quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Fares, Um ícone e amigo do xadrez paulista


Bom, amigos

Na tarde do dia 16.09.09, um grande amigo nosso do xadrez nos deixou pra sempre o tabuleiro da vida, Rodolpho Fares Jr.

Retrospectiva E.C Sírio

Quando cheguei a SP em março de 2006, dentre várias pessoas que me ajudaram a estar onde estou Rodolpho Fares teve grande destaque, pois me ajudou a integrar na vida enxadrística me chamando para ser militante do E.C. Sírio.

Foi além disso, o 1º casaco de frio (e na época estava muito frio) foi ele que me deu. Quando estava numa necessidade, até mesmo de fome, Fares me acolheu e pagou do seu bolso.

Foi também o 1º torneio que participei, sempre gratuitamente na sede do E.C. sírio e a minha 1º conquista como jogador paulista. Rodolpho (como podem ver ao lado do querido Bere que também nos deixou) não gostava muito de aparecer, ficava mais nos bastidores apoiando e incentivando o xadrez e fez muito nestes 20 anos no clube.

Rodolpho sempre defendia e atuava no circuito do xadrez paulista, como no Franco Montoro com a sua equipe clássica: Wilson Maciel e Décio Ashcar.O último torneio que participou foi este ano no clube monte Líbano e por coincidência estávamos lado a lado.
Mais um ato de generosidade foi também este ano, quando o AAS que tradicionalmente desafia o E.C Sírio num match amistoso entre amigos e que faltava um da nossa equipe, quando Fares resolve jogar contra o seu próprio clube e ainda ganha do seu amigo e sócio Heraldo Klein.
E como sempre motivando o xadrez, teve a ideia de fazer os TX´s (torneio de xadrez), onde estamos na 15º etapa deste ano e na qual tenho orgulho de participar e ajudar na organização, lembrando os tempos de organizador, onde o amigo Fares me cedeu no ano de 2006 para promover o meu blog. (Veja as edições I e II)
Wilson Maciel, Heraldo Klein e Décio Ashcar
E recentemente, Fares organizou o “Aberto Wilson Maciel” nas dependências do E.C. Sírio e me chamou para arbitrar o grande evento. E agora, em homenagem ao grande Rodolpho Fares, os 3 acima que fazem parte da diretoria do depto. de xadrez do Sírio darão seguimento a 2º rodada do tradicional pensado interno e tenho certeza que ainda este ano, teremos o “Memorial Rodolpho Fares”.
Link: Blog do sírio
Veja mais fotos e informações sobre o amigo no seu blog que montou pra incentivar mais ainda o xadrez junto com o militante, Rafael Sampaio.


“Descanse em paz meu amigo e jogue os pings ai no céu com grandes gênios como Bob Fischer, Tal, Alekhine, Capablanca e outros.”

Reinier Freitas, amigo enxadrista

21 comentários:

  1. Ele continuará sendo allconcour!

    Mesmo nos céus...

    Deixará saudades o educadíssimo Fares Jr.

    Creio que nesse momento o melhor é lembrar de belas passagens... uma delas foi quando eu ainda era o prodígio do AAS e aparecia como grande promessa (mentira... mas o que vale era o que se passava na minha cabeça). Ao jogar na mesa 1, Fares me cumprimentou, me perguntou se eu era realmente o melhor do AAS e de onde eu vinha, mesmo sabendo todas as informaçoes de mim... especulador ein? Mas no final, me deu um aperto de mão, confessou que já sabia quem eu era e me convidou para entrar no clube Sírio para conhecer as dependências, que confesso... foi uma das melhores sensações.

    Obrigado Fares.

    Rafael Favarin Pimentel
    www.cxguaira.blogspot.com
    www.blogsdexadrez.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Deixo aqui meu mais profundo pesar e sentidas
    condolências ao nosso amigo e companheiro enxadrista Rodolpho Fares Jr, protagonista de tantos torneios memoráveis no Sírio e que infelizmente nos deixou tão cedo.

    "A amizade verdadeira sorri na alegria, consola na tristeza, alivia na dor e se eterniza com Deus." J. Calvet

    Atenciosamente: Marcos Monteiro

    ResponderExcluir
  3. Após anos de fraterna convivência no Esporte Clube Sírio, registro meu testemunho.

    Rodolpho Fares Jr.: Ser Humano exemplar, no Xadrez e no Caráter.

