pequena cidade Uberaba). Detalhe, na ultima viagem neste trecho o nosso co-piloto estava dormindo!


Bom, quem conseguiu incrivelmente dirigir sem parar os quase 500km (só pra fazer um pipi), foi o GM (grande músico) do AAS, Leandro Roverso. E olha que foi duramente castigado pelas bagunças dos amigos.


Enquanto isso, eu e o Diogo “Greguinho” que veio para tentar ocupar o espaço deixado pelo nosso querido presidente do AAS Grego que não pode nos acompanhar nesta longa jornada, estávamos nos acabando com os salgados e doces oferecidos gentilmente por Juquinha.

A chegada


Após uma pequena noite de sono (saímos de SP na sexta às 21h e chegamos a Guaíra às 02h30), acordamos por volta das 10h do sábado e já com a fome de porco fomos direto para o supermercado com o guia da cidade, Oreiá (o de blusa COC).


Como podem ver na foto, à tarde apetitosa com muita carne (picanha, alcatra, contrafilé e lingüiça suína), mais bebidas e bebidas.


É claro que depois de muita comida, resolvemos jogar 2º esporte do AAS, uma peladinha (em Manaus, nós falamos assim tá). A foto inicial da crônica foi onde jogamos futebol, uma bela vista para o lago bem limpo e com ar puro.


E após algumas horas de bola, nada melhor que tomar um sucozinho de laranja com os amigos e melhor ainda quando o Roversão (de camisa laranja) paga tudo para os camaradas.

A volta do Suíno mestre


Bom, na noite achamos o grego via MSN e após hora de muita negociação via webcam e microfone, eis que temos a ótima noticia que Grego confirmara sua presença no domingo.

Mais bola antes do torneio

Grego estava faminto por bater uma bolinha, já que estava há quase 2 meses sem jogar devido a uma lesão no tornozelo. E ai, fomos para uma quadrinha do município como pode ver no vídeo abaixo:



O grande evento

Bom, todo este descanso jogando bola, comendo e bebendo foi para estar bem disposto para o “sangue amistoso” no tabuleiro que os nossos heróis iriam enfrentar pela frente. A briga dos favoritos estava mesmo entre o AAs, onde eram 5 paulistas (Grego, Roverso, Juca, Diogo e Reinier) Vs 2 guairenses (Oreiá e Paulinho). Como podem ver acima, tem premiação do 1º ao 6º e melhor sub15, melhor jogador experiente e mais jovem.

Dados do evento


Local: Escola Zezinho Portugal (Guaíra)
Data: 06/09/09
Hora: 13h
Rodada: 5
Ritmo: 16min
Arbitragem: Francisco Pimentel
Organização: Clube de xadrez Guaíra
Participantes: 15

As rodadas




Devido o rating ser local (guairense), já teve alguns confrontos difíceis logo na 1º rodada como podem ver na partida do Grego e Diogo, mais a minha com o pai do anfitrião e arbitro do torneio, Francisco Pimentel. Diogo de brancas venceu Grego que tinha viajado cerca de 6 horas e chegou às 06h daquele domingo, mas mesmo se não fosse o cansaço, acho que a cor das peças é o que importava no resultado final diante de 2 jogadores de alto nível do AAS.

A minha partida foi complicada, desde a abertura tentando aplicar um tático do amigo, mas como ele estava de brancas fui “espremido” até no final, onde trocamos as peças e me deu um alivio. Ai o tempo, fator determinante no xadrez, estava melhor pra mim já que o seu “Chico” estava apurado e acabou levando um tático e assim acabei vencendo com ajuda do relógio.


Bom na 2º rodada, todos os AAS havia ganhado com exceção de Grego que perdeu pro Diogo na 1º rodada. Juca enfrentou o jogador local Valdo e aconteceu o imprevisto, Juca perdeu!


E não só isso, Roverso também enfrentou uma dura partida e empatou com o também favorito, Paulinho Rezende.