    Decio Ashcar

    ResponderExcluir
  4. Reinier: a primeira foto é com o Heraldo, e não com o também querido Beré.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Amigo Reinier,

    Belíssima homenagem !

    São atitudes assim que me motivam a continuar !


    Com respeito e admiração,


    Wilson Maciel e Família


    PS: Um grande abraço também aos meus irmãos de coração:

    Decio e Heraldo

    ResponderExcluir
  6. E o xadrez paulista perde um grande organizador...

    ResponderExcluir
  7. Grande Décio, tinha errado ao adicionar duplamente a imagem com Rodolpho jogando com o Heraldo. Agora adicionei a foto certa com o querido Bere.

    Grato pela observação.

    ResponderExcluir
  8. Conheci o Fares em 1976, quando cursávamos engenharia no Mackenzie. Grande figura, grande caráter, mesmo em momentos difíceis seu comportamento era exemplar. Excelente jogador desde aqueles tempos... Sua paixão pelo jogo de xadrez só pode se comparar à atenção que dedicava aos amigos. Perdemos um grande companheiro e o nosso combalido mundo do xadrez um caráter extraordinário. Minhas sinceras condolências à sua família e a todos os amigos do xadrez.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria imensamente de agradecer a todos os amigos de meu irmão Rodolpho. Que vcs possam ajudar o E.C. Sirio a perpetuar o sonho dele: o de fazer do xadrez um esporte de massa e principalmente, um esporte para as crianças!!

    Victoria Fares
    (vickyfares@terra.com.br)

    ResponderExcluir
  10. Aos familiares e amigos do GMI Fares,R

    Dentre seus pedidos não me recordo de um sequer para sua pessoa, mas, sim, para algum amigo ou alguém mais necessitado (vide o comovente relato do Reinier)...

    O respeito ao adversário, independente do resultado, era uma de suas marcas...

    A sociabilização, aproximação e integração das pessoas através do xadrez era um dos seus objetivos de vida e nós, seus amigos e amantes do xadrez, devemos dar nossa contribuição para que esse ideal torne-se cada vez mais palpável, pois, assim, estaremos sempre integrados, independente de onde estivermos...

    Eu tive o privilégio de desfrutar sua amizade e, agora, sinto um aperto no coração, sinto saudades e só posso desejar que Deus nosso Pai possa recebê-lo e guardá-lo em lugar especial, próprio das pessoas especiais como Rodolpho Fares Jr.

    Jorge Rezala.

    ResponderExcluir
  11. Rodolpho Fares parte mas deixa um enorme legado de Fraternidade a todos os que tiveram a felicidade de estar ao seu lado.
    Levarei boas recordações do grande amigo para o resto de minha vida.
    Descanse em Paz, Grande Rodolpho Fares Jr.

    Seu amigo para sempre, Rafael Zakowicz.

    ResponderExcluir
  12. Quero deixar aqui a minha homenagem a um colega de enorme valor, de caráter e enxadrístico: Rodolpho Fares Jr. Eramos adversários de equipe no Mackenzie e tinhamos grande respeito por ele. Nas duas vezes em que jogamos (já faz 20 anos!!) saí orgulhoso de ter compartilhado uma partida de xadrez com o número 1 do Sírio. Meus sinceros sentimentos à família. Léo Pasqualini

    ResponderExcluir
  13. Realmente vai nos deixar um grande vazio a perda do nobre Rodolpho. Desde que o conheci sempre fez questão de dedicar atenção, sempre pensava primeiramente nos outros, mais do que nele proprio. Para o xadrez um benfeitor abnegado. Para nós que fomos e sempre seremos seus amigos um amigo fiel.
    Descanse em paz meu amigo e que vc encontre o repouso que sempre fez por merecer.

    Com saudades
    Vinicius Catozzo Jr

    ResponderExcluir
  14. Agradeço ao Reinier pela iniciativa da merecida homenagem ao amigo Rodolpho, uma perda que ainda não assimilei inteiramente de tão prematura.

    Fiz também uma modesta homenagem que se encontra no meu blog "Amazonas in Sampa". Conto com comentários para acréscimos ou mesmo reparos às minhas palavras.

    Forte abraço a todos.

    Moisés Arruda
    11-3751-0143 / 11-8237-1297
    www.amazonasinsampa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. sergio alves almeida jr20 de setembro de 2009 às 12:04

    caros,
    vivemos um tempo de imediatismos, de egocentrismos, de cada um por si!
    No xadrez, onde o grande Rodolpho colocou a maior parte de sua vida, ainda mais. O xadrez tende a levar as pessoas ao limite da individualidade. Por isso raras vezes vemos manifestações solidárias neste ambiente.

    Uma vida só se justifica se ela faz sentido, não só do ponto de vista de quem a vive, mas sobretudo aos olhos dos que vivem ao seu redor. Acho que poucos dentre nós serão tão merecedores de relatos de dedicação aos amigos como os vistos aqui.

    De minha parte só consigo dizer que o "amar ao próximo como a si mesmo" raras vezes presenciei entre meus semelhantes. Dentre os poucos exemplos que testemunhei, a vida do Rodolpho se reveste de exemplar. Se existe um modelo para uma vida cristã, este modelo foi adotado pelo Rodolpho, ainda que ele talvez nem se apercebesse disso.

    A nós fica o vazio deixado, impossível de ser preenchido.
    Que tentemos ao menos ocupar dignamente parte dessa imensa falta é o mínimo que se nos impõe...

    sergio almeida jr

    ResponderExcluir
  16. Havia perdido contato com o Rodolphinho até que nos encontramos no Orkut, conversavamos por msn, e viviamos combinando de almoçar juntos um dia...que infelizmente não aconteceu. Quando essa coisas acontecem, é que paro um pouco e percebo o quanto é importante não deixar para depois, porque o depois não existe. Algumas coisas só podem existir naquele momento, depois acaba sendo tarde demais.
    Deus te ampare, primo. Tenho certeza que você está muito bem no retorno a casa do Pai.

    ResponderExcluir
  17. Conheci o Rodolpho no clube sirio quando ele tinha uns 13 ou 14 anos,neste tempo todo ele sò colheu amizades,ele era avesso a conflitos.
    Sei de alguns dos problemas que o atormentaram durante a sua vida,que a maioria desconhece,pois ele era uma pessoa que procurava nâo deixar aflorar suas mazelas,conversamos muito sobre alguns deles e ele na sua humildade acabou superando todos eles.
    Deixa muitas saudades,descanse em paz meu amigo.

    ResponderExcluir
  18. Conheçi o Rodolfo ha muito tempo ,sempre foi uma pessoa simples e de bom coração , nosso contato aumentou neste último ano , pois ele queria detalhes da gastroplastia que fiz e ele queria fazer , infelizmente não deu tempo,lamento muito a perda dessa pessoa querida,que tinha em gentileza o que tinha de peso. Espero que aonde ele esteja se encontre em paz.

    ResponderExcluir
  19. Feliz Aniversário, Rodo...

    Victoria

    22/10/2009 (50 anos)

    ResponderExcluir
  20. Feliz aniversário, Rodo... Penso em vc todos os dias. Hj, vc faria 55 anos.

    Bjs irmão.

    Victoria

    ResponderExcluir
  21. Grande surpresa encontrar esse texto tão bacana e comentários tão bonitos sobre o Rodolpho.
    Eu fui sócio do EC Sírio por grande parte dos meus hoje 26 anos, e recentemente estava tentando lembrar qual foi o fato que introduziu o xadrez na minha vida, e em um estalo cheio de nostalgia me veio na cabeça: "Claro! Foi o Rodolpho!".
    Fiquei muito emocionado ao ler todos estes relatos e memórias sobre ele. Com muito orgulho eu venho dizer que, e após ler o relato de sua irmã aqui nos comentários fez ainda mais sentido, eu sou uma dessas crianças que o Rodolpho conseguiu alcançar e apresentar o mundo do xadrez.
    Cada estrofe do texto e cada comentário me fizeram reviver o que era a experiência do xadrez com o professor, e cada vez faz mais sentido pra mim tudo isso que estou lendo.Eu deveria ter algo em torno de 10 anos, mas a atenção, o carinho e a maneira especial que ele me tratava me cativou tanto, que mesmo hoje em dia, mesmo o xadrez nao sendo parte tão representativa da minha vida eu ainda guardo comigo esse carinho e admiração pelo esporte.
    Obrigado Rodolpho!


    Com muito carinho e admiração,
    De um aluno orgulhoso,

    Matheus Simbol.

    ResponderExcluir