E também o herói mogliano caiu logo com o nº 1 do torneio, o amigo Oreiá. A partida foi muita enrolada desde a abertura, uma hora o Oreiá estava com qualidade e peão a mais e em outra, eu estava com cavalo a mais. Por incrível que pareça, eu não ganhei a partida mesmo tendo 4min e poucos no relógio, jogo ganho e o Oreiá com 18segs! Eu queria ganhar no jogo e num lance acabei pensando cerca de 4min e acabei igualando o tempo, cerca de 9segs cada. E ai no bate e bate no relógio, os números sumiram! É amigos travou o relógio e ai acabamos empatando.

Somente na 3º rodada, Diogo estava com 2/2 junto com Valdo e não deu outra, mesa 1 o confronto. E mais uma vez, Valdo atropela o AAS e vence o Diogão.

Também nesta rodada, o ME (mestre enrolão) Rafael Oreiá venci como podem ver no vídeo acima, uma partida totalmente perdida no jogo e no tempo contra o AAS Paulista Roverso. Também consegui enrolar o amigo guairense Paulinho Rezende.

Na 4º rodada, enfrentei na mesa 1, o matador do AAS, Valdo Chaves. Todos os amigos AAS estavam depositando as suas esperanças e mesmo forçando de tudo que é jeito, não conseguir vencer o “sem querer querendo”, mas também não perdi e empatei a partida. Também nesta rodada, Juca venceu o ME Oreiá que agora não teve chances de enrolar com o ataque poderoso do nosso Pop do AAS.

Já na última e 5º rodada, empatei com o amigo Roversão que estava totalmente perdido na abertura e meio de jogo, mas conseguiu achar recurso e empatamos. Juca havia sido derrotado pelo Diogo na mesa 2. E agora ressurgindo das cinzas, quem tinha chances de ser campeão, era ele o Matador de MF (Mestre Fide), Gregão. Mas alegria durou pouco e grego foi derrotado e assim o campeão merecido foi Valdo Chaves que ainda não tinha conseguido a vaga para a grande fina, pois sempre Oreiá e Paulinho não deixavam, mas neste torneio ele escapou dos 2.

Premiação



Campeão Valdo (camisa verde), 2º colocado Diogo (de camisa óculos), 3º colocado Reinier Freitas (de boné), 4º colocado Oreiá ao meu lado, 5º colocado PopJuca (mordendo a medalha, sem barba) e 6º colocado Roverso ((mordendo a medalha, com barba). Seu Chico, melhor jogador experiente (de camisa azul) e Luis Carlos, melhor sub15 e mais jovem.

Maiores detalhes sobre o torneio entre no blog do anfitrião e guairense Rafael Pimentel. (
CXG)


Fotos >
Picasa<
Classificação Final >CXG<
Vídeos >Reimogli<

Um comentário:

  1. É muito bom saber que Guaíra faz bem para tanta gente.

    Foi, sem dúvidas, um dos melhores finais de semana que vivi! Alegria intensa, gols, mates, "cavalo e peão" e tudo mais...

    Quanto ao torneio, essa russada que aprontaram para mim ae, aproveitem enquanto estou atarefado, depois... não dará mais.

    Os guairenses aqui só ficam felizes por que ainda nem um paulistano se classificou para a final e Teko, Ana, Eu, Valdo e Paulinho, já fizemos o nosso papel.

    Parabéns Reinier pelos vídeos, fotos, pelo post e pelo torneio... se não fosse o relógio com síndrome do fim de pilha (rs) talvez Vc teria me dado mate ou perdido no tempo... Mas isso ficará para a prosperidade, com o resultado de empate que demonstra o amadurecimento percebendo que qualquer outro resultado poderia trazer até algum constrangimento ou uma situaçao ruim...

    Obrigado, parabéns e Guaíra estará sempre, sempre de portas abertas para todos Vocês!

    Aaahhh, um dia Guaíra entra para o cenário paulista como sede de torneios FPX, assim como foi realizado o primeiro em 1998 e daí para frente Vocês virão com mais frequencia para cá!

    Abraço

    Rafael Favarin Pimentel
    www.blogsdexadrez.blogspot.com
    www.cxguaira.blogspot.com

    (Ufa)

    ResponderExcluir